Negócios em Pauta 17/01/2025

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

A – São Sebastião: um dos melhores destinos de viagem

São Sebastião, no litoral de São Paulo, aparece em terceiro lugar em lista da revista inglesa Time Out dos 24 destinos turísticos mais “subestimados” do mundo. O município paulista aparece ao lado de lugares em diferentes países, como Colômbia, Tunísia, Vietnã e Canadá. A revista costuma divulgar listas de melhores locais para se visitar e nesta lista indicou locais considerados “fora do óbvio”. São Sebastião é citada como “lar de uma série de praias de areia ridiculamente perfeitas e um canto tranquilo do sudeste do Brasil, sendo o refúgio ideal para amantes da praia, praticantes de kitesurf e mergulhadores” (foto). Completando o top 3, está a cidade de Finlândia, na Colômbia, em primeiro lugar, e em segundo a região do Sul da Tunísia (Agência SP).

B – Curso para Empreendedores

Pessoas maiores de 16 anos que desejam abrir o próprio negócio ou que já são empreendedores terão acesso a uma nova oportunidade de capacitação. O curso gratuito ‘Fábrica de Negócios’, iniciativa da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) está abrindo 390 vagas distribuídas em diferentes regiões da cidade. As aulas, com início em 10 de fevereiro, acontecerão em diversos espaços na da cidade. Ao longo do ano, somando todas as edições, serão disponibilizadas 5.100 vagas. Saiba mais em: (https://adesampa.com.br/cursos/).

C – Setor Farmacêutico

Entre os dias 18 e 20 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece a 19ª edição Conexão Farma 2025, reunindo profissionais, distribuidores, indústrias e varejistas promovido pela Abradilan, com mais de 170 expositores trazendo soluções inovadoras para o mercado. Serão apresentados temas sobre como adaptar a farmácia do presente ao futuro, levando em consideração aspectos estratégicos, de processos e o envolvimento das pessoas. Saiba mais: (https://www.abradilan.com.br/conexao-farma-25/).

D – Iniciativas Culturais

O Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025 inicia mais cedo a sua primeira etapa, recebendo indicações do público geral. Qualquer pessoa pode indicar iniciativas culturais realizadas no estado, no ano de 2024. Serão, ao todo, 12 prêmios em dinheiro, no valor de R$ 35,5 mil cada. As categorias: Arte para crianças; Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Incentivo à leitura; Iniciativas culturais – Setor Público; Iniciativas culturais – Terceiro Setor; Museus e centros culturais; Música; Teatro; Valorização do patrimônio cultural; e Instituição Cultural. Confira em: (https://www.cultura.sp.gov.br/premio-governador-do-estado/).

E – Design e Tecnologia

Nos próximos dias 21 e 22, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, acontece a ’31ª edição do Inspiramais’, salão que lançará mais de mil materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, tapeçaria automotiva, móveis e bijuterias. A novidade no rol dos espaços será o Open Design Independente, com foco em negócios B2C, ou seja, voltado para o consumidor final, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores. Saiba mais: (https://www.inspiramais.com.br/).

F – Parcerias Estratégicas

A inovação aberta, estratégia que conecta empresas, startups, universidades e centros de pesquisa, em busca de soluções conjuntas, vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Para ajudar as empresas a entenderem todas as vantagens dessas parcerias estratégicas, a G.A.C. Brasil, consultoria de inovação que faz parte do G.A.C. Group, acaba de lançar um e-book gratuito sobre o tema. O material faz uma análise das vantagens e fornece dicas para implementação da inovação aberta. O guia pode ser baixado no link (https://www.group-gac.com.br/e-book-inovacao-aberta/).

G – Empreendedorismo Social

Jovens que estão promovendo mudanças em suas escolas ou comunidades têm agora a oportunidade de ampliar seu impacto e inspirar outras pessoas a agir. A Ashoka, organização pioneira no campo do empreendedorismo social, vai reconhecer novos Jovens Transformadores em 2025 e convida pessoas entre 13 e 19 anos a integrar um movimento global onde todos praticam a empatia e se reconhecem como agentes de mudança. Inscrições e mais informações, acesse: (https://www.ashoka.org/pt-br/program/jovens-transformadores-ashoka).

H – Padeiros e Confeiteiros

Até o próximo dia 29, jovens de baixa renda de 18 a 29 anos podem se inscrever para as novas turmas do ‘De Grão em Pão’, projeto da Fundação Bunge que oferece cursos gratuitos de panificação e confeitaria. Neste ano, além de São Paulo), Duque de Caxias (RJ) e Recife, a iniciativa chega a duas novas cidades: Brasília e Belo Horizonte), com turmas específicas para cada uma das especializações, em parceria com o Senai. Para concorrer a uma vaga, os interessados devem preencher o formulário referente à sua cidade disponível no site (https://fundacaobunge.org.br/).

I – Exportação de Veículos

O portfólio da Volkswagen do Brasil também é um grande sucesso na América Latina. Destaque perante o mercado, a Volks exportou 90.142 unidades em 2024, um número 43% maior do que o volume de embarques da marca em 2023 (62.834 unidades). No mesmo período, as exportações de veículos leves no setor automotivo brasileiro caíram 1,6%. O resultado positivo consolida a vocação da Volkswagen como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades já embarcadas em seu histórico.

J – Megafone de Ouro

As campanhas e ações para marcas e as agências e profissionais que mais se destacaram no último ano já podem ser indicados para a edição de 2025 do Prêmio Live, um dos mais prestigiados do mercado de brand experience da América Latina. Podem participar cases realizados por empresas de Live Marketing e Brand Experience entre 01/01/2024 e 31/03/2025, bem como agências e profissionais que forem diretamente indicados pelo mercado, para concorrerem ao disputado Megafone de Ouro. Saiba mais: (https://premiolive.com/login).

K – Movimento nos Aeroportos

A Aena, operadora aeroportuária do Brasil, alcançou um marco histórico em 2024, registrando um recorde de mais de 438 milhões de passageiros em sua rede global de aeroportos. Nos 17 aeroportos administrados pela empresa, foram mais de 43,3 milhões de passageiros movimentados, um crescimento de 5,6% em relação ao ano anterior. Foram mais de 480 mil pousos e decolagens, alta de 5%. Em média, os aeroportos administrados pela concessionária no Brasil movimentam cerca de 120 mil passageiros e realizam 1.315 voos diariamente.