Negócios em Pauta 16/10/2024

em Negócios em Pauta
terça-feira, 15 de outubro de 2024

A – Zoológico de São Paulo inaugura Acqua Safári

O Zoológico de São Paulo está com uma nova atração: o Acqua Safári. Um passeio de barco que oferece uma experiência única no Lago São Francisco, que faz parte do Zoo SP. Os visitantes podem admirar a Ilha dos Primatas com 5 espécies de macacos, como o macaco-aranha-de-cara-branca e ainda observar mais de 14 espécies de aves, entre as quais migratórias. O Acqua Safári é uma embarcação ecológica silenciosa. Ele navega a uma velocidade máxima de 5 km/h e foi projetado para não impactar a fauna local. O passeio dura cerca de dez minutos e é realizado com educadores ambientais a fim de promover uma reflexão sobre a preservação. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Zoo São Paulo e custam R$29,90.

B – Bares e Redtaurantes

O setor de bares e restaurantes voltou a sofrer uma retração de 4,0% no volume de vendas em setembro, em comparação com o mês anterior, de acordo com o Índice Abrasel Stone. Isso reflete um momento de oscilações no segmento, mas com potencial de recuperação nos próximos meses. Entre os 24 estados analisados, Roraima foi o único a registrar crescimento, com uma leve alta de 0,8% nas vendas. Já os estados do Maranhão e Piauí tiveram as quedas mais acentuadas, de 6,7% e 6,5%, respectivamente. A retração também foi significativa nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para o Rio Grande do Sul (5,3%) e São Paulo (3,9%).

C – Pedágios Eletrônicos

O Conselho Nacional de Trânsito bateu o martelo e definiu as regras para o funcionamento do novo sistema de pedágios eletrônicos que vai ser instalado nas rodovias. Conhecidos como “free flows”, a tecnologia acaba de uma vez por todas com as cabines e cancelas, fazendo a viagem durar menos sem pegar as filas nas paradas. O valor das tarifas vai ser debitado numa plataforma que centraliza os dados e placas, e os motoristas vão ter 30 dias para pagar. O free flow tem menos custo, já que não precisa de funcionários nem de grandes estruturas. Além disso, a ideia é que a cobrança seja feita por km rodado, paga apenas pelo trecho usado (The News).

D – Leilão dos Correios

Os Correios vão promover, nos dias 4 e 5 de novembro, leilão eletrônico para venda de itens considerados refugo. Trata-se de objetos que tiveram as tentativas de entrega frustradas, cuja devolução ao remetente não foi possível e que não foram reclamados pelo destinatário nem pelo remetente no prazo estipulado que é de 90 dias. Serão alienados utensílios do lar; bijuterias; livros, revistas e outros objetos relacionados à cultura; peças e acessórios para veículos; vestuário; artigos infantis e equipamentos diversos. O leilão será on-line, por meio do endereço (www.licitacoes-e.com.br), identificado pelo nº 1052752.

E – Direito Previdenciário

Nos próximos dias 24 e 25, o Centro de Convenções de Salvador será o ponto de encontro de grandes nomes de profissionais da área do Direito durante o Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário 2024, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). reunirá especialistas, advogados e estudiosos da área para discutir as transformações e os desafios no âmbito previdenciário. É um dos mais tradicionais eventos da área. Uma oportunidade para advogados e profissionais do setor trocarem experiências, expandirem suas redes de contato e atualizarem-se sobre as novidades legislativas e jurisprudenciais. Saiba mais: (www.financasjuridicas.com.br).

F – Cerveja e Chope

Nos últimos cinco anos, o Rio de Janeiro registrou um aumento de 27% na quantidade de empresas na atividade de fabricação de cervejas e chopes. No total, o estado tem 195 empresas, sendo 62% microempresas, 27% empresas de pequeno porte e 11% são médias e grandes empresas. É o que mostra sondagem do Sebrae Rio, com base nos dados da Receita Federal. A Região Metropolitana concentra 35% das empresas produtoras de cervejas e chopes. A Região Serrana vem na sequência com 24%, seguida do Médio Paraíba com 14%, Centro-Sul com 9%, Região dos Lagos com 6%, Norte Fluminense com 5%, Noroeste com 4% e Costa Verde com 3%.

G – Carro Voador

O BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 500 milhões para a Eve Air Mobility (Eve) desenvolver a unidade de produção do eVTOL (carro voador). Com recursos do programa BNDES Mais Inovação, a unidade será instalada em Taubaté (SP). Com uma produção total esperada de até 480 aeronaves por ano, a Eve planeja expandir a capacidade de produção do local em uma base modular, em quatro fases de 120 aeronaves cada. As aeronaves utilizam oito rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem nenhuma alteração na posição desses componentes durante o voo. Saiba mais: (https://www.eveairmobility.com/).

H – Setor Solar do Nordeste

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) vai reunir, no próximo dia 31, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, empresários, autoridades públicas, consultores, agentes e especialistas para uma série de debates sobre avanços e as perspectivas da energia solar no Nordeste e no País. Trata-se do Absolar Meeting Nordeste, evento que discute os desafios regulatórios, as novas oportunidades de negócios e investimentos para as companhias do setor, tanto no âmbito nacional quanto no desenvolvimento regional. Inscrições e mais informações: (http://absolarmeeting.org.br/).

I – Jovens Talentos

A Acciona, empresa global que desenvolve e constrói soluções de infraestrutura sustentáveis, acaba de abrir o período de inscrições ao iXPA – Programa Internacional de Experiência em Administração de Projetos da companhia, com foco em engenharia. Ao todo, 50 recém-graduados serão selecionados para o programa, que oferece diploma de especialização com certificação dupla da USP e da Universidade Politécnica de Madrid para Engenharia Civil. Mais informações: (https://acciona.wd3.mywork
dayjobs.com/es/ACCIONA_Employment_Channel/job/So-Paulo/PROGRAMA-ACCIONA-iXPA-2025_20069821
).

J – Agronegócio Equino

A Esalq da USP receberá a terceira edição do Encontro do Agronegócio Equino nesta sexta-feira (18), em Piracicaba. Com o tema “Terapia assistida com cavalos: aspectos políticos, econômicos e administrativos”, o evento disseminará conhecimentos político, econômico e administrativo relacionados aos centros de equoterapia. São oferecidas 90 vagas. Inscrições pela página do encontro: (https://doity.com.br/iii-encontro-do-agronegocio-equino). Mais informações: (https://tinyurl.com/y38d733e).

K – Setor de Construção

Nos dias 26 a 28 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o Sinaenco – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva promove o 7º Congresso Internacional A ERA BIM, que reunirá especialistas e profissionais de destaque para discutir a transformação digital no setor de AECO – Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações, com foco na evolução do BIM no Brasil. A programação é pensada para trazer o melhor em tendências, tecnologias, conexões. Confira em: (https://doity.com.br/7-congresso-internacional-a-era-bim).