Negócios em Pauta 19/11/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 18 de novembro de 2021

A – Semana da Cozinha Italiana

A cidade de São Paulo recebe, entre os próximos dias 22 e 28, evento para exaltar a gastronomia italiana. A capital paulista sediará a 10ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana, que irá propor uma viagem por sabores de todas as 20 regiões da Itália, a fim de revelar a riqueza culinária dos seus territórios. Realizado pelo Consulado Geral da Itália, com apoio da Accademia Italiana della Cucina, o evento levará ao público experiências à mesa inspiradas no modo de comer italiano, que divide a refeição em passos. “A boa cozinha faz parte do dia a dia dos italianos. Ela começa no mercado, com uma escolha de ingredientes definida pelo que a terra produz em cada época do ano”, explicou o cônsul, Filippo La Rosa. O evento contará com 20 restaurantes paulistanos para preparar menus das 20 regiões do país europeu, cada um deles representando os ingredientes, os sabores e a cultura gastronômica destas áreas (ANSA).

B – Feijão Carioca

A BRF é a única no Brasil a utilizar feijão carioca como proteína alternativa na elaboração de produtos plant-based. A partir da evolução das tecnologias disponíveis, a Companhia está constantemente em busca de novas formas para fortalecer o mercado nacional e, ao mesmo tempo, atender aos diversos perfis de consumidores que procuram alternativas à proteína animal. O grão já está presente na composição dos frangos da linha Veg&Tal, da Sadia: em cubos, em tiras e desfiado. Essa nova forma de pensar e consumir abre caminhos para outras fontes de proteína e amplia o protagonismo do tão conhecido feijão carioca, presente no dia a dia dos brasileiros, que junto a outros grãos, compõe o portfólio de produtos à base de proteínas vegetais oferecida pela BRF.

C – Refugiados Empreendedores

Grande parte dos refugiados no Brasil procura o empreendedorismo como forma de construir uma nova vida. Foi pensando em preparar esses donos de pequenos negócios que o Sebrae firmou uma parceria com a ACNUR para desenvolver ações de capacitação de refugiados empreendedores, tornando-se um dos parceiros na plataforma (www.refugiadosempreendedores.com.br), iniciativa que visa dar maior visibilidade aos negócios liderados por empresários refugiados no Brasil. A plataforma permite que inscreva seu negócio e divulgue seus produtos. Também estão disponíveis conteúdos e materiais de apoio para capacitação dos empreendedores, como cursos do Sebrae que podem ser realizados de forma totalmente on-line e gratuita.

D – Belas Trilhas

Começou a corrida para garantir uma vaga no 14º Transcatarina! A organização de um dos maiores encontros off-road do Brasil deu a largada para as inscrições do Transcatarina 2022. Pilotos e navegadores (e zequinhas) devem acessar o site (www.transcatarina.com.br) e escolher a categoria de interesse: competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light) e passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 01 e 02, Camping e Adventure 01, 02 e 03). Um dos pilares do evento é oferecer vários tipos de categorias a fim de atender a diferenciados perfis de público, seja quem gosta de competir no rali de regularidade, ou quer trilhas pesadas (Adventure), ou busca por um passeio mais radical (Passeio Radical) ou leve (Expedition), e até mesmo, para quem aprecia acampar no meio da trilha (Camping).

E – Brasil Bioeconomia

Estão abertas, até o próximo dia 26, as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Brasil Bioeconomia, organizado pela Associação Brasileira de Bioinovação. O prêmio objetiva divulgar novas ideias, facilitar novas parcerias e proporcionar uma plataforma valiosa para os empreendedores do biofuturo. Contemplará três categorias: Ideias, Start-Ups & Scale-Ups e Empresas Âncora. Podem se inscrever empresas, instituições e pessoas que tenham criado iniciativas disruptivas no cenário da bioinovação. A premiação acontece no dia 9 de dezembro, dentro do Fórum Brasil Bioeconomia 2021, que ocorrerá de maneira online. Os vencedores receberão um troféu pela iniciativa e o reconhecimento do setor. Inscrições e mais informações: (www.bioeconomia.com.br).

