Negócios em Pauta 17 a 19/02/2024

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

A – Agricultores voltam a protestar na área arqueológica de Roma

Agricultores realizaram um novo protesto em Roma em uma tentativa de pressionar o governo da premiê Giorgia Meloni a atender reivindicações da categoria. Na semana passada, a primeira-ministra anunciou uma isenção de 100% no imposto de renda para agricultores com faturamento agrário de até 10 mil euros (R$ 53,6 mil) e de 50% para aqueles que ganham até 15 mil euros (R$ 80,4 mil), mas não foi suficiente para debelar as manifestações. Tratores chegaram a desfilar diante do Coliseu para chamar atenção para as demandas da categoria, mas o protesto principal aconteceu a poucos metros dali, no Circo Máximo, antigo estádio da era romana e que recebeu 1,5 mil manifestantes. Os cartazes exibiam frases como “Nosso trabalho não é um hobby” e “O trigo é o ouro italiano”, mas também críticas à carne sintética, produto já proibido no país. Assim como no restante da UE, os agricultores da Itália denunciam um suposto excesso de regulamentação ambiental no bloco, querem o fim das negociações do acordo comercial com o Mercosul e exigem mais políticas públicas para o setor (ANSA).

B – Centavos de Troco

A ZAMP®, máster franqueada das marcas Burger King® e Popeyes® no Brasil, ao longo de 2023, fortaleceu ainda mais o relacionamento com o Movimento Arredondar, estimulando os clientes em suas lojas a arredondarem os centavos de troco, o que proporcionou uma arrecadação total de R$ 5,3 milhões. Ao realizar uma compra nos restaurantes da rede, o cliente é convidado pelos atendentes a arredondarem os centavos de troco que são destinados às ONGs atendidas pelo Movimento Arredondar. Com uma média de 4,8 milhões de tíquetes arredondados, as ONGs já atenderam mais de 150 mil pessoas em projetos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Maranhão, Pernambuco e Goiás.

C – Piscinão no Morumbi

O governo de São Paulo e Prefeitura da capital deram início para uma série de obras no combate às enchentes em São Paulo. Serão investidos mais de R$ 450 milhões em um novo reservatório subterrâneo e na canalização de parte do córrego Antonico, no Morumbi, ao lado do estádio do São Paulo Futebol Clube. A construtora JOFEGE faz parte do consórcio que será responsável pela construção do piscinão, que terá capacidade para armazenar mais de 44 milhões de litros de água. A previsão é que a obra fique pronta em 2026 e beneficie mais de 1 milhão de moradores da região e locais com grande fluxo de pessoas, como o estádio e o clube social do São Paulo, o hospital Albert Einstein e as instituições de ensino Santo Américo e Visconde de Porto Seguro.

D – Busca por Livro

Um dia após o sucesso do desfile da Portela, escola de samba carioca que trouxe para a avenida um desfile baseado na obra de Ana Maria Gonçalves, ‘Um Defeito de Cor’, as buscas pelo livro subiram 1593%. É o que revela os dados do Buscapé, principal comparador de preços do Brasil, pertencente à Mosaico, empresa do Banco PAN. O livro, que chegou a ser o mais buscado na plataforma nos dias logo após o desfile, traz como protagonista uma mulher preta, que vem para o Brasil à procura do seu filho, um marco da literatura brasileira por usar fatos históricos para retratar a escravidão. O preço da obra, por outro lado, não teve tanta variação, com aumento mediano de 7,35%, podendo ser encontrado de R$ 73 a R$ 95.

E – Capacitação para Jovens

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada na inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, inicia as turmas de 2024 do seu Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho. A iniciativa oferece cursos gratuitos de capacitação para jovens de 14 a 22 anos de idade em busca do primeiro emprego, mas que ainda não se sentem seguros ou preparados para este momento. A entidade atenderá 5 mil jovens até o final do ano em todo o país. A iniciativa é oferecida em três formatos: FMT Presencial, nas diversas unidades do Espro em todo o país; FMT Online com Tablet, em que é enviado para a casa do jovem um tablet com chip para uso durante o curso; e FMT Online por Aplicativo. Inscrições no site: (https://fmt.espro.org.br/cadastrocurriculo#calendario).

