Negócios em Pauta 21/09/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 20 de setembro de 2022

A – Parque Estadual Serra do Mar completa 45 anos

O Parque Estadual Serra do Mar está comemorando 45 anos de criação. Considerado o maior parque de Mata Atlântica conservada do Brasil, possui uma área de 332 mil hectares que se estende desde a Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraíba, conectando os mais significativos remanescentes da Mata Atlântica do país. Ao total, abrange 24 municípios, dividido em dez núcleos administrativos: Itariru, Itutinga-Pilões, Curucutu, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Padre Dória, Santa Virgínia, Cunha, Picinguaba. Apresenta uma rica sociobiodiversidade, além de um valioso patrimônio histórico-cultural, gerenciado pela Fundação Florestal, com o apoio das comunidades tradicionais entre caiçaras, quilombolas, caipiras e indígenas. Com cerca de dez mil visitantes por ano, oferece mais de 70 atrativos entre praias, mirantes, montanhas, trilhas e cachoeiras Saiba mais: (https://itariru.ingressosparquespaulistas.com.br/home).

B – Identificação de Superdotados

A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas e profissionais de altas capacidades cognitivas no País, está intensificando ações para identificar pessoas com inteligência muito acima da média, chamadas de “superinteligentes”. Os testes de adminissão serão promovidos pela entidade no próximo dia 24, e no dia 26 de novembro nas cidades paulistas de São José dos Campos, Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo. Pessoas com 17 anos ou mais, que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior, estão aptas a se inscrever. Os testes são feitos de forma presencial, com o acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e seguem os protocolos vigentes. Outras informações: (https://mensa.org.br/admissao/).

C – Transporte de Cargas

Na próxima terça-feira (27), terça-feira, no WTC Events Center em São Paulo, acontece o 4º Fórum Nacional de Segurança Rodoviária que objetiva debater temas atuais em transporte e logística como escassez de motoristas, inclusão e presença de mulheres no setor, alta de combustíveis e acidentes de trabalho. Promovido pela Trimble, em parceria com a Raízen, o evento conta com palestrantes especialistas do ramo, como Ellen Voie, fundadora da Women in Trucking Association, que se tornou referência mundial para falar da atuação feminina em carreiras não-convencionais no mercado do transporte, e Henk Stipdonk, diretor do Instituto Holandês de Análise da Política de Transportes. Informações e inscrições: (https://tl.trimble.com/fnsr/).

D – Crédito e Imóvel Rural

Os agricultores passaram a contar com um perfil personalizado no Portal Gov.br, plataforma que centraliza os serviços públicos federais. O novo espaço reúne informações e serviços destinados a esse público, como cadastro de imóvel rural, obtenção de créditos e apoio financeiro. Engloba pedidos de treinamento e capacitação, emissão de certificados, consultas a cadastros e pedidos diversos destinados ao produtor rural. Para ter acesso a essa área do site, não há necessidade de fazer ou refazer o cadastro. Basta acessar o Portal Gov.br e, em “Serviços Digitais por Perfil”, na página inicial, clicar no perfil Agricultor. A plataforma agora tem mais seis perfis de usuários: agricultor, aposentado, empreendedor, trabalhador, estudante e motorista.

E – Feira de Vinhos

A terceira edição da Wine South America, organizada por uma subsidiária da Veronafiere, a Milanez & Milaneze, com participação da Agência ICE, começa amanhã (21) e vai até o dia 23, em Bento Gonçalves/RS, cidade do Vale dos Vinhedos e conhecida também pela forte presença migratória italiana. A Itália é o quarto maior exportador de vinho ao Brasil e o segundo entre os países europeus, após Portugal. Em 2021, a Itália forneceu 12,3 milhões de litros de vinho ao país sul-americano, equivalente a 7,7% do total. Nos primeiros sete meses de 2022, o Brasil importou quase seis milhões de litros de vinho italiano. O evento reunirá 360 marcas, sendo 240 brasileiras e 120 estrangeiras, provenientes de Itália, Argentina, Chile, França, Geórgia, Portugal, Romênia, Eslovênia, Espanha e Uruguai. Saiba mais: (https://www.winesa.com.br/).

F – Serviços de Exportação

Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e o apoio ao crescimento das empresas brasileiras no exterior, os Correios e a ApexBrasil assinaram um Memorando de Entendimento no qual se comprometem a discutir e criar projetos conjuntos. Dentre as ações em parceria, estão previstas a realização de webinars sobre logística de exportação, logística de e-commerce internacional cross-border, divulgação das ações da ApexBrasil para base de clientes dos Correios interessados em exportar e a participação dos Correios com palestras e oficinas sobre tendências em fretes internacionais e serviços no evento E-Xport Meeting. A formalização da parceria parte do entendimento de que a união das expertises, serviços e competências das duas instituições apresenta um cenário de possibilidades, benefícios e facilidades aos clientes de ambas as instituições.

