Negócios em pauta 17/06/2020

A – Movimentação de Cargas

A Santos Port Authority, responsável por administrar o Porto de Santos, registrou receita líquida de R$ 246,3 milhões no primeiro trimestre, alta de 4,5% na base anual. O desempenho foi impulsionado pelo aumento de 3,9% na movimentação de cargas, que atingiu 31,6 milhões de toneladas no período, refletindo a robustez do agronegócio nacional, que demonstrou força apesar da pandemia. O esforço da Companhia em busca da sustentabilidade econômico-financeira, resultou em um lucro bruto de R$ 163,6 milhões no trimestre, alta de 9,9% sobre o mesmo intervalo de 2019.

B – Pescador Amador

Os pescadores amadores já podem fazer seu registro on-line, por meio do portal de serviços Gov.BR. A digitalização do serviço traz vários benefícios aos pescadores amadores, como agilidade no pagamento da GRU, que poderá ser por débito automático pelo Banco do Brasil, com liberação da Carteirinha Definitiva de forma mais rápida. A carteirinha virá com QRcode, o que facilitará a fiscalização. Para fazer o registro on-line, é preciso acessar o site: (www.gov.br/pt-br/temas/solicitar-registro-de-pescador-amador). As taxas anuais variam de R$ 20 a R$ 60, dependendo da categoria. Homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos são isentos de pagamento.

C – Data Center

A Ascenty, empresa líder no mercado de data centers na América Latina, anuncia o início das operações do terceiro data center em São Paulo. A infraestrutura tem um investimento de R$ 150 milhões em 3.000 m² de área construída e 4 MW de energia. Com essa instalação, a Ascenty contabiliza 22 data centers próprios no Brasil, Chile e México, sendo 15 em operação e sete em construção. A companhia mais que dobrou suas operações desde 2018, quando tinha oito unidades instaladas em território nacional. Este será destinado à atender clientes do varejo e operadoras de telecomunicações, em linha com a estratégia de ampliar a participação de médias e grandes empresas do segmento. Mais informações: (www.ascenty.com).

D – Online da Moda

O comércio eletrônico de moda cresceu 95% durante a pandemia, segundo pesquisa realizada pela consultoria Conversion. O estudo analisou as 50 principais lojas online do Brasil. Em maio, o crescimento da audiência dessas lojas foi de 51% em relação a fevereiro, mês anterior ao início do isolamento social devido ao coronavírus. Outros setores que cresceram, de acordo com a pesquisa, foram Eletrônicos (136,7%), Casa e Móveis (85,3%) e Cosméticos (40,8%). De acordo com Felipe Dellacqua, sócio da VTEX, o aumento da população em casa aumentou a ansiedade das pessoas e, por consequência, o aumento do consumo por impulso. Saiba mais: (www.vtex.com).

E – Indústria Moveleira

A Movelpar, a maior feira moveleira de 2021 e que acontece de 25 a 28 de janeiro no Expoara, em Arapongas/PR, se prepara para ser um evento totalmente voltado aos negócios que irão espelhar as novas necessidades de consumo do brasileiro, baseadas na ressignificação dos ambientes residencial e corporativo pós isolamento social. O evento ampliou os segmentos expositivos abrangendo, além do mobiliário, produtos de eletro e de decoração. Um dos focos é servir de cenário para a apresentação das soluções da indústria para as demandas dos consumidores criadas com o isolamento social. Saiba mais em: (https://movelpar.com.br/).

F – Regiões Turísticas

A Elo começa a segunda fase do projeto Elo do Bem. A iniciativa entrega cestas básicas em cartões pré-pagos para famílias cuja principal fonte de renda é o turismo, interrompido por conta das atuais medidas de restrição. A participação da sociedade é essencial para ajudar 11 mil famílias, por meio de doações no site (doare.net/elodobem). Na primeira fase, mais de 5,5 mil famílias foram atendidas em Porto de Galinhas, Península de Maraú, Jericoacoara, Pirenópolis, Chapada Diamantina, Morro de São Paulo e Pipa. A ação é parte do programa Elo Destinos, que investe em manutenções e melhorias em destinos turísticos, já tendo contribuiu com mais de R$ 20 milhões.

G – Roteiro Feminino

O Prêmio Cabíria acaba de anunciar a abertura das inscrições de sua próxima edição, através do site (www.cabiria.com.br). O quinto ano da iniciativa, destinada a celebrar e incentivar o protagonismo de mulheres no audiovisual, traz novidades como a criação da categoria “piloto de série documental”, além das já existentes: “longa de ficção”, “argumento infantojuvenil de longa de ficção” e “piloto de série de ficção”. Os roteiros e argumentos inscritos precisam ser de autoria feminina ou escritos em coautoria com roteiristas mulheres. Além disso, as narrativas devem contar com ao menos uma protagonista feminina. A temática é livre.

H – Troca de Carro

Segundo levantamento exclusivo da Auto Avaliar, plataforma de comercialização de seminovos e usados no País, o interesse dos consumidores brasileiros em trocar de carro chegou a dobrar entre abril e maio. Os consumidores submeteram para avaliação das concessionárias mais de 97 mil carros ofertados na troca por outro modelo neste mês de maio, um crescimento de 102% em relação a abril, com 48 mil avaliações realizadas. Para JR Caporal, CEO da Auto Avaliar, “com a queda na atividade econômica, os preços dos automóveis foram puxados para baixo, o que tem se tornado um atrativo a mais para os consumidores neste momento.

I – Fomento na Economia

Realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras, o Prêmio ABDE-BID de Artigos 2020 está com inscrições abertas até o dia 28 de agosto. Ppodem participar membros de universidades e de organismos de pesquisa, e funcionários das instituições do Sistema Nacional de Fomento. A ideia é unir diferentes setores em prol do desenvolvimento. Entre as Categorias: Desenvolvimento em debate; Especial Covid-19 e; Cooperativismo de Crédito. Inscrições e mais informações: (www.abde.org.br) ou (premio@abde.org.br).

J – Design Calçadista

A Killing S/A Tintas e Adesivos está adaptando o Prêmio Acesso – 3º Desafio Kisafix de Design Calçadista, tornando possível a sua continuação em meio aos desafios do momento atual. O objetivo, além do respeito e consideração aos inscritos, é seguir inspirando e fomentando o avanço do design calçadista brasileiro, em um momento de reinvenção e transformação das relações de trabalho e de desenvolvimento. Para isso, a data da segunda etapa do concurso, a entrega dos protótipos, foi prorrogada para 31 de julho. O anúncio do vencedor também ocorrerá de forma diferente, será divulgado no site (Kisafix.com/acesso), até o dia 18 de setembro.

K – Mercado do Futuro

O Brain, centro de inovação e negócios digitais do Grupo Algar, está com inscrições abertas para o Brain Summer Job. Seguindo o modelo americano de estágio de férias, ele tem duração de 60 dias e busca talentos interessados em uma experiência prática de aprendizado com negócios, métodos e tecnologias enquanto ainda estão na universidade. Os estudantes serão desafiados a entender um problema, definir uma solução, prototipar e validar a proposta desenvolvida – tudo à distância. Após, cada participante será direcionado para um squad, permanecendo por dois meses, com acompanhamento de mentores de negócio, métodos e de tecnologias, assim como feedbacks semanais. Inscrições até o próximo dia 21, em: (https://brain.gupy.io/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap