Negócios em Pauta 04/01/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 03 de janeiro de 2022

A – Ford lança novas versões motorhome na Europa

A Ford Transit é conhecida pela versatilidade de aplicações e, na Europa, onde é um dos veículos mais tradicionais do mercado e líder do segmento de vans há seis anos, oferece até uma versão motorhome. Essa linha acaba de ganhar dois novos modelos, a Transit Nugget Active e a Transit Nugget Trail, que além de vir equipados com tudo o que se espera de uma casa sobre rodas investem na esportividade e sofisticação. O segmento de motorhomes cresceu mais de 20% no ano passado na Europa, devido à procura das pessoas por novas formas de viajar com mais privacidade e isolamento. Tem a aparência de um SUV de luxo. Seus requintes incluem assoalho de madeira clara estilo deck de lancha, bancos em couro, iluminação de LED com controle de tonalidade e toldo na varanda (Imprensa Ford).

B – Economia Verde

Trazer de volta a Mata Atlântica de onde ela foi retirada, gerando renda para a agricultura familiar. Este é o objetivo do projeto Semeando Economia Verde na Mata Atlântica, que até 2023 irá plantar 50 mil mudas de espécies nativas com potencial econômico em pelo menos 30 hectares de terra de 13 municípios nas Bacias do Alto Paraíba e Alto Tietê no estado de São Paulo. O projeto, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, começou em agosto último e está em fase de início do plantio das mudas em diversas propriedades rurais. A equipe técnica realizou o cadastramento de 49 sitiantes, o estudo das áreas, o tratamento e a preparação dos solos. Saiba mais em: (https://www.canva.com/design/DAEv73rkGXE/2SvOrPyiQuXuIKlhWWNXfQ/view?website=#2:conte-do).

C – Serviços Bancários

O caminhão da Caixa chegou à Itabuna (BA) estacionando na Praça Adami, no centro da cidade. A unidade móvel de atendimento está prestando os mesmos serviços de uma agência, como atendimento aos beneficiários do Auxílio Brasil; concessão de crédito; senha de benefícios do INSS; prova de vida do INSS; Bolsa Família; Abono Salarial; FGTS; Cartão do Cidadão; auxílio na utilização de aplicativos Caixa; desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros. A movimentação de dinheiro em espécie estará disponível por meio de caixa eletrônico instalado na unidade. Disponibiliza ainda atendimento por meio de seus canais digitais, como o Internet Banking, app Caixa e Caixa Tem.

D – Capacidade de Execução

O Assaí Atacadista comunica que, com a inauguração da sua terceira loja em São Gonçalo (RJ), no último dia 29, concluiu o plano de expansão de 2021, com a abertura de 28 lojas em um único ano. Foram 24 lojas orgânicas, um recorde para Companhia e para o setor de cash and carry, e outras 4 conversões de outros formatos. Apenas no último trimestre, foram inauguradas 21 lojas, sendo 13 em dezembro, refletindo a alta capacidade de execução da Companhia. Desta forma, o Assaí encerra 2021 com 212 lojas em operação e uma área de vendas de 964 mil m², 19% superior em relação a 2020. A expansão seguirá forte nos próximos dois anos, com a abertura orgânica de mais de 30 novas lojas e conversão de até 70 lojas do Extra Hiper.

E – Vítimas das Chuvas

Apesar da meta inicial de doar 50 toneladas de alimentos às vítimas das chuvas na Bahia, a Belgo Bekaert, maior produtora de arames de aço da América Latina, que possui duas de suas unidades em Feira de Santana, arrecadou, até agora, 52 mil toneladas que estão sendo entregues nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Itapetinga. As doações estão sendo feitas pela empresa, que se comprometeu com a doação de 40 toneladas de alimentos, e por empregados, parceiros e fornecedores numa união de esforços para angariar um volume ainda maior de doações à população. A empresa justifica a rapidez para fazer os alimentos chegarem a quem precisa em prazo tão curto: ‘Quem tem fome tem pressa! Não poderia deixar de se fazer presente neste momento de tanto sofrimento da população local”, afirmou Ricardo Garcia, CEO da Belgo Bekaert.

