Negócios em Pauta 19/06/2018

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 18 de junho de 2018

A – Mercado Pet

No próximo sábado (23), das 11h às 13h, na Arena de Economia Criativa, no Farol Santander (Rua João Brícola, 24 – 8º. andar – Centro), acontece a palestra de Chelsea Brownridge, cofundadora da americana Dog Parker, além de Carolina Rocha, CEO da nacional Pet Anjo. A mediação será de Eduardo Lopes, coordenador da Estação Hack. O Brasil é o terceiro maior mercado pet do mundo, em faturamento, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido. A Dog Parker, de Nova Iorque, é uma startup capaz de transformar qualquer lugar, em um bom local para receber os animais de estimação, garantindo conforto, bons cuidados e segurança. Ingresso: R$ 17,00 + mirante do 26º (www.ingressorapido.com.br) ou na bilheteria.

B – Setor Automotivo

Você tem dificuldade de encontrar estabelecimentos de confiança para consertar ou fazer uma revisão em seu veículo? E quando falamos em tirar alguma documentação, será que a situação fica mais fácil ou não? Essas são questões que ainda intrigam muitos condutores e foi buscando a solução quefoi criada a Menu do Carro, plataforma pioneira do setor automotivo que conecta motoristas a serviços locais, auxiliando a busca pela loja mais próxima e com base nas dicas, fotos, avaliações, promoções e comentários feitos por usuários que já tiveram alguma experiência.A plataforma funciona na cidade de São Paulo e disponibiliza mais de 40 serviços, com mais de 3 mil lojas registradas. O cadastro é gratuito. Saiba mais em (www.menudocarro.com.br).

C – Terceirização de Impressão

O gerenciamento mensal de 60 milhões de páginas impressas por 15 mil equipamentos instalados e administrados em mais de 5,2 mil localidades em todo território nacional, inclusive nas agências barco na região norte, faz parte de um dos maiores contratos globais de terceirização de impressão firmado pela Sonda, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, com a Caixa. Os serviços prestados diminuíram em 28% a complexidade de gestão da área de TI da Caixa neste processo, liberando, assim 72% de seus recursos para focarem no negócio, além de trazer 40% de redução de custo. Mais informações em: (www.sonda.com/br).

D – Pós em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar abriu inscrições no processo seletivo para o ingresso nos cursos de mestrado e doutorado em 2019. As inscrições seguem até o dia 20 de julho. O Programa tem sete linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática; Educação Escolar: Teorias e Práticas; Educação, Cultura e Subjetividade; Estado, Política e Formação Humana; Formação de Professores e outros Agentes Educacionais; História, Filosofia e Sociologia da Educação; e Práticas Sociais e Processos Educativos. Saiba mais no site (www.ppge.ufscar.br).

E – Programas de Diversidade

A maioria das empresas não possue programa de diversidade e não estão totalmente preparadas para lidar com o assunto. É o que revela levantamento inédito da Vagas.com, empresa de soluções tecnológicas de recrutamento e seleção, e Talento Incluir, que atua na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade por meio do mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa, a maioria dos profissionais de RH (60%) afirmaram que a empresa onde trabalham não possui um programa de diversidade. E aqueles que informaram que contam com a iniciativa (40%), as ações são voltadas, em sua maioria, a pessoas com deficiência (88%) e jovem aprendiz (84%). Outras informações: (www.vagas.com.br).

F – Crescimento Exponencial

Para Yuri Van Geest, co-fundador da plataforma educacional SingularityU Holanda e co-autor do livro Organizações Exponenciais, o fato comum entre empresas que tiveram crescimento exponencial [superior a dez vezes em um período de quatro anos] é a coragem de investir em algo radicalmente novo baseado em inteligência de informação. Nessa categoria, se encaixam Uber, Nubank, Waze, GE e Amazon. Van Geest estará na Amcham amanhã (20), como convidado especial do ‘CxO Fórum – Organizações Exponenciais e o papel da liderança’ a partir das 8h30, para compartilhar suas conclusões sobre tendências organizacionais e tecnológicas abertas pelas organizações exponenciais (ExO). Outras informações: (https://www.amcham.com.br/calendario/event?eventid=3267).

G – Projetos Fotovoltaicos

Muita gente conhece o aquecimento solar de chuveiros como forma de economia de energia elétrica. Mas energia solar vai muito além disso. A chamada energia solar fotovoltaica é a terceira mais importante fonte de energia renovável do mundo, em termos de capacidade instalada, sendo utilizada hoje em mais de 100 países. O sistema é simples: placas fotovoltaicas feitas de silício ou outro material semicondutor captam a luz solar, movimentando elétrons que geram eletricidade para a residência, estabelecimento comercial, indústria ou para o campo. O Banco do Brasil e WWF-Brasil criaram a ‘Calculadora de Projetos Fotovoltaicos’. A ferramenta analisa o potencial de economia na fatura de eletricidade e a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, proporcionados por um sistema fotovoltaico próprio. Veja em (www.eficienciaverdebb.com.br).

H – Mauricio e Cortella

A educação infantil, por meio da literatura em quadrinhos, está presente na 25ª Bienal Internacional do Livro, que acontece de 3 a 12 de agosto, no Anhembi. Em um encontro inédito, sobem ao palco da Arena Cultural BIC Mauricio de Sousa e Mario Sergio Cortella, para falar sobre a importância do pensamento para crianças. Durante o bate-papo, que acontece em 11 de agosto, às 11h, os autores irão abordar os assuntos em destaque de sua segunda obra em parceria, intitulada “Vamos pensar + um pouco?” (Editora Cortez). A conversa entre o filósofo e o pai da Turma da Mônica transitará em torno do ato de pensar, com o pensamento apontado como o ponto de partida para tudo que fazemos e, especialmente, como início do nosso entendimento de mundo. Outras informações: (www.bienaldolivrosp.com.br).

I – Copidesque e Revisor

A Universidade do Livro, da Fundação Editora da Unesp, oferece aos profissionais que trabalham com o texto a oportunidade de se atualizarem com o curso presencial ‘Preparação e revisão: o trabalho com o texto’. Dentre os assuntos abordados estão o trabalho do preparador de textos/copidesque e sua prática dentro de uma editora, as técnicas desenvolvidas no copidesque e na revisão de provas, a padronização e uniformização de critérios editoriais e os limites de intervenção do copidesque e do revisor visando ao aprimoramento do texto. As aulas acontecem entre os próximos dias 19 e 22, das 18h30 às 21h30. Outras informações: tel. (11) 3242-9555; ramais 502 e 503. E-mail: ([email protected]).

J – Eficiência Energética

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia abre inscrições para o Concurso Cultural que tem como objetivo premiar os melhores projetos para eficiência energética durante a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência 2018, que acontecem em 27 e 28 de agosto no Holiday Inn Parque Anhembi. A ideia é encontrar e divulgar propostas de soluções inovadoras na área, além de dar espaço e visibilidade a novos expoentes que revolucionarão o mercado de eficiência energética. Os trabalhos deverão ser submetidos pelo site (www.cobee.com.br) ou por e-mail ([email protected]) sob o título “Concurso melhores projetos de eficiência energética 2018”.