Negócios em Pauta 21/07/2020

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 20 de julho de 2020

A – Prêmio Gulbenkian

A ativista ambiental Greta Thunberg, através da entidade que leva o seu nome, foi a primeira vencedora do Prêmio Gulbenkian para a Humanidade, da Fundação Calouste Gulbenkian. A Fundação Thunberg receberá um prêmio de 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,1 milhões) e, inicialmente, 100 mil euros (R$ 610 mil) serão doados para a campanha SOS Amazônia e outros 100 mil euros irão para a Stop Ecocide Foundation, que luta para tornar o ecocídio um crime internacional. A jovem sueca foi escolhida entre 136 nomeações, correspondentes a 79 organizações e 57 personalidades internacionais de 46 países (Ansa).

B – Emissões de CO2

As pessoas emitem, direta ou indiretamente, toneladas de dióxido de carbono (CO2) que são lançadas na atmosfera diariamente. Para promover o conhecimento do impacto das atividades cotidianas no planeta e engajar a população sobre as mudanças climáticas, a Fundação Espaço ECO (FEE), instituída e mantida pela BASF, criou a calculadora de emissões de CO2 para pessoa física. Por meio de apenas algumas perguntas, a plataforma calcula as emissões de CO2 geradas a partir das atividades comuns a todas as pessoas como, por exemplo, consumo de energia elétrica, alimentação, produção de resíduos, transporte e viagens. Chamado SustenBOT, o serviço é gratuito e pode ser acessado pelo endereço (www.espacoeco.org.br/calculadora).

C – Software de Telemedicina

A GetConnect, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas e projetos de telemedicina, acaba de receber o registro da Anvisa para a sua plataforma MedKortex. Este software de telemedicina, que já é utilizado por mais de 21 mil médicos e possui cerca de 580 mil pacientes cadastrados, passa a ser o único e primeiro nacional com esta certificação. A GetConnect é a mais importante empresa a atuar neste segmento no Brasil, em número e tamanho de projetos. Possui ainda a maior base de usuários e pacientes da América Latina, tanto no segmento púbico como privado. É a divisão de Telemedicina, Integração e Conectividade da OxySystem, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de saúde brasileiro
(www.getconnect.com.br).

D – Adote um Bartender

Idealizado pela bartender Carina Salazar, o projeto “Adote um Bartender” objetiva comercializar coquetéis engarrafados, cujo lucro será destinado aos profissionais que perderam seus empregos e estão passando por dificuldades financeiras por conta da crise causada pelo Covid-19. A ideia surgiu após vários estabelecimentos fecharem ou reduzirem o número de funcionários devido à pandemia. De acordo com a Abrasel, cerca de 40% dos estabelecimentos em São Paulo serão fechados e espera-se uma retomada econômica lenta do setor. O projeto conta com o apoio de diversas marcas, como a Vodka Svarov. Para mais informações, acesse o instagram @adoteumbartender.

E – Emergências Respiratórias

O Centro Universitário Internacional Uninter e o Instituto Wilson Picler oferecem gratuitamente, o curso de Emergências Respiratórias: Ventilação Artificial. Mais de duas mil pessoas já estão inscritas e vão estudar temas como: Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório, Controle Neurológico da Respiração, Exame Físico e Principais Sinais, e Sintomas Relacionados ao Sistema Respiratório, Via Aérea Artificial, Ventilação Mecânica: conceitos básicos e Análise Gráfica das Curvas Ventilatórias (Pressão, Fluxo e Volume). O curso tem carga horária de 60 horas, é gratuito e dá direito a certificado. As inscrições podem ser realizadas pelo link: (https://www.uninter.com/extensao/gratuitos/).

