Negócios em Pauta 17/04/2024

em Negócios em Pauta
terça-feira, 16 de abril de 2024

A – Ciência na Itaipu: monitoramento de peixes no reservatório

Desde 1997, a Usina Itaipu tem um programa de monitoramento da migração de peixes no reservatório e sua área de influência, baseado em técnicas de marcação e recaptura, com pequenas variações no tipo de marca empregada ao longo do tempo. De lá para cá, foram marcados 58.791 peixes de 77 espécies. O principal propósito do projeto é compreender os padrões espaço-temporais de dispersão das espécies, bem como considerar dados de peso e comprimento dos indivíduos nos momentos da captura e/ou marcação e recaptura, bem como o intervalo de tempo entre os dois eventos. Esse trabalho da bióloga Caroline Henn, da Divisão de Reservatório, foi apresentado no Congresso Brasileiro de Zoologia, no final de fevereiro. De acordo com o estudo, cada peixe marcado foi medido e pesado no momento da marcação e solto imediatamente ou poucos dias após o procedimento. O banco de dados das recapturas foi feito com base em informações de pescadores do Lago de Itaipu, como peso, comprimento do peixe e data da recaptura (AI/Itaipu).

B – Desenvolvimento de Software

A DIO, plataforma open education de tecnologia, em parceria com a Avanade, consultoria de tecnologia e líder global em serviços do ecossistema Microsoft, anuncia o lançamento do Coding The Future Avanade – .NET Developer. Uma oportunidade para pessoas que já sabem lógica de programação embarcarem em sua primeira linguagem e profissionais back-end que já dominam alguma linguagem, mas querem se desenvolver em .NET e C# (C sharp). O Bootcamp é gratuito e tem duração de 12 semanas. Os participantes aprenderão na prática os principais conceitos para desenvolvimento de software com C# e um profundo aprendizado sobre a plataforma .NET, da Microsoft. Inscrições: (https://www.dio.me/bootcamp/coding-future-avanade-net-developer).

C – Ciência de Dados

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) debaterá sobre as mulheres na vanguarda da Ciência de Dados Aplicada, no próximo dia 22, (segunda-feira) às 18h. A Ciência de Dados é uma análise avançada no campo da inteligência artificial, que combina técnicas de machine learning e de data analytics e visualization em aplicações para conhecimentos estratégicos. No mundo das finanças e dos negócios, como nas fintechs e em marketing analytics, o processo de tomada de decisão é otimizado ao ser baseado em análise acurada de dados e de evidências. Os interessados em participar devem se inscrever em: (https://evento.fgv.br/webinarmastertalksmulheres
cienciaedados2204/
).

D – Workshops e Networking

A 14ª edição da Semana da Computação acontece entre os próximos dias 22 e 26, no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP), na capital paulista. O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimento e experiências entre ingressantes, veteranos, pesquisadores, docentes e profissionais da área, mas todas as atividades são abertas ao público geral. Serão oferecidas palestras, workshops, competições e networking, tudo envolvendo temas da computação. As atividades abordarão temas como ChatGPT, bigtechs, criptografia, empreendedorismo, doutorado no exterior, inteligência artificial, machine learning, entre outros. Mais informações: (https://symcomp.ime.usp.br/semana#inicio) ou pelo e-mail ([email protected]).

E – Excelência em Economia

O Conselho Regional de Economia de SP abriu as inscrições para o “XXVII Prêmio Corecon-SP de Excelência em Economia – Concurso de Monografia 2024”, dedicado aos profissionais recém-formados. O Prêmio foi idealizado para incentivar os estudantes à pesquisa de cunho prático, científico e acadêmico, além da busca pela excelência e valorização da profissão de Economista. As inscrições vão até o dia 12 de julho, e cada universidade do estado de São Paulo pode concorrer com um trabalho – as monografias de conclusão de curso devem ser do ano letivo anterior ao ano do concurso. O edital está disponível no site (https://coreconsp.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/Regulamento-Concurso-Monografia-2024.pdf).

