A – Igreja mais antiga em funcionamento é reaberta
Tombada pelo Iphan desde 1951, a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, considerada a mais antiga em funcionamento no Brasil, foi reaberta, depois de dois anos em obras de restauração. Construída a partir de 1535, a pedido do donatário da capitania hereditária de Pernambuco à época, Duarte Coelho, a igreja constitui o ponto mais visitado do sítio histórico de Igarassu, município situado na região metropolitana de Recife. A edificação tem estilo maneirista, que em arquitetura significa uma transição entre os estilos renascentista e barroco, e passa a abrigar, a partir de agora, um espaço expositivo em sua casa paroquial. As obras tiveram o apoio do BNDES, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Além do restauro das edificações, os investimentos incluíram a implantação de sistemas de prevenção, detecção e combate a incêndio e recuperação de toda a rede elétrica (ABr).
B – Caminhões Elétricos
A Ouro Verde, especializada na gestão e terceirização de frotas, investirá R$ 100 milhões na aquisição de caminhões movidos a energia limpa neste ano. Desse total, R$ 50 milhões serão direcionados exclusivamente a 100 modelos elétricos. A iniciativa faz parte da agenda ESG da companhia, com práticas sustentáveis em todas as esferas do negócio, e reflete a demanda do mercado, com empresas cada vez mais engajadas em reduzir a pegada de carbono de suas operações. A empresa atua em diferentes setores da economia, como consumo, varejo, agronegócio, saneamento, infraestrutura, construção civil, industrial, florestal, mineração e portos. Outras informações: (https://www.ouroverde.net.br/).
C – Diadora no Brasil
Varejista com 40 anos de existência e 120 lojas no Brasil, o Grupo Oscar acaba de anunciar o contrato exclusivo de licenciamento e distribuição da marca italiana de sportswear Diadora no Brasil. O contrato garante o direito de criar coleções, gerir o marketing, receber coleções europeias e distribuir itens da marca que ao longo de mais de 70 anos tem escrito uma das principais histórias de marcas esportivas. A Diadora se desenvolveu como um player internacional de calçados e vestuário, com foco especial em esportes, lifestyle, urban sportswear e segurança. Esse contrato é estratégica, entendida como um grande diferencial competitivo, acompanhando a tendência de grandes varejistas administrarem grandes marcas, como é o caso da Centauro, que comprou a Nike no Brasil, e da Arezzo, que comprou a Vans. Saiba mais em: (www.oscarcalcados.com.br).
D – Hackathon InovAmazônia
O Apoema Hub, empresa incubada pelo escritório de advocacia VBSO, anuncia o Hackathon InovAmazônia, evento para fomentar ideias inovadoras na região Amazônica, nos campos da Bioeconomia e da Logística. Organizado em colaboração com a Universidade do Estado do Amazonas, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e a Câmara de Comércio Brasil Canadá, todos reunidos para incentivar a cultura de inovação regional, maturação de projetos que priorizem a economia local e a retenção de talentos em uma das regiões de maior potencial de biodiversidade no mundo. A participação no evento pode ser individual ou em grupo. Inscrições e outras informações: (https://apoemahub.com.br/hackathon-inovamazonia/).
E – Energia Verde
O BMW Group segue intensificando suas atividades sustentáveis. A partir de 2024, rodas de alumínio fundido produzidas com 100% de energia verde serão usadas nas marcas BMW e MINI. A transição se aplica, em particular, à eletrólise de uso intensivo de energia usada na produção de alumínio e ao processo de fundição de rodas. Para o BMW Group, este é mais um passo em direção ao seu objetivo de criar a cadeia de suprimentos mais sustentável da indústria automotiva. Até agora, as rodas foram responsáveis por 5% das emissões de CO² da cadeia de abastecimento. A transição para uma produção mais sustentável que depende de energia verde, reduzirá essas emissões em mais da metade. O BMW Group adquire cerca de 10 milhões de rodas de liga leve por ano; 95% destes são feitos de alumínio fundido.
