Negócios em Pauta 20 a 22/11/2021

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 19 de novembro de 2021

A- Desmatamento na Amazônia cresceu 22%

O desmatamento na Amazônia cresceu 22% e atingiu o maior valor desde 2006, de acordo com dados divulgados pelo Inpe, segundo o qual foram desmatados 13.235 de km² de vegetação entre agosto de 2020 e julho de 2021, maior cifra anual desde o mesmo período entre 2005 e 2006, com 14.286 km². O recorde da série histórica foi registrado em 2004, com 27.772 km². A partir daí, o índice apresentou queda quase ininterrupta até 2012, quando atingiu o piso de 4.571 km². Desde 2018, no entanto, são quatro anos seguidos de expansão. Os dados são do Monitoramento do Desmatamento por Satélite. O relatório ficou pronto em 27 de outubro, quatro dias antes do início da COP26, mas foi divulgado apenas depois da conclusão da cúpula climática. E chega depois de o poder Executivo da UE ter apresentado uma proposta para proibir a importação de produtos provenientes de áreas de desmate, como carne bovina, soja, cacau e madeira (ANSA).

B – Hidrogênio Verde


A produção de energia e biocombustível através do Hidrogênio Verde tem se tornado uma realidade no Brasil. O setor vem criando maturidade diante das necessidades energéticas mais sustentáveis. Dentro desse cenário, Fortaleza recebe, nos próximos dias 24 e 25, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o primeiro Fórum Internacional de Hidrogênio Verde. Acontece em formato híbrido, ou seja, será ministrado presencialmente seguindo os protocolos de biossegurança do estado, assim como de forma virtual, com possibilidade de os participantes acompanharem as discussões de qualquer lugar do mundo e ter acesso ao chat exclusivo. O evento, organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, é considerado um importante ponto de encontro para o desenvolvimento de negócios bilaterais. Mais informações: (https://www.forumhidrogenio.com/site/).

C – Futuro da Moda


O Instituto C&A – pilar social da C&A no Brasil – lança o Prêmio Fashion Futures, um convite a pensar sobre o futuro da moda e que irá premiar projetos de destaque em cinco categorias: Inovação e Tecnologia, Design Sustentável, Negócios de Impacto social, Projetos Sociais, além da escolha da Personalidade da moda sustentável. As inscrições e votação acontecem até o próximo dia 24 e os vencedores receberão prêmios no valor total de quase R$ 180 mil, além de apoio para o desenvolvimento do negócio. O evento visa estruturar uma plataforma para reconhecer, dar visibilidade e investir em quem tem feito um notável trabalho no campo socioambiental sob a perspectiva da moda do amanhã. Saiba mais em: (www.fashionfutures.com.br).

D – Comunicação e Agronegócio


O agronegócio é um pilar importante para a economia do país, sendo um dos únicos setores a crescer mesmo durante a pandemia. Ainda assim, é alvo de muitas críticas de alguns setores da sociedade, que desconhecem os processos do campo. Como então quebrar alguns mitos sobre o agro? E como o setor poderia se comunicar melhor, mostrando sua força e importância? São questões como essa que o publicitário Nizan Guanaes deve responder durante palestra que abre a terceira edição do Aegro Conecta. O evento digital para o agronegócio acontece no próximo dia 25 (quinta-feira), a partir das 18h. O Aegro Conecta é um evento trimestral que aproxima produtores e profissionais da área aos desenvolvedores de tecnologia para o agro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: (https://bit.ly/Aegro-Conecta).

E – Seguro para Bicicletas


Com mais de 120 anos de história e referência no setor de bicicletas no Brasil, a Caloi começa um novo negócio no mercado de bikes: a venda de seguros. Em parceria com a Assurant (líder global em produtos e serviços de proteção ligados a vida conectada) e a start-up Santuu, a empresa disponibilizará seguro para todas as bikes vendidas pela marca no Brasil, assim como para os modelos Cannondale – outra marca do grupo Dorel Sports, do qual a Caloi faz parte. O segmento, que já vinha em expansão, teve um boom nos últimos meses, com um aumento de 360% na procura por seguros. Assim, para atender a essa demanda e agregar valor à experiência de seus consumidores, a Caloi, marca líder do setor, cria agora esse novo produto, facilitando ainda mais a vida do ciclista. Para mais informações, acesse: (www.seguroscaloi.com.br).

F – Finance Meeting


A TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, promove no próximo dia 23 (terça-feira), das 9h às 17h, o Finance Meeting 2021. O evento virtual e gratuito chega à sua 2ª edição reunindo empresários e alguns dos maiores especialistas do mercado financeiro do país para debater os principais desafios do setor, as inovações em tecnologia e o futuro das finanças corporativas. Ao todo, serão seis painéis com temas relacionados ao cenário econômico, revolução dos serviços financeiros, finanças corporativas na era digital e previsões para 2022. Entre os convidados: Gustavo Franco, economista e ex-presidente do BC; Rachel Maia, conselheira da Vale e do BB; Leandro Vilain, diretor executivo de Inovação da Febraban. As inscrições gratuitas para acompanhar o evento estão abertas e podem ser feitas por meio do site: (https://www.totvs.com/finance-meeting/).