F – Novos Talentos

A Vivo está com processo seletivo aberto para o Programa Novos Talentos Vivo One, área de vendas e relacionamento da Vivo Empresas. São mais de 200 vagas para atuação em São Paulo para profissionais com experiências diversificadas. A companhia busca candidatos com perfil digital, universitários e recém-formados, para estar em linha com o propósito da Vivo, de digitalizar para aproximar, além de habilidades comerciais, empreendedoras e competências como empatia e adaptabilidade. As etapas do processo seletivo e a admissão para o Programa Novos Talentos Vivo One serão 100% digitais. Interessados podem acessar (talentosvivo-one.gupy.io) e fazer o cadastro.

G – Mineração no Subsolo

AngloGold Ashanti, uma das maiores produtoras de ouro do mundo, está contratando profissionais mesmo neste momento de pandemia. Há cerca de 150 vagas abertas para atuar em Sabará, Santa Bárbara e Nova Lima (Minas) e Crixás (Goiás). Entre as oportunidades abertas estão vagas para: técnico, pleno e sênior; planejador; técnico em instrumentação; técnico de elétrica; técnico de mecânica industrial; técnico em segurança do trabalho; engenheiro de minas sênior; engenheiro de minas pleno) – open pit; e supervisor de engenharia. Atualmente, a AngloGold Ashanti Brasil gera mais de 4.900 empregos diretos. As inscrições devem ser feitas on-line, no site (www.anglogoldashanti.com.br/pessoas).

H – Adequação Ambiental

Estão abertas as inscrições para a nova turma do curso Master in Business Administration (MBA) em Restauração, Licenciamento e Adequação Ambiental, ofertado no Campus Sorocaba da UFSCar. As aulas terão início no dia 12 de setembro e serão realizadas em plataforma virtual, durante o período de isolamento social. Objetiva formar e atualizar profissionais com conhecimentos técnico-científicos para atuar no planejamento, implantação e monitoramento de projetos e atividades de restauração de áreas degradadas e adequação de propriedades rurais, com base em princípios legais, técnicos e ambientais. O curso é semipresencial, com carga horária de 368 horas. Mais informações (www.posrestauracaoambiental.ufscar.br).

I – Cursos sobre Gestão

Com objetivo de disseminar o conhecimento sobre a gestão de pequenos negócios entre os empreendedores, o Sebrae lançou novas opções de cursos online gratuitos que podem ser feitos através do Whatsapp. Os usuários precisam apenas fazer um cadastro na plataforma para passar a receber o conteúdo pelo aplicativo de mensagens, podendo concluir o estudo dos módulos nesse ambiente. São três opções de cursos: “Organize seu negócio”, “Pronto para Crescer” e “Primeiros Passos – MEI”. Todos os cursos têm duração de trinta dias e carga horária de 12h. A iniciativa foi criada para facilitar a vida dos empreendedores que estão enfrentando a pandemia. Inscrições: (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline).

J – Armazenamento e Logística

A Alpargatas começa a operar um novo centro de distribuição em Extrema, no Sul de Minas Gerais. A empresa já tinha uma base provisória para armazenamento de produtos na cidade, em uma área de 5 mil m2, desde o ano passado. Agora, passa a ocupar de forma definitiva um espaço com 13 mil m2. A escolha da cidade se deve à proximidade de grandes centros urbanos, que concentram grande parte dos consumidores, o que traz eficiência logística à operação. Com 113 anos e atuação em 130 países, a Alpargatas é uma empresa brasileira de atuação global com 10 unidades fabris no Brasil e mais de 18 mil colaboradores ao redor do mundo.

K – Mentoria de Startups

A Cielo abriu inscrições para a terceira edição do programa de mentoria de startups. O calendário do programa foi adiado de março para julho por conta da pandemia de coronavírus. A partir desse novo cenário, essa edição será realizada virtualmente e foi nomeada de “Programa de mentoria 2020 Cielo – Como será o novo normal?”. O programa objetiva multiplicar o poder empreendedor, contribuir para o ecossistema de inovação e potencializar resultados das startups. Tudo isso levando em conta o contexto pós- pandemia e as dificuldades e oportunidades criadas por essa nova conjuntura. Startups de todos os setores podem participar. Inscrições em: (cielomentoria.com.br).