F – Sem ‘Juridiquês’
O escritório Deborah Toni Advocacia lança aplicativo exclusivo e personalizado, que permite aos clientes da banca o acompanhamento diário atualizado dos andamentos processuais de maneira direta, clara e simples. Baseado nos conceitos do Legal Design, o app realiza a “tradução” dos termos jurídicos mencionados nas decisões, bem como nos despachos proferidos pelos magistrados. O objetivo é tornar o entendimento mais prático para o cliente, por isso, o app prioriza uma linguagem acessível, sem juridiquês. Saiba mais em: (https://deborahtoni.com.br/).
G – Rochas Ornamentais
As exportações brasileiras de rochas ornamentais no 1º trimestre tiveram uma evolução de 7,98% frente ao mesmo período em 2021, acumulando um total de US$ 281 milhões em faturamento. A comercialização de chapas de granito foi destaque no período com alta de 62,2%, totalizando US$ 176,4 milhões enviados para fora das terras brasileiras, principalmente para os Estados Unidos que absorveram 72,5% de toda exportação nacional de materiais acabados. O 1º trimestre também trouxe outro destaque: a evolução do preço médio dos materiais brasileiros, que teve aumento de 9,5% em relação ao 1º trimestre de 2021. Segundo o presidente do Centrorochas, Tales Machado, a resiliência das indústrias foi importante no período.
H – Serviços Prestados
O Poupatempo-SP bateu um recorde de atendimentos no primeiro trimestre. Foram registrados mais de 25,8 milhões de serviços prestados entre janeiro e março deste ano, dos quais mais de 22 milhões, cerca de 85%, pelos canais digitais do programa. Um aumento quatro vezes maior na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o Poupatempo somou 5,8 milhões de serviços prestados. Entre os mais procurados, estão as funcionalidades da carteira de vacinação digital contra a Covid-19, pesquisa de pontuação, licenciamento digital (CRLV), consulta de IPVA, solicitações de RG e CNH. Para ser atendido presencialmente é preciso agendar data e hora previamente, pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital ou nos totens de autoatendimento.
I – Setor de Shopping
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) segue com inscrições abertas para o Prêmio Abrasce 2022. A premiação deste ano reconhece e incentiva projetos desenvolvidos em nove categorias por shoppings e grupos coorporativos filiados à entidade. A ideia é reforçar a importância do setor de shopping centers como um agente de transformação da realidade social, ambiental e econômica do País, tendo em vista sua intensa relação com a comunidade, o meio ambiente e as pessoas. Além de um troféu para marcar a conquista, os vencedores levam algo maior que não pode ser mensurado: o reconhecimento. Esse é o maior ganho para os empreendimentos vencedores. Isso porque estratégias reconhecidas no momento poderão inspirar centenas de outros shoppings e outros empreendedores do segmento. Inscrições e mais informações: (https://premio.abrasce.com.br/).
J – Garantia de 3 Anos
A Mercedes-Benz passa a oferecer para toda sua linha de automóveis, garantia original de fábrica de três anos em todo o território nacional. O novo período é válido para todos os modelos produzidos a partir de janeiro de 2022, incluindo também o novo Classe C recém lançado no final do ano passado. Os clientes terão acesso ao serviço de assistência técnica, que funciona 24 horas e sete dias da semana, por meio do site (www2.mercedes-benz.com.br) ou pelo tel. 0800 970 90 90 caso tenham alguma necessidade de suporte técnico. O novo período de garantia de três anos entra em vigor de acordo com a emissão da nota fiscal de vendas do concessionário Mercedes-Benz.
K – Sober Curious
Consumir bebidas alcoólicas de maneira frequente é uma realidade de muitos brasileiros, seja para socializar em eventos ou para saciar aquela vontade, sem ter uma ocasião específica. Contudo, existem pessoas que não podem ingerir álcool, outras que não gostam e também há quem decida parar de consumir, optando por um estilo de vida mais sóbrio, o chamado Sober Curious, que é um movimento atual, que engloba pessoas que escolhem não ingerir ou reduzir gradativamente o consumo de bebidas alcoólicas. O termo foi cunhado pela escritora norte-americana Ruby Warrington. No livro, publicado em 2018, Warrington define “sóbrio curioso” como alguém interessado em explorar maneiras de viver uma vida com mais opções de bebidas sem álcool. Saiba mais: (www.beginspices.com.br).