G – Encontros de Empreendedorismo

Pela primeira vez, a cidade de São Paulo será palco do Summit Capital Upgrade, um dos maiores encontros de empreendedorismo do Brasil. O evento acontece entre os dias 7 e 8 de outubro, no hotel Blue Tree Morumbi, organizado pelo Grupo PWR e Lásaro do Carmo, especializado em gestão e desenvolvimento de empresas e também pela agência RUF Ideias, responsáveis em promover eventos corporativos. A expectativa é reunir cerca de 400 gestores e executivos. É uma iniciativa do grupo empresarial que busca alcançar empreendedores, fundadores de empresas, empresários ou executivos de empresas de pequeno ou médio portes, gestores de empresas e profissionais liberais. O objetivo é o de ensinar estratégias, conceitos e ferramentas para potencializar o resultado dos negócios de diversos segmentos. Mais iunformações: (https://grupopwr.com/summit/).

H – Pesquisa em Biosoluções

Com investimento superior a U$ 1 milhão, a Tradecorp do Brasil inaugura seu primeiro Centro Global de Pesquisa e Inovação em Biosoluções no Brasil, localizado em Hortolândia/SP. Objetiva o desenvolvimento de biosoluções adaptadas para os mercados, atendendo os diversos países de atuação do grupo e contribuindo para um Agro Global mais produtivo, seguro e sustentável, colaborando com o desafio mundial de alimentar a crescente população. O trabalho com microrganismos selecionados com alta aptidão para melhorar a eficiência do uso de nutrientes, a qualidade e a longevidade produtiva dos solos, além de potencializar a expressão produtiva dos cultivos, entregará maior produtividade e qualidade para as lavouras. Saiba mais: (www.tradecorp.com.br).

I – Saque e Troco PIX

A Rede Tonin, uma das maiores empresas do setor de atacarejo do interior paulista e do Sudoeste de Minas Gerais, disponibiliza Saque PIX e Troco PIX em suas 18 filiais. Para usufruir dessas duas novas modalidades de pagamento instantâneo é preciso que a pessoa tenha conta bancária e PIX cadastrados. Para ter acesso aos recursos em espécie, basta que a pessoa se dirija ao caixa, solicite essa opção e o valor desejado. A dinâmica será similar à de um PIX normal, a partir da leitura de um QR Code que será mostrado ao cliente. No Troco Pix, o cliente faz suas compras e solicita uma quantia a mais para receber em dinheiro no momento de efetuar o pagamento das mercadorias. Os valores a serem recebidos do saque ou troco PIX são de R$ 10 a R$ 300 em dinheiro, em qualquer horário de funcionamento das lojas (https://www.luiztonin.com.br/lojas).

J – Euro e Dólar

Uma parceria entre o Moeda Estrangeira Banco24Horas e a Travelex Confidence, permite que os clientes da corretora de câmbio utilizem os 18 caixas eletrônicos exclusivos para saque de euro e dólar em espécie em shoppings de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e em alguns aeroportos. O saque de moeda estrangeira dos clientes da Travelex Confidence nos caixas exclusivos do Banco24Horas cresceu 160% no segundo trimestre na comparação com o primeiro. O Euro e o Dólar se mantém como as principais moedas vendidas em espécie, atingindo um volume 80% superior ao período pré-pandemia (2019). A venda do Euro cresceu 13% no comparativo com julho de 2022, enquanto o Dólar apresentou um aumento de 33% no mesmo período (https://www.banco24horas.com.br/).

K – Jogos Eletrônicos

A Abragames, por meio do Brazil Games, projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a ApexBrasil, anuncia a segunda edição da Brazil Games Week, uma ação de promoção internacional, que acontece on-line entre os próximos dias 26 e 30. O objetivo da ação é levar mais informações sobre o potencial da indústria brasileira ao maior número de países, de forma sinérgica e coordenada, criando novos relacionamentos comerciais e pontes culturais entre o Brasil e os países participantes da campanha. O público poderá acompanhar uma série de atividades, palestras e painéis, que foram gravados por grandes nomes do mercado mundial e nacional, além de compartilhar informações relevantes sobre o universo dos jogos eletrônicos. Confira em: (https://brazilgamesweek.com/pt-br/).