F – Saúde e Ciência

O Prêmio Roche, realizado em conjunto com a Fundação Gabo, está recebendo trabalhos de jornalismo sobre saúde e ciência veiculados na América Latina, Espanha e EUA, em espanhol e português. Os trabalhos devem ter sido publicados ou exibidos entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023. As reportagens inscritas devem abordar um dos seguintes temas: Desafios enfrentados pela saúde; Prevenção, diagnóstico e cuidados primários; Inovações para a saúde; Reformas políticas para melhorar os cuidados de saúde Mulheres e saúde; e Ações comunitárias em prol da saúde. Os vencedores e finalistas de cada categoria serão convidados para a cerimônia do Prêmio Roche, que acontecerá em outubro de 2024 em Miami. Saiba mais: (https://inscripciones.fundaciongabo.org/).

G – Feira de Lingerie

Reunindo 200 expositores da indústria do vestuário e têxtil, a Fevest Trend 2024 está confirmada para o período de 25 a 27 de junho, no Nova Friburgo Country Clube, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. No evento, que chega à sua 33ª edição, são apresentadas, anualmente, as principais tendências no mundo da lingerie, moda praia, fitness e matéria-prima. Uma feira de abrangência nacional, projetada para unir moda, sustentabilidade, tecnologia e beleza, o evento traz mais conceito para lançar tendências para o mundo. Reconhecida como a maior feira de lingerie realizada na América Latina, a iniciativa é voltada para empresários, compradores, fornecedores e entidades ligadas à cadeia têxtil de todo Brasil. Programação e inscrições poderão ser conferidas no site: (https://fevest.com/).

H – Sebrae de Jornalismo

As inscrições para a 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo já começaram e serão encerradas no dia 3 de junho. O concurso vai premiar os melhores trabalhos que tratem do universo do empreendedorismo em quatro categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. A novidade deste ano é a criação da categoria especial Jornalismo Universitário, que vai reconhecer a produção jornalística desenvolvida no âmbito acadêmico por estudantes de Jornalismo de instituições de ensino superior de todo o Brasil. O prêmio terá etapas Estadual, Regional e Nacional. Os detalhes do regulamento podem ser conferidos no site (www.premiosebraejornalismo.com.br).

I – Matchmaking com Startups

A Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, abriu inscrições para a quarta edição do Ocyan Waves Challenge, programa de matchmaking com startups para a resolução de desafios internos da companhia. O foco do programa será buscar soluções que ajudem a melhorar a experiência do nosso integrante em processos internos a partir da conexão com startups maduras. O cronograma é organizado em oito fases, a serem realizadas ao longo do ano, incluindo Scouting (busca ativa das startups), Pitch Week (apresentação das empresas e suas soluções). As startups interessadas têm até do dia 17 de maio para acessar as informações do programa e cadastrar suas propostas pelo site (https://ocyanwaves.com/).

J – Transformação Digital

Região de forte relevância na economia brasileira e berço de variadas indústrias, o Grande ABC receberá nesta sexta-feira (26) a Jornada de Transformação Digital. O programa, uma parceria da Fiesp, Senai-SP e Sebrae-SP, oferece consultorias e treinamento gratuitos para empresas industriais com faturamento de até R$ 8 milhões por ano. Ocorrerá em São Caetano do Sul e é gratuito para as empresas. Com o objetivo de modernizar e automatizar os processos produtivos das micro, pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo, o encontro entra em seu terceiro ano de implementação com a adesão de 15 mil empresas e ganhos de produtividade de 40% em média, além de um aumento de mais de 10% no desempenho energético. As inscrições podem ser feitas pelo link: (www.sp.senai.br/evento-grande-abc).

K – Steel Frame

Reconhecido como a principal plataforma para apresentação de soluções inovadoras, experiências impactantes, novas oportunidades de negócios e debates, o 7º Congresso Latam Steel Frame & Construção Industrializada traz uma programação com temas e cases imprescindíveis para o segmento. O evento será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no Anhembi, em São Paulo). O encontro reúne especialistas, profissionais da construção, empreendedores, indústria, setor imobiliário e toda a cadeia produtiva envolvida nesse setor. O encontro permite conhecer e explorar os sistemas construtivos mais eficientes, sustentáveis e inovadores como Light Steel Frame, Wood Frame, Construção Modular e Drywall. Saiba mais em: (https://congressosteelframe.com.br/).