A – Estaleiro brasileiro expande atuação no mercado norte-americano
O Grupo Armatti & Fishing, um dos principais nomes da indústria náutica brasileira, acaba de anunciar sua entrada no mercado dos Estados Unidos com a instalação da sua primeira filial fora do Brasil. A decisão faz parte de um plano estratégico para expandir a presença das marcas (Foto) Fishing Raptor e Armatti Yachts no competitivo mercado náutico norte-americano. A nova unidade norte-americana, que será chamada “Armatti & Fishing Corporation”, permitirá que as melhores novidades de tecnologia de ponta sejam enviadas dos Estados Unidos ao Brasil, o que vai garantir maior competitividade da marca no mercado internacional. A empresa será instalada em Fort Lauderdale, na Flórida, região de fácil acesso aos grandes centros náuticos.
B – Música Gospel
O Dia Nacional da Música Gospel passará a ser celebrado, anualmente, em 9 de junho. O presidente Lula sancionou o Projeto de Lei n° 3.090, que institui a data no calendário nacional. A proposta da lei é destacar a presença da música gospel na cultura e na religiosidade de milhões de brasileiros, além de valorizar esse gênero como uma importante manifestação cultural, reconhecendo a sua contribuição para ampliar a riqueza e a identidade musical do país. O dia escolhido faz referência ao nascimento da missionária sueca Frida Vingren (1891-1940), cantora, compositora e responsável pela criação de diversos hinos religiosos.
C – 90 Anos de Física
O Instituto de Física da USP (IF-USP) receberá o simpósio “90 anos de Física na USP: Revisitando o Passado e Pensando o Futuro”, entre os próximos dias 21 e 25, na Cidade Universitária, São Paulo. O evento coloca em debate a atuação do IF-USP nos três pilares da universidade: pesquisa, ensino e extensão. Contará com conversas sobre bolsas e financiamento, diversidade na ciência, avaliação da pós-graduação, memórias sobre a criação dos cursos do IF, relações entre pesquisa e inovação, entre outras atividades. A entrada é franca. Mais informações: (https://tinyurl.com/4wb9xber).
D – Setor Audiovisual
O Governo de São Paulo levará uma comitiva com dez empresas paulistas para o Ventana Sur, no Uruguai, um dos maiores eventos da América Latina do setor audiovisual. A missão empresarial, realizada pelo CreativeSP, acontece entre 2 e 6 de dezembro. Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP promove novos negócios, atrai investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural. Interessados devem consultar o regulamento e se inscrever pelo site: (https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/edicao-2024/).
E – Mobilidade Humana
Com o objetivo de reforçar a parceria estratégica entre a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Fundação Scalabriniana, ambas as organizações assinaram em Genebra uma Carta de Entendimento, que estabelece áreas prioritárias para maximizar a proteção e a assistência a pessoas forçadas a se deslocarem e apátridas nas Américas – com um enfoque especial em mulheres e meninas. Entre as áreas de cooperação estão o planejamento e a coordenação de atividades conjuntas para proteger e integrar as pessoas deslocadas à força e apátridas. Saiba mais: (https://scalabrinianfoundation.org/).
F – Limpeza Pública
O Instituto Valoriza Resíduos by ablp promove o 23º Seminário Nacional de Limpeza Pública (SENALIMP), no próximo dia 23, Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo. Reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater tecnicamente a gestão dos resíduos sólidos, com tecnologias para sua valorização, e cases sobre abordagens de processos de reciclagem, limpeza pública, saneamento e geração de energia renovável. Temas como: “Segurança no Controle dos Gases da Incineração do Lixo”, “Energia Proveniente de Resíduos”, entre outros. Mais informações: (www.ablp.org.br/23o-senalimp-seminario-nacional-de-limpeza-publica/).
G – Programa de Estágio
A Dexco, maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, dona das marcas Deca, anuncia a abertura das inscrições para seu programa de estágio, Geração D. Os participantes poderão vivenciar um ambiente industrial dinâmico, contribuir para projetos relevantes e ser parte de uma equipe que valoriza a inovação, a diversidade e o aprendizado contínuo. Podem se inscrever estudantes de diferentes cursos de bacharelado (de acordo com a área para estágio escolhida), com formação mínima de 2 anos para a conclusão. Inscrições e mais informações: (https://dexcogeracaod.gupy.io/).
H – Migrantes Venezuelanos
A Schneider Electric anuncia a doação de mais de 700 equipamentos de geração de energia solar para comunidades de indígenas refugiados no estado de Roraima. A ação, realizada por meio do Instituto Schneider Electric em parceria com o ACNUR e as empresas BIC, Prysmian, Volga e Novemp, beneficiará cerca de 3 mil refugiados e migrantes venezuelanos. A iniciativa integra o projeto “Business with Empathy”, realizado em parceria com clientes e parceiros, e visa proporcionar acesso à energia elétrica limpa e segura. Entre os produtos, estão sistemas de energia solar Homayas, lâmpadas e lanternas portáteis solares Mobiyas, além de lanternas de cabeça Mobiyas Front.
I – Voos Extras
A Latam vai operar no Brasil 2,3 mil voos extras domésticos e internacionais durante a alta temporada de verão entre 1º de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025. O incremento de voos com relação ao mesmo período do ano passado ano foi planejado para atender aproximadamente 7,9 milhões de passageiros que a companhia espera transportar na alta temporada 2024-2025, um volume que será 8% maior do que na alta temporada 2032-2024. Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, cujo aeroporto será reaberto na última semana de outubro, e Curitiba são os destinos brasileiros que devem receber mais turistas em voos da Latam na alta temporada.
J – Inovações para Barbearias
A Barber Week está prestes a iniciar sua edição de 2024, trazendo uma programação completa das principais tendências e inovações no setor de cuidados masculinos. O evento, que acontece em São Paulo, no Pro Magno Centro de Eventos, nos próximos dias 20 e 21, reunirá barbeiros, hairstylists, empresários e marcas de cosméticos para apresentar técnicas, produtos e serviços que prometem transformar o mercado no próximo ano. Um dos grandes destaques são as palestras exclusivas com profissionais que irão compartilhar técnicas e insights sobre o futuro da barbearia, entre elas, na área de técnicas de corte. Confira em: (https://barberweek.com.br/)
K – Interesse pela Costura
A Singer, principal empresa no mundo de máquinas de costura, identificou um crescimento expressivo no interesse pela costura entre as novas gerações, especialmente a Geração Z. Uma pesquisa revelou que 39% de seus consumidores têm entre 18 e 34 anos, sinalizando uma mudança no perfil de consumo. A pesquisa mostrou que a costura está presente em 36% dos lares brasileiros, o equivalente a 25 milhões de residências. Entre os consumidores, 69% são mulheres e 28% utilizam a máquina de costura como fonte de renda. O Nordeste se destaca como um polo importante da indústria têxtil no Brasil, concentrando 40% desse público.