A – Ativistas protestam diante de obra-prima de Botticelli
O famoso quadro “O Nascimento de Vênus”, do pintor Sandro Botticelli, foi alvo de mais um protesto protagonizado pelos ativistas ambientais do grupo “Ultima Generazione” na Itália. A obra-prima renascentista, que está exposta nas Gallerie degli Uffizi, em Florença, foi coberta com imagens das enchentes que destruíram algumas cidades na Toscana e deixaram oito mortos em novembro. O quadro de Botticelli não sofreu nenhum dano, pois ele é protegido por uma cobertura de vidro.O ato, de acordo com o principal museu renascentista do mundo, foi realizado por dois membros do grupo. Em virtude da manifestação, os funcionários do local obrigaram os turistas a sair e fecharam a sala. Os ativistas do “Última Geração” foram responsáveis por diversos atos pelo território italiano. Em um deles, os militantes jogaram lama no exterior da Basílica de San Marco, em Veneza, e tingiram de preto a água da histórica fonte de Barcaccia, em Roma (ANSA).
B – Feira do Livro
O Brasil é o país homenageado da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana que começou ontem (15) e vai até o dia 25, na capital cubana. A cerimônia de abertura do evento contará com a presença do presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel e da Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes. As feiras internacionais do livro conectam também culturas, línguas, e simbologias diferentes em um movimento comum: o da celebração da leitura e da escrita como ferramentas de emancipação. Nesta edição, sob o tema “Ler é construir identidade”, o evento se consolida como um ambiente de intercâmbio cultural, colocando a literatura como principal ferramenta para a troca de conhecimento.
C – Setor de Brinquedos
Entre os dias 3 e 5 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece a ABRIN 2024 – 40ª Feira Internacional de Brinquedos, referência no cenário nacional e internacional dentro do universo de brinquedos, promovida pela Francal Feiras em parceria com a ABRINQ. Com mais de 170 expositores, 1.500 produtos e lançamentos em uma área de 30 mil m², esta edição especial promete ser mais um marco para o setor, celebrando o passado, discutindo o presente e moldando o futuro dos brinquedos. A programação oferece um pacote completo de conteúdo, inovação, tecnologias e tendências de mercado, que se destaca pela diversidade de atividades. Mais informações, acesse: (https://abrin.com.br/).
D – Turismo Vibrante
De sábado (10) até terça-feira (13), feriado de carnaval, o turismo da Itaipu, operado pelo Complexo Turístico Itaipu, registrou a entrada de 9.123 pessoas na margem esquerda da usina. Desde o dia 1º de janeiro, as visitas turísticas somam 77.750 entradas nos atrativos da binacional no lado brasileiro. O passeio mais procurado foi o Itaipu Panorâmica, com 6.213 visitas. O Itaipu Especial recebeu 1.265 pessoas. Já o Itaipu Refúgio Biológico Bela Vista, outros 754 visitantes. O Itaipu Iluminada registrou a entrada de 653 pessoas e o Itaipu Ecomuseu, outros 238 turistas. Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
E – Pedras Naturais
Na arquitetura e no design de interiores, as pedras naturais fazem parte do conceito de biofilia, uma forma de levar o meio ambiente aos espaços urbanos, promovendo bem-estar, conforto emocional e sensação de relaxamento. Na KBIS 2024, principal evento da América do Norte para design de cozinhas e banheiros que ocorre em Las Vegas, entre os próximos dias 27 a 29, o Brasil revelará todo o potencial de seus materiais para aqueles que buscam não apenas a beleza estética, mas também a qualidade, a singularidade, a harmonia e o conforto emocional proporcionados pelas pedras naturais. A participação brasileira acontecerá por meio do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, programa de incentivo às exportações, desenvolvido pelo Centrorochas, em parceria com a ApexBrasil.
