A – Serviços nos Bairros
Para auxiliar os pequenos negócios durante o isolamento social, a Claro enviará, a partir da próxima semana, notificações por push, baseadas em geolocalização, para seus clientes com sugestões de comércios e serviços disponíveis nos bairros. Os comerciantes que desejarem participar do “Push do Bem”, devem se cadastrar por meio do site (http://claro.pushdobem.com.br/). Com o serviço, pequenos comércios e negócios terão a facilidade de enviar notificações com até cinco imagens de seus produtos e serviços para o público de sua região. O cliente que receber o push terá ainda a possibilidade de realizar seu pedido por ligação telefônica ou mesmo por WhatsApp.
B – Ventiladores Pulmonares
A Hering, sensibilizada pela crescente propagação da COVID-19, desenvolveu uma coleção especial, denominada “Camisetas com Amor”, que destina 100% do lucro das vendas das peças para a compra de ventiladores pulmonares. Diante das recomendações de distanciamento social, a empresa propõe um grande abraço virtual, por meio de mensagens de positividade, carinho, inspiração e empatia, estampadas em camisetas com os dizeres “Contando os dias pra te ver de novo”, “Vai ficar tudo bem”, “Não há saudade que sempre dure, nem distância que nunca acabe” e “Saudades de você”. As camisetas estão disponíveis no site (www.hering.com.br) e nas redes sociais da Hering (@hering_oficial).
C – Financiamento de Pesquisas
Estão abertas as inscrições para o Edital de Equidade Racial na Educação Básica, que financiará pesquisas e reconhecerá artigos científicos que apontem soluções para a redução das desigualdades étnico-raciais e de gênero nas escolas. Realizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e Itaú Social, o valor total de investimentos é de R$ 3 milhões. O edital busca articular e mobilizar escolas, redes, coletivos, centros de pesquisas e Ongs para viabilizar e fortalecer estratégias de enfrentamento das desigualdades raciais e de gênero na educação. As inscrições estão abertas no site do edital (editalequidaderacial.ceert.org.br).
D – Comprou, Doou!
A Mallory, uma das principais produtoras de eletroportáteis do país, lança a campanha “comprou, doou” que pretende trabalhar de maneira consciente a comercialização dos seus produtos, valorizando a responsabilidade social e o cuidado com o próximo. A ação consiste na dinâmica de: a cada ventilador comprado pelo e-commerce da Mallory, (www.mallory.copm.br) outro será doado para instituições como o Lar Torres de Mello e a Santa Casa de Misericórdia, no Ceará, e o Instituto Pro Saber, em São Paulo, que trabalham diretamente com crianças e idosos. A Mallory atende nacionalmente, por isso a campanha vale para todo o território brasileiro.
E – No Litoral Norte
Instituto Verdescola, fundado por Maria Antonia Civita, está mobilizando voluntários e promovendo dezenas de ações como doação de cestas básicas, campanhas de vacinação, distribuição de álcool gel e confecção de máscaras para atender milhares de famílias em São Sebastião. A organização atende diariamente 1,2 mil crianças, jovens e adultos em cursos de contraturno escolar, de qualificação profissional, além de projetos de cultura, esporte e programas socioambientais. A primeira doação angariou suprimentos para 850 famílias e mobilizou cerca de 30 pessoas para administração, logística e entrega. Informações para as doações em: (http://verdescola.org.br/como-apoiar/doe-para-a-verdescola/).
F – Enfrentando a Crise
Os donos de pequenos negócios que buscam orientação sobre como enfrentar esse momento de crise econômica causado pelo avanço do coronavírus ganharam mais um canal de apoio do Governo Federal. Já está disponível, na internet, a página “Vamos Vencer”, desenvolvida pelo Ministério da Economia. O objetivo é sanar, ao máximo, as dúvidas dos empresários e mantê-los atualizados. Em formato de perguntas e respostas, a página orienta empreendedores dos segmentos da indústria, comércio e serviços sobre as medidas tomadas pelo governo durante a pandemia. Os perfis de acesso foram divididos pelo porte da empresa. Saiba mais em: (https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/covid-19).
G – Programa de Estágios
A Elanco Saúde Animal, uma das maiores empresas do segmento no mundo, acaba de abrir seu Programa de Estágios para 2020. As vagas são voltadas a alunos de todas as universidades matriculados nos cursos de administração, comércio exterior, ciências contábeis, economia, engenharia, recursos humanos, jornalismo, comunicação, marketing, relações internacionais, medicina veterinária, zootecnia e cursos afins e que estejam a, pelo menos, dois anos de serem concluídos. Não é exigida qualquer experiência profissional prévia, apenas conhecimentos em pacote Office e inglês – que pode variar desde o conhecimento básico ao avançado, dependendo da vaga em questão. Interessados devem acessar o site (www.bettha.com), pesquisar por “Elanco”.
H – Banco de Talentos
Com a missão de fomentar o setor, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), entidade sem fins lucrativos que representa o ecossistema brasileiro de startups, anuncia a criação de uma ferramenta para ajudar profissionais e empresas a se conectarem no mercado de tecnologia. O Abstartups Jobs é um banco de talentos digital gratuito tanto para profissionais que buscam recolocação se cadastrarem quanto para startups que estão a caça de talentos. “Trata-se de mais um pilar de atuação diante do atual cenário de pandemia que vivemos para que possamos superar e sair ainda mais unidos”, ressalta do diretor executivo da entidade, José Muritiba. Para cadastro, acesse: (http://absjobs.netlify.app/).
I – Demissão Responsável
Empresários começaram a ceder aos impactos que o período da quarentena tem trazido aos negócios, e passaram a demitir parte de suas equipes. Para dar ferramentas às empresas que têm essa visão responsável no momento das demissões, o trampos.co, plataforma que conecta talentos de comunicação e tecnologia às empresas, desenvolveu o trampos Offboarding Kit, um pacote de serviços para que as empresas possam auxiliar os colaboradores na rápida recolocação no mercado de trabalho. São oferecidos: consultoria para construção de currículos que atraiam mais recrutadores; priorização desses profissionais na lista de candidatos nas vagas disponíveis na plataforma; e treinamentos online para atualização e recapacitação (https://trampos.co/).
J – Anticorpos Neutralizantes
Um grupo de pesquisadores do Instituto Butantan trabalha no desenvolvimento de um produto composto por anticorpos para combater o novo coronavírus. Os anticorpos monoclonais neutralizantes, como são chamados, serão selecionados de células de defesa (células B) do sangue de pessoas que se curaram da COVID-19. A ideia é encontrar uma ou mais dessas proteínas com a capacidade de se ligar ao vírus com eficiência e neutralizá-lo. As moléculas mais promissoras poderão, então, ser produzidas em larga escala e usadas no tratamento da doença. O projeto utiliza uma plataforma criada para o desenvolvimento de anticorpos monoclonais (mAbs) humanos para diferentes doenças, que está em fase avançada para obtenção de anticorpos monoclonais para o tratamento de zika e tétano.
K – Negócios em Portugal
Na quinta-feira (23), das 9h às 13h, o escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, promove o webinar online ‘Negócios em Portugal – Como empreender em Portugal’. O seminário conta com palestras e debates sobre como empreendedores brasileiros devem explorar esse mercado, além de detalhar o ambiente de negócios do país europeu. Entre os temas abordados, serão exibidos cases práticos de empreendedores, metodologias, análises do mercado português e questões jurídicas relevantes para empreendedores que irão ingressar no mercado português. Link de inscrição: (http://bit.ly/3eh9Xo4).