A – Sinalização rodoviária na prevenção de acidentes
No ano de 2021, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizou uma pesquisa em que avaliou 109.103 km de estradas pavimentadas. Dessa quantidade, 61,8% da malha rodoviária brasileira foram classificadas como regular, ruim ou péssima. A sinalização não é um elemento que deve ser ignorado. Ela serve como um dos principais parâmetros para definir se uma estrada é segura. Segundo o estudo, mesmo que uma estrada possua bom pavimento, o risco de morte sobe para 47% se sua sinalização horizontal, como faixas e sinais marcados no asfalto para guiar o motorista, não for satisfatória. O diretor da Zorzin Logística e do Setrans, Marcel Zorzin, diz que a sinalização deve ser vista como um item importante para a manutenção da segurança nas estradas. De acordo com ele, as empresas de concessões investem em pavimentação, mas não em sinalização, o que dificulta no momento da condução de um veículo pesado, quando o motorista precisa estar 100% focado na pista para não ocasionar um acidente (www.mostradeideias.com.br).
B – Contação de Histórias
A Viva e Deixe Viver, associação que congrega 1,3 mil voluntários contadores de histórias para crianças em 85 hospitais do país, abre inscrições para o Sacola Literária, curso cujo objetivo é apresentar a função multiplicadora de conhecimento da literatura infanto-juvenil e da contação de histórias. Os treinamentos acontecem entre 28 de outubro e 29 de novembro. O projeto destaca conteúdos que ampliam a arte da palavra, trazendo inspirações para atividades educativas, culturais, sociais e humanizadoras que motivem o bem-estar e o conhecimento. Os participantes têm uma visão abrangente da literatura infanto-juvenil, suas possibilidades e aplicabilidade, permitindo uma troca de saberes regionais. Saiba mais: (https://www.sympla.com.br/evento-online/sacola-literaria-2022/1652904).
C – Programa de Inovação
Uma das principais companhias privadas de saneamento básico no país, o Grupo Águas do Brasil acaba de lançar o seu primeiro programa de inovação aberta, o Torneira Lab. O Grupo vai selecionar até 21 projetos apresentados por startups que apontem soluções inovadoras para sete desafios indicados nesta fase. A iniciativa faz parte do Sistema de Inovação do Grupo, que já é colocada em prática em diversas operações, como, por exemplo, a reutilização do lodo gerado nos sistemas de tratamento de esgoto para produção de tijolos sustentáveis de uso decorativo. Agora, a companhia investe na conexão com startups como forma de incentivar o ecossistema de inovação, agregar valor ao negócio, melhorar a percepção dos clientes e impactar positivamente a jornada de seus colaboradores. Mais informações: (https://www.torneiralab.com.br).
D – Energia Solar
Entre os próximos dias 24 e 25, no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis, acontece a segunda edição do “360 Solar”, organizado pela ElektSolar, especializada em treinamentos para profissionais do setor fotovoltaico, que reúne mais de 50 empresas da cadeia de valor do setor solar na capital catarinense, entre fabricantes, distribuidores, franqueadores, projetistas, instaladores, autoridades nacionais e internacionais durante os dois dias de palestras, exposições e mesas redondas. O encontro contará com uma área de exposições para dezenas de empresas apresentarem produtos, serviços e inovações na área de energia solar, além de um congresso com cerca de 60 palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros. Mais informações e inscrições no site:
(https://360solar.com.br/).
E – Smartphones e Tablets
A Trocafone, empresa líder na compra e venda de smartphones e tablets seminovos no Brasil e América Latina, adquiriu 100% do controle do Grupo PLL, líder de mercado no atendimento e na prestação de serviço de pós-venda para seguradoras, varejo e operadoras de celular. Com um investimento de R$ 125 milhões, a transação tem como objetivo criar um portfólio completo de soluções voltadas para varejos, seguradoras, fabricantes, operadoras, instituições financeiras e, principalmente, para o consumidor final. Com isso, a Trocafone se consolida como o maior e mais avançado centro de reparos de smartphone da América Latina, com projeção para 2022 de uma receita bruta de R$ 500 milhões, crescimento de 40% em relação ao ano anterior. Saiba mais em: (www.trocafone.com).