G – Troca de Geladeiras


A Enel Distribuição São Paulo, que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, deu início à troca de 133 geladeiras no bairro Santa Terezinha, no município de São Bernardo do Campo. As novas geladeiras têm um consumo de energia até 20% menor do que as antigas e vão ajudar no orçamento doméstico das famílias, que foram selecionados após a Enel realizar um diagnóstico energético na região sobre os equipamentos em uso nas residências dos consumidores. A desmontagem das geladeiras antigas e o tratamento de gases retirados é realizado pela distribuidora sem acarretar nenhum custo às famílias e serão descartadas corretamente respeitando a legislação ambiental vigente. A iniciativa faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que visa a melhoria da qualidade de vida de famílias de baixo poder aquisitivo, buscando a redução do consumo de energia e a conscientização ambiental.

H – Judiciário e Seguros


Para aprofundar o diálogo entre o Poder Judiciário e o Setor de Seguros, a Revista Justiça & Cidadania e a Confederação Nacional das Seguradoras promovem o Seminário Jurídico de Seguros, no próximo dia 29 (segunda-feira). Realizado de forma virtual, o evento vai reunir ministros do STJ, membros do MP, CEOs e diretores jurídicos das maiores companhias seguradoras do país, com coordenação científica do Ministro do STJ, Luis Felipe Salomão. Serão apresentados painéis sobre temas jurídicos candentes, como: o dever de informação do estipulante no seguro de vida, os desafios dos NatJus para fornecer subsídios científicos na área da saúde na tomada de decisões pelos magistrados; a definição judicial de índices para a correção de indenizações securitárias, entre outros. Transmissão ao vivo nos canais de YouTube da Revista Justiça & Cidadania e do STJ, a partir das 10h.

I – Frequências Semanais


Os viajantes brasileiros vacinados já podem entrar na Turquia sem a necessidade de quarentena. Além de seguir transportando passageiros do Brasil para diferentes lugares no mundo via conexão em Istambul, os voos diretos da Turkish Airlines permitem ao brasileiro desembarcar e visitar a Turquia ou ainda realizar paradas (stopover) no país turco antes de viajar para um outro destino. A empresa continua voando normalmente para a Turquia e opera seis frequências semanais entre São Paulo e Istambul. Às segundas, quartas e sextas, o voo TK16 decola às 03h55 do aeroporto Internacional de Guarulhos, aterrissando em Istambul às 22h30. Já o voo TK 194 sai de São Paulo às 23h50, sempre às segundas, quartas e sábados, chegando no aeroporto de Istambul às 18h25 do dia seguinte. No Brasil, as frequências são realizadas com a aeronave A350-900 (www.turkishairlines.com).

J – Ônibus e Caminhões


A fabricante de veículos pesados Iveco vai se separar do grupo ítalo-americano CNH Industrial, controlado pela família Agnelli, no dia 1º de janeiro de 2022. A intenção de desmembrar a CNH já havia sido anunciada em 2019, mas a data foi confirmada oficialmente apenas agora. A estreia da fabricante de ônibus e caminhões na Bolsa de Milão está prevista para 3 de janeiro, e os acionistas receberão uma ação da Iveco para cada cinco da CNH. A sede legal será em Amsterdã, nos Países Baixos, e a operacional, em Turim, na Itália. O processo será semelhante ao feito em 2016 pela Ferrari, cuja separação da Fiat Chrysler Automobiles (atual Stellantis), outra empresa controlada pelos Agnelli, potencializou seus resultados financeiros. O Grupo Iveco prevê alcançar receitas entre 16,5 e 17,5 bilhões de euros em 2026, contra os 11,8 bilhões registrados em 2019 (ANSA).

K – Dia do Síndico


No próximo dia 27, das 8h às 18h, acontece a 2ª edição do “Web Congresso – Dia do Síndico”, evento presente no calendário oficial do setor condominial no Brasil e considerado o maior do segmento destinado a síndicos, subsíndicos, condôminos, conselheiros, supervisores, gerentes condominiais, zeladores, advogados condominialistas e toda a cadeia de prestadores de serviços do setor que cresce exponencialmente no Brasil. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais, há mais de 68 milhões de pessoas que moram em condomínios no país, que movimentam cerca de R$ 165 bilhões anualmente. Transmissão ao vivo e gratuita, incluindo intérprete de Libras, no Facebook e Youtube oficiais do Papo Condominial e, ainda, será a única mídia do segmento do país a transmitir um evento ao vivo no LinkedIn. Inscrições: (https://bit.ly/diadosindico2021).