Negócios em Pauta 21/12/2017

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

A – Respeito ao Consumidor

O grupo segurador Banco do Brasil e Mapfre conquistou o prêmio ‘As empresas que mais respeitam o consumidor 2017’, promovido pela revista Consumidor Moderno. A companhia venceu na categoria ‘Seguro Residencial e Automóvel’. Em sua 15ª edição, o prêmio reconheceu as empresas que melhor se relacionam com os clientes, a partir da experiência relatada pelos próprios consumidores. As companhias vencedoras deste ano se destacaram nos quesitos ‘Produtos de boa qualidade’; ‘Preços atrativos e ofertas vantajosas’; ‘Resolução de problemas dos clientes’ e ‘Boa estrutura física’. A pesquisa ouviu cerca de 1.500 pessoas em sete estados.

B – Setor Moveleiro

Os principais lojistas de móveis do Brasil e importadores de 50 nacionalidades são esperados em Bento Gonçalves, de 12 a 15 de março, para a 21ª edição da Movelsul Brasil – a principal feira de móveis da América Latina para o público profissional. Durante quatro dias, a Serra Gaúcha centraliza os lançamentos do setor moveleiro que vão pautar o varejo no segundo semestre do próximo ano, com expectativa de reaquecimento do mercado. A feira reúne 200 indústrias dos segmentos de escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões. Outras informações no site: (www.movelsul.com.br).

C – Design e Inovação

O Grupo Amazonas participa do Inspiramais Verão 2019 – Salão de Design e Inovação de Materiais, que será realizado nos dias 16 e 17 de janeiro, no centro de eventos Pro Magno. Fabricantes de moda e design do Brasil, Europa e América Latina terão a oportunidade de conferir, no mesmo espaço, as referências que irão inspirar o verão 2019, além do lançamento de mais de 900 materiais para a estação, dentre componentes, tecidos, estampas, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens. A edição Verão 2019 conta, também, com programação dedicada à sustentabilidade. Outras informações em: (www.inspiramais.com.br).

D – Comunicação com Contribuintes

O Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) é um importante canal de comunicação com as empresas e permite à Secretaria da Fazenda desempenhar um papel de orientação junto ao contribuinte, substituindo as comunicações publicadas no DOE ou enviadas por Correio por mensagens diretas, via internet. Todas as informações de interesse do contribuinte são enviadas por uma caixa postal eletrônica. O sistema já conta com cerca de 800 mil empresas credenciadas. O acesso é realizado pelo endereço eletrônico (www.dec.fazenda.sp.gov.br/DEC/UCLogin/login.aspx), no qual o contribuinte pode se credenciar e acessar sua Caixa Postal Eletrônica DEC.

E – Renegociando Dívidas

Para ajudar as empresas a saírem da inadimplência, a Serasa Experian criou o Recupera PJ, um serviço online para os gestores renegociarem suas dívidas atrasadas diretamente com os credores. Os responsáveis devem se cadastrar gratuitamente no site para então acessar a página onde estarão relacionadas as companhias participantes do Recupera PJ com as quais a empresa possui alguma conta em aberto que esteja na base de dados da Serasa. Ao clicar no nome do credor, serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para efetivar a renegociação. Saiba mais em:(www.serasarecupera.com.br).

F – Arte do Palhaço

A White Martins acaba de renovar por mais um ano o patrocínio com os Doutores da Alegria. Já são 11 anos de parceria, com atuação em aproximadamente 19 hospitais públicos nas cidades de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Os artistas utilizam desde 1991, a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e pessoas físicas. A White Martins, que é uma das principais apoiadoras da instituição, tem como compromisso colaborar para a construção de um planeta mais sustentável e inclusivo.

G – Alto Renome

A Lupo acaba de ser reconhecida como marca de alto renome pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Com o título, passa a ter proteção jurídica especial e o direito de nenhuma outra empresa, seja qual for o segmento de atividade, usar o nome Lupo em produtos e serviços. Somente cerca de 70 marcas possuem tal reconhecimento no País e pouco mais de 10 são brasileiras, como Havaianas, Bombril e Natura. Para uma marca ser considerada de alto renome, ela precisa estar de acordo com alguns critérios, como ser reconhecida por ampla parcela da população e ter sua reputação associada à qualidade e prestígio.

H – Carnaval na Bahia

Pelo quinto ano consecutivo, a Schin terá um camarote próprio no Circuito Dodô (Barra-Ondina) no Carnaval de Salvador: o Camarote Schin Aê, que é tradicionalmente conhecido como um dos melhores e mais democráticos espaços para acompanhar a passagem dos blocos na folia baiana. Com dois ambientes inéditos nos seus 1.200m²: O Palco Aê e a Varanda Aê, únicos a reunir os principais selos de festas do Brasil. Grandes nomes, como o cantor Tiago Abravanel, vão interagir com os trios elétricos e foliões da pipoca. Vendas em aberto: (www.ingressonacional.com.br/camaroteae).

I – Festa da Firma

A famigerada “festa da firma” é um dos eventos mais aguardados entre funcionários de empresas. Sempre tem aquele que bebe demais, passa vergonha e vira piada; e também tem a turma que aproveita a situação pra jogar xaveco na paquera da mesa ao lado. Uma pesquisa feita pelo Sexlog, maior site adulto de relacionamento da América Latina, revelou números surpreendentes sobre o comportamento dos brasileiros nas confraternizações de final de ano. Um terço dos respondentes assumiram já terem feito sexo em alguma “festa da firma” e apenas 8% foram pegos “no flagra”. Mesmo assim, 99% não se arrependem e fariam de novo. Dos que não transaram (52%) ou só ficaram nos amassos (14%), 64% confessou só não ter avançado por falta de oportunidade. Mais informações: (www.sexlog.com).

J – Empresas Inovadoras

No último dia 12, o prêmio Best Innovator 2017 revelou as empresas mais inovadoras do país. A competição existe desde 2003 em nível global e desde 2010 no Brasil. Em 2017 o prêmio foi uma parceria da A.T. Kearney, consultoria de gestão de negócios, com o Superbid, empresa de tecnologia com soluções de e-commerce para bens de capital, e o Departamento de Engenharia de Produção da USP.  Participaram empresas de diversos segmentos como indústria química, construção civil, bebidas, meios de pagamento entre outros. A ganhadora foi a empresa química BASF, seguida pela 3M do Brasil, Tecnisa, Dow, Whirpool, Embraco, Eletropaulo, AES Tietê, Grupo Fleury, Ambev, ENEL, CPFL, Cielo, Vale, White Martins, EDP, Leroy Merlin, Algar, Braskem e BrasilPrev.