F – Soluções Multibiométricas
A multipremiada empresa mexicana NA-AT Technologies, especializada em soluções multibiométricas, anunciou sua participação no ‘CQCS Insurtech & Innovation 2022’, o maior evento de inovação em seguros da América Latina, que acontece nos próximos dias 25 e 26, no Pro Magno Event Center, em São Paulo. Com mais de 17 anos de experiência no mercado, a companhia fornece ao setor de seguros soluções confiáveis de verificação de identidade capazes de reduzir em até 98% os roubos de identidade. Com o objetivo de promover o uso de tecnologias que se adaptem às necessidades do setor segurador brasileiro, a empresa oferecerá, durante o evento, a oportunidade de vivenciar na prática a validação multibiométrica para cada uma de suas plataformas, soluções e produtos que compõem a NA-AT Suite (https://www.na-at.com/).
G – Novos Acadêmicos
O sócio-líder de auditoria da KPMG no Brasil e na América do Sul, membro do Comitê Executivo da KPMG no Brasil, Carlos Pires, e o sócio de Forensic & Litigation, líder da prática de Dispute Advisory Services da KPMG no Brasil, Marcelo Gomes, foram eleitos como imortais da Academia Paulista de Contabilidade (APC). Ambas as nomeações, que aconteceram em setembro e serão oficializadas no próximo mês, evidenciam o compromisso dos executivos da KPMG com a classe contábil e as inestimáveis contribuições deles para o setor. Carlos Pires assumirá a cadeira de nº 58, que tem como patrono Hatiro Shimomoto (1935-2021), enquanto Marcelo Gomes será titular da cadeira de nº 70, cujo patrono é Theobaldo de Freitas Leitão (1911-2007).
H – Lojas na Black Friday
Um levantamento realizado pela Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, aponta que 85% dos lojistas pretendem participar da Black Friday. Para 43% destes comerciantes, a expectativa é aumentar as vendas entre 10% e 30% em comparação com 2021; já 26,9% esperam subir o faturamento entre 30% e 50%, enquanto que 9% planejam elevar as vendas em até 10% em relação ao ano passado. No entanto, 40,9% dos comerciantes dizem não se preparar com antecedência para a data, enquanto 14,9% revelam que começam a se planejar nos meses de julho e agosto. Para 11,9% das lojas, a preparação começa em outubro e 6% revelam que os preparativos começam desde a Black Friday anterior. Fonte: (https://provu.com.br/).
I – Meio Ambiente
Nos dias 3 e 4 de novembro, no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, acontece o Zero Summit, o maior evento sobre descarbonização da América do Sul. Para o co-fundador do Zero, o piloto de Fórmula E e embaixador da ONU para o Meio Ambiente, Lucas Di Grassi, o evento é de suma importância e é preciso enxergar todo o grande potencial do Brasil. “Nossa matriz energética é renovável e a virada de chave acontecerá mais rapidamente com uma política adequada”, ressalta. O evento é aberto ao público, entrada gratuita, com inscrição em: (https://www.zerosummit.com). Também contará com uma área de expositores e terá todo o carbono compensado pela fintech ambiental Moss.
J – Prêmio Sakharov
O povo ucraniano, representado pelo seu presidente, Volodymyr Zelensky, seus líderes eleitos e a sociedade civil, recebeu o Prêmio Sakharov 2022, dado pela União Europeia, como o máximo reconhecimento pela liberdade de pensamento, informa o Parlamento Europeu nesta quarta-feira (19). Segundo a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, “o prêmio é para aqueles ucranianos que estão lutando em campo, por aqueles que foram forçados a fugir, por aqueles que perderam seus parentes e amigos, por aqueles que se levantam e lutam pelo que acreditam”. A entrega do prêmio está marcada para uma cerimônia em Estrasburgo no dia 14 de dezembro (ANSA).
K – Desafios para Startups
O Grupo Carrefour acaba de abrir inscrições para mais uma edição do Startup Jam. O projeto faz parte de um dos programas de inovação aberta que busca realizar provas de conceito remuneradas com startups, a fim de identificar potenciais parcerias e negócios, além de atender desafios estratégicos das unidades do Grupo. O foco para essa edição do programa se concentra nas áreas de Recursos Humanos e Property, unidade de negócios e gestão imobiliária. As startups podem consultar o regulamento necessário para participação e se inscrever pelos links: Àrea de RH no link: (https://lab368.
aevoinnovate.net/#/startup/invite/54502a7d-f53a-4321-91c1-eceadfd46ff). E na Área de RH, no link: (https://lab368.aevoinnovate.net/#/startup/invite/ce4f111e-0e04-4f91-b88f-821ad4a9f76).