F – Empresa-Cidadã

A Fiat está expressando sua solidariedade aos atingidos pelas fortes chuvas no norte de Minas Gerais, através da doação de cestas básicas e kits de higiene pessoal e limpeza, além de cobertores e lençóis. A empresa está em contato com a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, a fim de definir a forma mais eficiente de entrega dos milhares de kits que estão sendo doados. As fortes chuvas atingiram inúmeros municípios, desabrigando populações, isolando áreas e comprometendo a infraestrutura de circulação. “Ao solidarizar-se com os desabrigados, a Fiat comporta se como uma empresa-cidadã, comprometida com a comunidade em que está inserida”, disse Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América Latina. A Fiat está atenta à evolução da situação e em contato com as autoridades do Estado, na perspectiva de apoiar ações de socorro.

G – Ação da Cidadania

Por meio do Instituto Diageo, a marca Johnnie Walker está doando à população do sul da Bahia impactada pelas fortes chuvas dos últimos dias 100 toneladas de alimentos. A doação foi realizada via Ação da Cidadania e irá beneficiar cerca de 40 mil pessoas. O Instituto Diageo foi criado há mais de dois anos pela empresa Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff e Ypióca. A iniciativa privada tem papel preponderante na busca de melhores soluções para promover seus negócios de forma sustentável. A empresa tem metas claras a serem atingidas até 2030 e acredita na importância da união de forças da sociedade para preservar os recursos naturais e investir no desenvolvimento de um mundo mais inclusivo, para que tragédias como as que estamos vendo não ocorram no futuro.

H – Excellence Program

A Getnet, empresa global de tecnologia da PagoNxt, conquistou o prêmio Excellence Program 2021, concedido pela Mastercard. A empresa foi a vencedora na categoria Card Not Present, que reconhece a excelência operacional da Getnet no e-commerce brasileiro. Entre outros critérios analisados para a concessão do prêmio, foram considerados dois componentes: o baixo nível de fraudes em operações pela internet e o percentual de aprovações nas transações digitais. A Getnet investe na sua plataforma One Stop Shop, oferecendo soluções completas, como Conciliador, Cofre, Antifraude, Split de Pagamento e Recorrência, que garantem eficiência e segurança nas transações dos clientes.

I – Concessão de Parques

O Governo de São Paulo lançou edital para concessão dos parques estaduais da Água Branca (Fernando Costa), Villa-Lobos e Candido Portinari, todos na capital paulista. A proposta prevê a cessão das áreas de uso público à iniciativa privada por 30 anos. Neste período, o vencedor deverá revitalizar as estruturas, implantar e diversificar a oferta de serviços, realizar a manutenção da área, além de atuar na conservação respeitando os planos diretores dos espaços. O objetivo é que as concessões resultem num investimento mínimo de R$ 61,6 milhões, dos quais R$ 46,9 milhões nos seis primeiros anos de concessão. O edital está disponível em: (https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/editais/2021/12/concorrencia-internacional-no-02-2021/).

J – Atendimento Eletrônico

O Poupatempo alcançou em dezembro a marca de 50 milhões de acessos aos serviços online oferecidos no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. O número representa cerca de 85% do total dos quase 60 milhões de serviços contabilizados em 2021. Presencialmente, foram cerca de 8,5 milhões de atendimentos concluídos nas 100 unidades do programa distribuídas pelo Estado de São Paulo. Mais de 180 opções estão disponíveis nas plataformas digitais, como, por exemplo, as funcionalidades da carteira digital de vacinação contra Covid-19, com mais de 13,4 milhões de acessos, consulta de pontuação na habilitação, com 9,2 milhões, licenciamento de veículo, com 6,3 milhões, renovação de CNH, com 2,7 milhões, e consulta de IPVA, com 2 milhões.

K – Conectividade e Inclusão

O Wi-Fi Brasil avançou em 2021 para levar conectividade e inclusão digital para localidades em áreas remotas, com pouca ou nenhuma conexão. Neste ano, o programa do Ministério das Comunicações atingiu a marca de 14,2 mil pontos ativos em 3 mil municípios brasileiros. Há ainda pontos instalados em fase de aceitação e outros em processo de instalação que, somados aos ativos, chegam a 15 mil. Mais de 9 milhões de brasileiros são beneficiados com as entregas. Dos pontos de Wi-Fi Brasil ativos no país, a maioria (69%) está em escolas, principalmente da área rural, contemplando 2,9 mil cidades. Entre elas Abaeté (MG), Ceará-Mirim (RN), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Sena Madureira (AC).