F – Exame da Magistratura
Já está disponível o edital para o primeiro Exame Nacional da Magistratura (ENAM), regulamentado e organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Criado seguindo as determinações do Conselho Nacional de Justiça, o objetivo é assegurar que os processos seletivos para a magistratura ocorram de forma a valorizar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação das candidatas e dos candidatos. As inscrições estão abertas até 7 de março e as provas acontecerão em todas as capitais brasileiras no dia 14 de abril. De caráter eliminatório e não classificatório, a habilitação passa a ser obrigatória e pré-requisito para pessoas que pretendem concorrer a concursos para magistratura. Saiba mais: (https://www.enfam.jus.br/enam/).
G – Modais de Transporte
De 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, acontece a 28ª edição da Intermodal South America, evento que reúne profissionais e empresas para discutir as tendências de uma das atividades mais estratégicas da atualidade. O evento reunirá mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, com 43 mil profissionais representando os setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. Outro destaque do evento é a segunda edição do Interlog Summit, que tem como macrotema “Soluções para maximizar a conectividade, a cooperação e a sustentabilidade do setor”, e é realizado durante os três dias da feira, com dois congressos simultâneos: Conferência Nacional de Logística. Saiba mais: (https://www.intermodal.com.br/en/home.html).
H – Missão na Lua
Em uma missão lunar potencialmente histórica, o módulo de pouso robótico Odysseus decolou ontem (15) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a bordo de um foguete da SpaceX. O Odysseus pousará nas proximidades do polo sul da Lua no próximo dia 22, tornando-se a primeira espaçonave privada a tocar o solo lunar. O módulo foi desenvolvido pela empresa Intuitive Machines, sediada em Houston, em parceria com a Nasa. A empresa texana pretende realizar o primeiro pouso na Lua de uma sonda privada após várias tentativas fracassadas de outras corporações nos últimos anos. O sucesso do pouso também seria muito positivo para os Estados Unidos, que não visitam a superfície lunar desde a missão Apollo 17, da Nasa, há mais de 50 anos (ANSA).
I – Reocupação dos Escritórios
É sabido que a crise econômica e a pandemia atuaram no processo de desocupação de escritórios no Centro do Rio de Janeiro e de diversas outras cidades. Mas a coisa parece estar mudando, não só pelo lado dos projetos de revitalização e pelos diversos projetos culturais que passarão a ocupar quase 30 lojas ao mesmo tempo na região, como também pela via da reocupação dos escritórios. Uma pesquisa do departamento comercial da Sergio Castro Imóveis trouxe dados para os apaixonados pelo Centro Histórico, e dá conta de que apenas 19% das unidades corporativas consideradas de alto padrão estão vazias: com isso, são mais de 80% dos escritórios maios luxuosos e modernos da região que já se encontram alugados (Diario do Rio).
J – Alimentos para Cuba
O governo brasileiro enviou um lote de 125 toneladas de leite em pó para Cuba. Em um comunicado, o Palácio do Itamaraty informou que carregamentos adicionais de leite em pós, arroz, milho e soja serão enviados para Havana nas próximas semanas. Brasil, Emirados Árabes Unidos e Cuba fecharam um acordo no fim de 2023, durante a Conferência da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 28), uma iniciativa para promover a segurança alimentar na América Latina, fornecendo recursos para produção, distribuição e apoio a sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. “A operação conjunta tripartida está alinhada ao espírito da proposta da presidência brasileira do G20 de estabelecer uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, destaca o Ministério (Ansa).
K – Certificação Helal
A Fambras Halal, primeira certificadora Halal do Brasil, estará em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os próximos dias 19 e 23, na maior feira de alimentos e bebidas do mundo, a Gulfood, para dar suporte às empresas brasileiras expositoras e demais parceiros acerca da certificação Halal. No evento, são esperados mais de 5,5 mil expositores de mais de 127 países. É chamado de mercado Halal o comércio de produtos e serviços destinados aos consumidores muçulmanos, quase 2 bilhões de pessoas. O Brasil já atua neste mercado com protagonismo: no segmento de alimentos e bebidas, é o maior exportador para os países da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC), que reúne 57 nações com expressiva população islâmica dos quatro continentes.