A – GP de Ímola 2024 homenageia Ayrton Senna
O pôster oficial do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Ímola foi apresentado ontem (21) com uma homenagem ao ex-piloto brasileiro Ayrton Senna, cuja morte completa 30 anos em 2024. Ao fundo da imagem aparece “a arquibancada da paixão”, repleta de torcedores e bandeiras da Ferrari, e a torre do autódromo, símbolo do circuito. Já em primeiro plano é possível ver os três principais pilotos da atualidade – Charles Leclerc, Max Verstappen, e Lewis Hamilton. A foto dos três é contornada por uma pista colorida com as cores da bandeira do Brasil famosa por aparecer no capacete de Senna. Ele faleceu no dia 1º de maio de 1994, após sofrer um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em um dos finais de semana mais trágicos da história da categoria. Durante a apresentação do pôster, as autoridades italianas celebraram a realização do GP da Emilia-Romagna, que acontecerá entre 17 e 19 de maio. Para o governador da Emilia-Romagna, Stefano Bonaccini, trata-se “de um grande evento esportivo que temos orgulho de sediar no coração do Motor Valley, um bairro único no mundo, uma concentração incomparável de paixão, talento, inovação” (ANSA).
B – Concurso da CAIXA
As inscrições para o concurso da Caixa Econômica Federal terminam na próxima segunda-feira (25). Mais de 1,3 milhão de candidatos já se inscreveram no concurso que oferece mais de 4 mil vagas, incluindo cadastro reserva. As inscrições para o certame podem ser feitas pelo site (https://caixa.cesgranrio.org.br/home). O valor da inscrição é de R$ 50 para cargos de nível técnico e de R$ 65 para cargos de nível superior. A maior procura é pelo cargo de Técnico Bancário Novo, com 1.016.048 de inscrições. Já para o cargo na área de TI ocorreram 106.564 inscrições. O cargo de engenheiro de segurança do trabalho recebeu 8.036 inscrições. O cargo de médico do trabalho teve 771 inscrições.
C – Programa Voa Brasil
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) deve anunciar nas próximas semanas, o programa Voa Brasil, que oferecerá passagens de R$ 200. O ministro Silvio Costa Filho, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, informou que o público-alvo serão os cerca de 21 milhões de aposentados e os aproximados 700 mil alunos do Programa Universidade para Todos (Prouni). “A gente espera anunciar esse programa com 5 milhões de passagens, que serão disponibilizadas pelas companhias aéreas, sem nenhum real do Tesouro”, afirmou o ministro, ao esclarecer que, assim como idealizado na proposta inicial do projeto, o programa Voa Brasil nasceu com propósito de atender um público-alvo específico.
D – Fruit Attraction
Sucesso na Europa há 15 anos, a Fruit Attraction reuniu 2 mil empresas expositoras de 56 países e 90 mil profissionais de 135 países na edição de 2023, em Madrid. A expectativa, agora, é voltar a reunir diversos países na primeira edição no Brasil marcada para acontecer entre os dias 16 a 18 de abril, no São Paulo Expo. Além do Brasil, já estão confirmados expositores de Panamá, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, Egito, Nova Zelândia, Portugal, Grécia, Holanda, França, Itália e Espanha. Será um debate sobre s tendências e a situação dos mercados, além de troca de experiências e novas conexões com outros produtores, distribuidores e supermercadistas. Saiba mais em: (https://www.ifema.es/fruit-attraction-sao-paulo/).
E – Alerta Vermelho
Um relatório da Organização Meteorológica Internacional (OMM) informou que 2023 foi o ano mais quente já registrado. O ano passado teve a temperatura mais alta em 174 anos, ou seja, desde que os registros foram iniciados. A OMM explicou que o aumento das temperaturas aconteceu em função do aumento de gases de efeito estufa de origem humana na atmosfera. “Nunca estivemos tão perto do limite mais baixo do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas. A OMM emite um alerta vermelho para o mundo”, disse a secretária-geral da entidade, Celeste Saulo, ao explicar que o aumento das temperaturas aconteceu em função do aumento de gases de efeito estufa de origem humana na atmosfera. Os níveis de CO2 são 50% mais elevados do que na era pré-industrial (Ansa).
