A – Maior usina solar tokenizada do país terá 13 milhões em investimento
O Rio Grande do Sul vai abrigar a maior usina de energia solar tokenizada do país. O projeto, do Grupo HCC Energia Solar, ocupará uma área de cerca de cinco hectares de sítio em Canguçu e terá 3,5 MWp de capacidade, suficiente para abastecer 1200 residências. Com investimento de 13 milhões de reais, o sistema fotovoltaico conta com metade dos recursos financiada pelo próprio grupo e outra metade proveniente da comercialização de tokens. Com obras iniciadas em março, deve entrar em operação até final deste ano. A eletricidade produzida a partir dos raios solares é jogada na rede da concessionária, convertendo em desconto para assinantes da usina. Parte do lucro obtido com a comercialização da energia será distribuída entre os investidores. Mais informações: (https://grupohcc.com.br/).
B – Baixada Santista
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o Porto de Santos e a Região da Baixada Santista vivem um momento histórico em função dos investimentos federais, ao citar o aporte de R$ 12 bilhões para obras de infraestrutura no Porto, como o túnel, as perimetrais, o aprofundamento do canal e o Parque Valongo; o aeroporto em Guarujá; um novo Concais; a ampliação da Unifesp; os dois institutos federais de educação, em Santos e São Vicente; a continuidade do Programa Minha Casa, Minha Vida, com a construção de 2 mil moradias populares; as UBSs, entre outros investimentos.
C – Fotos do Futebol
O Concurso de Fotografia do Museu do Futebol está de volta. O tema é ‘A várzea e o futebol’. É o futebol da mais pura raiz brasileira, não importando se o campo é gramado, cimentado ou de terra batida. Quem pode participar? Fotógrafos profissionais ou amadores residentes no Brasil e de qualquer idade. Os participantes devem encaminhar imagens do futebol de várzea, seja ele protagonizado por mulheres, homens ou crianças. Vale também o futebol adaptado e outras formas de manifestação do jogo em campos periféricos, urbanos, rurais ou em meio a florestas. Saiba mais em: (https://www.idbr.org.br
/edital-de-concurso-de-fotografia-2024/).
D – Fãs do Automobilismo
Alex Albon, estrela da Williams Racing, desembarca no Brasil para uma apresentação exclusiva no Gulf Speed Festival, em São Paulo, no próximo dia 29, no Anhembi. O evento celebra o primeiro ano da Gulf Oil no país, e Albon, conhecido por suas performances notáveis na Fórmula 1, apresentará, pela primeira vez, ao público brasileiro o F45 “Bolder than Bold”- carro customizado com as cores Gulf – que já brilhou nos circuitos de Singapura, Catar e Japão, na temporada de Fórmula 1 no ano passado. Mais informações, acesse: (https://brasil.gulfoilltd.com/gulf-speed-festival).
E – Alimentos e Bebidas
Entre os dias 29 e 30 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece o BHB Festival 2024, um dos maiores encontros sobre alimentos, bebidas e suplementos do país, que irá ajudar a construir o futuro da alimentação. Com a presença de grandes marcas e especialistas da área, oferece ao público palestras que refletem seu propósito de unir a ciência com o mercado. Apresentará tendências, cases de sucesso, inovações em ingredientes e produtos, e estudos inéditos. Reunidos, especialistas e marcas promoverão debates sobre o desenvolvimento sustentável da indústria, bem-estar e um estilo de vida saudável. Saiba mais: (https://bhbfestival.com.br/inscricoes/).
F – Umidificadores e Ventiladores
O Buscapé, pioneiro na comparação de preços, registrou aumento significativo nas buscas por umidificadores e climatizadores durante o mês de setembro. Até o momento, São Paulo foi responsável por quase 50% das buscas por umidificadores, além de representar 25% das pesquisas por climatizadores no país. O estado mais rico do Brasil também contribuiu fortemente para as buscas por ar-condicionado, juntamente ao Rio de Janeiro, somando 60% do total nacional. A procura no estado de São Paulo disparou, com aumentos de 268% para umidificadores, 194% para ventiladores, 254% para climatizadores e 89% para ares-condicionados.
G – Segurança Hídrica
A Ecosan, empresa líder em engenharia das águas, em parceria com a empresa espanhola SETA, venceu a licitação da Sabesp para desenvolver o inovador Projeto de Dessalinização do Sistema Água Branca em Ilhabela/SP. A iniciativa marca um avanço para a segurança hídrica da população local, que enfrenta desafios com a escassez de água devido ao crescimento populacional e às limitações dos recursos naturais. O projeto objetiva fornecer até 30 litros por segundo de água potável, utilizando tecnologias de ponta, como osmose reversa com pré-tratamento por ultrafiltração e controle de cloretos presentes na água. (https://ecosan.com/).
H – Setor de Empilhadeiras
As empilhadeiras estão cada vez mais se destacando no cenário empresarial. Com o crescimento constante da competitividade e a valorização da eficiência, esses equipamentos se tornaram cruciais para otimização logística e aumento da produtividade. De acordo com dados da Business Research Insights, o mercado global de empilhadeiras está projetado para alcançar 27.290 milhões de dólares até 2028, crescendo a uma taxa anual composta de 3,5%. Esse crescimento será impulsionado principalmente pelo aumento do comércio eletrônico. Com isso, o armazenamento eficiente ganha força e as empilhadeiras são empregadas em armazéns, a fim de economizar tempo e espaço. – Fonte: (https://www.netmak.com.br/).
I – Projeto Banana
A Appian Capital Brazil e Atlantic Nickel apoiam e investem no Projeto Banana, com a doação do maquinário necessário para o beneficiamento do produto local, destinados a produção e embalamento dos doces finais. Realizado no município de Itagibá, no Sul da Bahia, a ação objetiva o desenvolvimento do empreendedorismo local por meio do beneficiamento de um dos principais produtos produzidos na região, que é a banana. Inicialmente, 10 famílias já são beneficiadas com a iniciativa e já tem seus produtos comercializados em Feiras de Agricultura Familiar, dessa forma, aumentando suas rendas.
J – Ensino da Matemática
O uso de sistemas de gamificação com inteligência artificial (IA) no ensino curricular da matemática tem crescido de forma exponencial no Brasil. O principal exemplo é a utilização nas escolas brasileiras da plataforma de jogos matemáticos da Matific, especializada na gamificação da matemática e que atende estudantes de 5 a 14 anos em todo o País. A ferramenta integra o cotidiano escolar de quase 3 milhões de alunos, entre escolas públicas e privadas. Já o volume de escolas que possui a ferramenta da empresa cresceu 71,4% do último ano para cá, saindo de 7 mil para as atuais 12 mil. – Fonte: (www.matific.com.br).
K – Indústria do Hidrogêneo
Nos dias 16 e 17 de outubro, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, acontece o 31º Congresso e Mostra Internacional de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil será palco da 1ª Exposição Tecnológica e Simpósio SAE BRASIL para a Indústria do Hidrogênio. Trará palestras de renomados especialistas que abordarão as tecnologias expostas e discutirão o potencial do hidrogênio de baixo carbono para a indústria brasileira. O objetivo é não apenas destacar a importância do ecossistema do hidrogênio na criação de novos empregos e atração de investimentos, mas também fomentar a reindustrialização do Brasil por meio da capacitação da indústria nacional e da nacionalização das tecnologias. Confira em: (https://saebrasil.org.br/congresso/).