F – Moda Responsável

O movimento Sou de Algodão, que visa estimular a moda responsável e o consumo consciente, e a Casa de Criadores, maior evento de moda autoral brasileira, se juntam, mais uma vez, para lançar o 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. A iniciativa, tem como objetivo dar oportunidade para os estudantes de moda de mostrarem sua criatividade, descobrindo assim, novos talentos do mercado. Os interessados têm até o dia 30 de abril para se inscreverem. Os interessados em participar devem realizar as inscrições no portal (https://desafiosoudealgodao.com.br/), podendo ser projetos individuais ou em duplas. Além disso, os trabalhos poderão ser dos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt à porter, fitness, homewear/loungewear ou streetwear.

G – Renda Fixa

A renda fixa registrou uma alta de 15% no número de investidores pessoas físicas em 2023, na comparação com o ano anterior. O salto é de 14,8 milhões para 17,1 milhões de cidadãos com aplicações nessa categoria. O resultado foi verificado na mais recente análise da evolução dos investidores na B3, a bolsa do Brasil, referente ao fechamento do quarto trimestre do ano passado. A maior procura por produtos de renda fixa também reflete no valor sob custódia (estoque), que foi de R$ 1,64 trilhão para R$ 2,1 trilhões – alta de 30%. Entre os destaques estão os produtos de dívida corporativa, como debêntures, notas comerciais, CRAs e CRIs. Juntos, eles tiveram crescimento de 35% no total de investidores.

H – Legends in Town

A XP e a Alvarez & Marsal trarão ao Brasil a grande empresária da mídia e do entretenimento e o maior ícone da TV americana, Oprah Winfrey, que será a grande estrela da primeira edição do Legends in Town, uma plataforma de eventos exclusivos que objetiva proporcionar um encontro com as maiores lendas do mundo dos negócios, política, entretenimento e esporte para experiências inéditas. O evento está marcado para o dia 10 de abril, no Golden Hall do WTC, em São Paulo, na primeira participação de Oprah em uma agenda institucional no país. A venda de ingressos para o público está disponível a partir de hoje pelo link: (https://legendsintown.com.br/).

I – Dispositivos Médicos

Com crescimento de 13,69% em relação ao ano anterior, as exportações brasileiras de dispositivos médicos totalizaram US$ 1,06 bilhão em 2023. O segmento de laboratório teve o maior crescimento (87%) registrado entre as verticais de dispositivos médicos. Já os aparelhos para filtragem de água foram, em 2023, o principal dispositivo médico exportado. Seguido pelas válvulas cardíacas, bolsas e sacos para uso médico, categutes esterilizados e os artigos e aparelhos ortopédicos. “Se deve, entre outros fatores, pelo crescimento das exportações destinadas a China, que em 2023 passou a ser o segundo maior consumidor dos dispositivos médicos fabricados no Brasil. Em 2022, o país ocupava apenas a 16° posição no ranking”, diz Larissa Gomes, gerente de marketing internacional da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos.

J – Agricultura Orgânica

A Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS) retomou com a sua trilha de aprendizagem, com a abertura de mais uma turma do curso Agricultura Orgânica. Esta será a primeira turma de 2024 da iniciativa educacional desenvolvida em uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Para este ano, estão previstos mais nove cursos pela EIS, incluindo uma versão em espanhol do curso de Gestão para Sustentabilidade Territorial. O portfólio de temáticas da Escola Internacional para Sustentabilidade inclui formações tanto no formato de Ensino à Distância quanto semipresenciais, todas 100% gratuitas. Também são produzidos uma série de conteúdos multimídia, como videocasts, infográficos e reels, para tornar o conteúdo técnico-científico de sustentabilidade mais acessível para toda a população. Saiba mais em: (https://www.instagram.com/eisustentabilidade/).

K – Diversidade e Inclusão

Reforçando seu compromisso para incentivar a diversidade e a inclusão, a Nissan anuncia novidades de acessibilidade em seu site corporativo (www.nissan.com.br ). O sítio eletrônico da marca japonesa passa a contar com novos plugins (personalizações ou alterações em programas de computador) para permitir que mais pessoas com diferentes tipos de deficiências possam acessar o conteúdo das páginas. Desde 2021, o endereço virtual da Nissan já conta com o tradutor virtual Hugo, que pode sinalizar mais de um milhão de palavras para pessoas surdas e deficientes auditivas e também ativa o leitor de textos para pessoas com baixa visão e outras deficiências visuais.