F – Capacitação de Microempreendedores
A Artemisia anuncia o programa JA_É! Jornada de Apoio a Empreendedores. A iniciativa gratuita conta com mais de cinco horas de conteúdos e atividades on-line distribuídos em 10 aulas e atividades complementares, enviados por WhatsApp, voltados a capacitar microempreendedores de todo o Brasil, de diversos segmentos e setores, no processo de digitalização e profissionalização dos negócios. O programa está aberto a todos os interessados, já que não há um processo seletivo, ou seja, todos os inscritos poderão participar de uma jornada de conhecimento on-line e gratuita. As inscrições podem ser feitas no site: (https://www.lys.academy/jornadaempreendedora).
G – Produção de Queijos
A Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos, acaba de inaugurar a unidade em Caxambu do Sul, Santa Catarina, que contou com um investimento de R$ 150 milhões e passa a ser a maior unidade fabril da companhia e uma das maiores em produção de queijos do Estado. Com capacidade de processamento de 1 milhão de litros de leite por dia e de produção de 5 mil toneladas de mussarela por mês, a planta foi planejada para atender a demanda crescente e acelerar a presença da empresa nos mercados nacional e internacional. A unidade nasce com um conceito de produção automatizada, o que reduz o consumo de água e a geração de efluentes. Saina mais: (https://tirolez.com.br).
H – Clube de Compras
O Sam’s Club atingiu a marca de três milhões de sócios, crescimento de 40% desde que o Grupo Carrefour assumiu a gestão do clube de compras em junho de 2022. O destaque é para o crescimento de sócios que chegaram via aquisição digital, um salto de 622% no mesmo intervalo. O investimento em transformação digital e a abertura de novos clubes têm demonstrado grandes resultados para a marca, que recebe, todos os dias, 1.500 novos sócios em média. Com 51 lojas pelo Brasil é um modelo de clube de compras com um sistema de afiliação, que oferece uma compra vantajosa em itens importados exclusivos, além de itens de marca própria Member’s Mark, que incluem, alimentação, casa e brinquedos, entre outros (https://www.samsclub.com.br).
I – Pós na Esalq
Pioneira na USP na oferta de programas de Pós-graduação, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) está com inscrições abertas para o processo seletivo. São 181 vagas para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto em 14 programas que oferecem a possibilidade de bolsas. As inscrições seguem até o próximo dia 31, e os selecionados começam as atividades no segundo semestre. A Esalq já titulou mais de 11 mil mestres e doutores desde 1966. Na última avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 52% dos programas da Esalq foram credenciados como de nível internacional e mais de 30% estão entre os melhores do País (https://www.esalq.usp.br/dvcomun/).
J – Para Nutricionistas
Entre os dias 4 e 5 de maio, no Vila Blue Tree, acontece o Summit da Nutrição Sem Fronteiras, o maior evento de empreendedorismo exclusivo para nutricionistas. A proposta da maior escola de negócios para nutricionistas da América Latina é oferecer uma experiência imersiva e de ambiência para fornecer modelos de eficiência comprovada para ajudar profissionais da área a elevar seu patamar no mercado. Em dois dias de imersão, os nutricionistas terão a oportunidade de aprender com alguns dos melhores profissionais ligados a business no Brasil. O primeiro lote de ingressos está disponível e pode ser adquirido no site: (https://nutricaosemfronteiras.com/summit-venda-origin/).
K – Produção de Macarrão
A Itália manteve a liderança na produção mundial de macarrão, somando 3,6 milhões de toneladas – de um total de 17 milhões – e faturamento de quase 7 bilhões de euros (R$ 38 bilhões) em 2023. Os dados estão em um relatório elaborado pela associação Unione Italiana Food, que diz que os italianos são os maiores consumidores de massa no mundo, com cerca de 23 quilos per capita a cada ano. Em seguida aparecem Tunísia (17 kg), Venezuela (15 kg), Grécia (12,2 kg) e Peru (9,9 kg). Cerca de 61% da produção italiana de macarrão é destinada ao exterior, com 2,2 milhões de toneladas exportadas em 2023.
Em valores monetários, no entanto, as exportações cresceram 3%, chegando a 3,8 bilhões de euros (R$ 20,65 bilhões) – (Ansa).