F – Caminhões a Gás

A Soluciona Logística, de São Paulo, adquiriu caminhões a gás da Scania para atuar nas sula rotas de longa distância. Além de atender aos requisitos cada vez mais rígidos sobre a poluição do ar e sonora nas cidades, o investimento aposta na tendência de adoção de tecnologias limpas e inovadoras para incrementar a rentabilidade da empresa no longo prazo. Os caminhões exibem um motor Otto de 6 cilindros, com 13 litros e 410 cavalos – com autonomia para rodar entre 400 e 500 km com o conjunto de cilindros cheios, dependendo da topografia da rota e da carga transportada. À diferença de seus congêneres a diesel, os veículos a gás contam com uma entrada de ar redesenhada para máximo desempenho, caixa de câmbio automatizada e uso de retarder de 670 hp para compensar a ausência do freio motor. Saiba mais: (www.soluciona.com.br).

G – Tecnologias Habilitadoras

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realiza entre os próximos dias 23 e 25, a sétima edição do seu fórum anual, com o tema “Rotas para o Futuro – Tecnologias Habilitadoras”, propondo um grande debate sobre o papel destas tecnologias para a indústria 4.0, com grande capacidade de transformação de produtos, serviços e comportamentos, como o Big Data, 5G, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Nuvem, Segurança Cibernética, entre outras. A edição 2021 do evento será 100% online e gratuita, aberta ao público, empresas, organizações, estudantes e comunidade acadêmica. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: (https://setimoforumatech.com.br).

H – Evento de Hospitalidade

A edição 2021 da Equipotel, que começa na segunda-feira (22), indo até quinta-feira (25), no São Paulo Expo, é a prova incontestável de que a indústria de hospitalidade no Brasil enxerga o cenário dos próximos 4 anos com forte otimismo. O maior evento de hospitalidade da América Latina está completo com 250 marcas participantes, apresentando novidades para toda a indústria da hospitalidade e expectativa de geração de 90 milhões de reais em novos negócios. Para garantir melhores oportunidades para expositores e compradores, o Business Center sediará oportunidades frente a frente com reuniões pré-agendadas. O conceito do espaço é trabalhar focado na necessidade e no perfil de cada comprador garantindo assertividade e economia de tempo nas negociações. Outras informações: (https://www.equipotel.com.br/pt-br/experiencias.html).

I – Sites Gratuitos

A Locaweb BeOnline, unidade de negócios dedicada a serviços digitais, lança a campanha ‘Ganhou tá ON’, que irá sortear 100 sites institucionais, desenvolvidos por parceiros da companhia, e um ano de hospedagem, tudo isso sem custo para o empreendedor. Com isso, a empresa busca incentivar a digitalização das micro, pequenas e médias empresas. Para se inscrever basta realizar o cadastro no site: (https://www.locaweb.com.br/) e responder a pergunta: “Como um site pode fazer a diferença no meu negócio?”. As 100 melhores respostas ganharão o prêmio. As inscrições vão até o próximo dia 28.

J – Tráfego de Dados

Um dos pioneiros na digitalização de processos e abolição do papel em processos judiciais, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) precisava modernizar sua infraestrutura para atender a demanda por alta disponibilidade da rede distribuída entre fóruns e comarcas. Tendo a segurança de dados como ponto central da estratégia, adotou firewalls da SonicWall para proteger o tráfego de dados gerado por 11 mil advogados cadastrados – que realizam em média 3 milhões de acessos aos processos por mês, em 39 comarcas. O ambiente atende, também, 3 mil usuários internos. O tráfego de dados e imagens do ambiente do TJTO é imenso: neste ano, por exemplo, já foram realizadas mais de 38 mil videoconferências e, desse total, mais de 600 audiências de custódia. Outras informações: (www.sonicwall.com/pt-br/).

K – Programação para Estudantes

Estudantes do ensino fundamental e médio podem participar da oficina online de programação SSPOT-VR – Uma Estação Espacial em Realidade Virtual para Treinamento em Programação, oferecida gratuitamente pelo ICMC da USP, em São Carlos. O objetivo é ensinar os princípios de programação dentro de uma estação espacial. Acontece nos dias 20 e 27 às 15h, e no dia 24 às 10 e às 15 horas, basta escolher uma das opções disponíveis. Para se inscrever é necessário preencher o formulário disponível neste link: (icmc.usp.br/e/d8310). As atividades serão online e gratuitas. A ideia é que os participantes utilizem um aplicativo para programar os movimentos de Mark, robô responsável pela estação de treinamento em programação no espaço.