Negócios em Pauta 17/11/2023

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Curso gratuito de liderança a funcionários pretos

Em novembro, para marcar o Dia da Consciência Negra, a Descomplica Empresas, braço corporativo da Descomplica, maior plataforma de ensino digital do Brasil, está oferecendo inicialmente 100 bolsas a cursos gratuitos de liderança para profissionais negros de empresas que fecharem parcerias em projetos de equidade racial com a edtech durante o mês. A cadeia de valores da Descomplica se baseia na democratização do acesso ao ensino, e, há cerca de dois anos, esses esforços também são medidos no universo corporativo; por meio parcerias e ações sociais, a Descomplica Empresas visa melhorar todo o ecossistema, permitindo que outras marcas também melhorem seu impacto social e favorecendo grupos sub-representados. . Por meio da disponibilização das bolsas, a Descomplica promove diversidade no ambiente corporativo, facilitando a ascensão de pessoas pretas a posições de liderança (https://parceiros.descomplica.com.br/).

B – Concursos para Magistrados

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a criação do Exame Nacional de Magistratura para selecionar candidatos aos cargos de juiz em todo o país. A aprovação no exame será pré-requisito para participação nos concursos para magistrados. Os candidatos terão que obter nota mínima de 70% de acertos nas provas objetivas de ampla concorrência para serem aprovados. Candidatos autodeclarados negros e indígenas terão que obter nota mínima de 50%. O novo exame será composto por 50 questões objetivas de direito constitucional, direito administrativo, direitos humanos e formação humanística. As provas deverão ser realizadas uma vez por ano em todas as capitais de forma simultânea.

C – Oscar do Entretenimento

Em uma noite de celebração, no SeaWorld – Port of Call, em Orlando, na Flórida, a FG Big Wheel, recebeu o Prêmio Mauricio de Sousa, na categoria ‘Atração’, considerado o ‘Oscar do Entretenimento do Brasil’. A cerimônia de premiação foi durante o Adibra Internacional Networking, organizado pela Associação Brasileira de Parques e Atrações, que tem reconhecimento e representatividade no mundo do entretenimento. O prêmio, uma homenagem ao renomado cartunista brasileiro e personalidade no desenvolvimento da indústria de parques no Brasil, foi criado pela Adibra para valorizar inovações criativas em parques e atrações, e para fortalecer o setor de entretenimento em todo o país.

D – Novos Representantes

Os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) elegeram os seus novos representantes. O pleito de 2023 renova 1/3 do Plenário de cada um dos Regionais. Ao todo, era esperada a participação de cerca de 375 mil contadores e técnicos em contabilidade. Desse total, 238.419 profissionais participaram do pleito, o que representa 63,71% dos eleitores aptos a votar. O processo eleitoral aconteceu em todos os estados, na modalidade online, garantindo praticidade, segurança e confiabilidade à votação. Todo o pleito eleitoral foi acompanhado por uma empresa de auditoria independente, seguiu todos os princípios legais e ocorreu de forma segura, ética e transparente. Em São Paulo, a Chapa 2 foi eleita com 29.267 votos (41,5% do total).

E – Engage Experience

No próximo dia 22 (quarta-feira), das 9h às 19h30, no Arca Spaces (Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo), acontece a 5ª edição do evento Engage Experience 2023, focado em inovação, tecnologia e negócios em distribuição de TI. Com muita imersão em assuntos relevantes sobre transformação digital, tecnologias, soluções inovadoras e tendências, o evento contará com a participação de executivos de grandes marcas. Entre os palestrantes a jornalista Christiane Pelajo e o professor Clóvis de Barros Filho, doutor da ECA-USP, Murilo Gun, um dos pioneiros da internet no Brasil, e Gustavo Loyola, doutor em economia e diretor presidente da Tendências Consultoria. Inscrições e mais informações: (https://web.cvent.com/event/229da6f9-3d5e-4c79-a417-b2c94dabcc1a/register?RefId=Engage2023).

F – Camisas de Futebol

Amanhã (18), de 9 às 17h, o Museu do Futebol vai promover, em parceria com a X por Y Futebol, o Camisa na Rede, que deve reunir mais de 100 colecionadores de camisas de futebol, que vão expor suas peças, muitas delas raras. Durante esse dia as pessoas poderão também realizar troca de camisas, além de estar em um ambiente de socialização e conhecimento. O momento vai reunir os amantes do futebol e colecionadores de camisas, movidos pela paixão do esporte mais popular do Brasil. O evento é gratuito e será realizado na área externa do Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo.

G – Eficiência Tecnológica

A Mercedes-Benz está iniciando a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os veículos devem entrar em operação já no início de 2024. Ou seja, a fabricação em série do chassi de ônibus elétrico a baterias da marca já é realidade na linha de produção da moderna Fábrica 4.0 da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes.

H – Melhor do Mundo

Um vinho italiano de um dos homens mais ricos do Brasil foi eleito o melhor do mundo em 2023 pela revista americana Wine Spectator, referência no setor. Trata-se do Argiano Brunello di Montalcino da safra de 2018, o segundo de uma das mais famosas regiões produtoras da Toscana a alcançar essa honraria. O outro foi o Tenuta Nuova, da vinícola Casanova di Neri. Com sede em Montalcino, na província de Siena, a Argiano é de propriedade do bilionário brasileiro André Esteves, dono do BTG Pactual, e guiada pelo italiano Bernardino Sani. O Argiano 2018 é vendido por US$ 90, valor equivalente a cerca de R$ 440 (Ansa).

I – Parada Cardiorrespiratória

Diante de uma situação de urgência em que uma pessoa corre risco de vida, muitas pessoas não sabem quais atitudes tomar. Para ensinar os primeiros passos em um socorro até a chegada de um apoio especializado, a Prefeitura de Uberlândia desenvolveu o projeto “Guardiões do Coração”. É o primeiro de Minas Gerais neste formato e consiste em capacitar jovens das escolas da rede municipal em atendimentos de parada cardiorrespiratória. A primeira edição da capacitação de adolescentes de 12 a 15 anos das escolas municipais aconteceu na terça-feira (21), das 8h às 10h30, no ginásio da Arena Sabiazinho. Cerca de 200 alunos de seis escolas próximas ao ginásio participaram desta primeira edição.

J – Retorno Presencial

O mercado de escritórios na cidade de São Paulo registrou um aumento de 25,6% na absorção bruta, comparando o terceiro trimestre de 2022 com o de 2023. A absorção bruta no terceiro trimestre de 2023 cresceu 32,7% em relação à média trimestral dos últimos 3 anos. O resultado foi impulsionado pelos elevados percentuais de retorno presencial aos escritórios, aliados a um movimento de flight to value, em que empresas procuram ocupar escritórios de qualidade com valores mais competitivos. Os dados são da Pesquisa e Análise de Locação de Escritórios, divulgada trimestralmente pelo Secovi-SP em parceria com a CBRE

K – QI Acima da Média

A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, está intensificando ações para identificar pessoas com inteligência muito acima da média, ps “superinteligentes”. A entidade promove nos dias 25/11 e 2/12 novas rodadas de testes de admissão, com avaliação de quociente de inteligência (QI), em 17 cidades brasileiras: Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Vale do Aço (MG), Belém, Brasília, Campinas e Natal. As avaliações são destinadas às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior. Para inscrições, acesse o website: (http://www.mensa.org.br/).