Negócios em Pauta 16/01/2024

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

A – Itália encabeça ranking de melhores vinhos rosé

O vinho rosé Trentodoc Maso Martis Rosé Extra Brut, da Maso Martis, ficou em primeiro lugar no ranking The World’s Best Rosés (Os melhores rosés do mundo, em português) de 2023. A lista é elaborada pelo Wine Searcher, portal de monitoramento e comparação de preços de vinho em todo o mundo. A vinícola trentina liderada pela família Stelzer é uma das principais na produção de espumantes italianos. O campeão superou grandes nomes como Château d’Esclans e Miraval (de propriedade do ator americano Brad Pitt). O italiano foi descrito com notas florais de frutas silvestres, brioche fermentado, frutas vermelhas e especiarias de forno, juntamente com bolhas delicadas. A resenha da revista especializada Wine Enthusiast, que o chamou de “um espumante seco e delicioso”, também foi citada. O primeiro lugar na classificação foi alcançado com a pontuação de 92 pontos, atribuída por 11 críticos internacionais (ANSA).

B – Líderes Estudar

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para a 33ª edição do seu programa Líderes Estudar, que já levou 94 alunos brasileiros para a Universidade Harvard, 60 para a Universidade de Stanford e 34 para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O programa oferece bolsas de estudo para brasileiros que desejam fazer graduação e pós-graduação nas melhores universidades do mundo. Ao todo 52% desses bolsistas estão se destacando ou já concluíram seus estudos nas 31 melhores universidades norte-americanas. Há, também, esse auxílio financeiro para estudantes de instituições brasileiras. As bolsas variam de acordo com a necessidade do estudante e podem chegar a cobrir 95% dos custos (https://lider.estudar.org.br/programa-de-bolsas-lideres-estudar/).

C – Arte e Bicicleta

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, Fortaleza vai receber a terceira edição do Festival Bike Arte Brasil. Realizado pelo Instituto Aromeiazero, o evento promete ocupar as ruas da cidade com shows, exposições e oficinas, usando a bicicleta como tema central. E, como toda edição tem edital de chamamento para compor a programação, chegou a vez dos artistas e coletivos de Fortaleza apresentarem suas propostas. O objetivo da seleção é definir as pessoas que irão ministrar oficinas de artes visuais urbanas e workshops que acontecerão nos dias do evento. As propostas podem ser enviadas até o próximo dia 29, via formulário de inscrição, disponível em (www.aromeiazero.org.br/bikearte).

D – Maior Valorização

Pompéia e Lapa são os dois bairros com a maior valorização no preço do metro quadrado no último ano em São Paulo. É o que revela o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb. Os bairros encabeçam a lista das regiões com o maior aumento no valor na capital paulista. Na Vila Pompéia, conhecida como a “Suíça paulista” ou a “Liverpool brasileira”, o aumento foi de 32,6%. Já na Lapa, que abriga o famoso Mercadão, o preço cresceu 28,7% no período. Os dois também aparecem entre os 20 bairros mais caros da cidade – entre 110 regiões pesquisadas. Na Pompéia, o metro quadrado sai, em média, por R$ 58,0; na Lapa, por R$ 56,8. Em 2023, apenas 10 dos 110 bairros monitorados pelo indicador tiveram queda no preço na capital paulista: Alto de Pinheiros, Sítio do Mandaqui e Vila Matilde
(https://www.quintoandar.com.br).

E – Soluções Digitais

A Zallpy Digital, empresa especializada em serviços customizados de desenvolvimento de software, soluções digitais, consultoria e outsourcing de TI, deu início às operações da sua primeira unidade física internacional, na cidade de Dallas (Texas), nos Estados Unidos. A expansão para o hemisfério norte vem sendo planejada desde 2022 e acontece às vésperas da empresa comemorar 15 anos de atuação no mercado. A Zallpy foi convidada a se estabelecer na sede do Dallas Cowboys, como a primeira empresa brasileira no local. O time de futebol americano é uma das franquias mais bem-sucedidas e populares da NFL, e o time de maior valor no mundo entre todos os esportes. Saiba mais: (https://zallpy.com/).

F – Economia de Água

L’Oréal anunciou a assinatura de um acordo para adquirir as ações pendentes da Gjosa, empresa pioneira em tecnologia de fracionamento de água, com sede na Suíça. A L’Oréal já havia iniciado uma parceria com a Gjosa para criar um sistema sustentável para lavar cabelos através de um dispositivo profissional chamado ‘L’Oréal Water Saver’, nomeado na lista de “100 Melhores Invenções do Ano” da revista TIME. A tecnologia permite aos salões de beleza reduzir o consumo de água no lavatório em até 69% e ainda proporcionar aos clientes uma experiência agradável e completa de lavagem de cabelo. Desde 2023, o dispositivo foi implementado em mais de 10.000 salões de beleza em toda a Europa e no Oriente Médio, ajudando a economizar mais de 182 milhões de litros de água, equivalente a 72 piscinas olímpicas. Fonte: (https://www.loreal.com).

G – Pós e Extensão

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de pós-graduação e de extensão no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, campus de Bauru. São oferecidas 142 vagas no total, para mestrado, doutorado, especializações, práticas profissionalizantes e cursos de atualização e difusão. O mestrado e o doutorado podem ser realizados de dois até quatro ou cinco anos. Os candidatos devem ter formação superior compatível com as áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação. Seis das 46 vagas do Pós-Graduação são destinadas a pessoas com anomalias craniofaciais, a pessoas pretas, pardas ou indígenas e a estrangeiros ou refugiados, como política de ação afirmativa. Mais informações: (https://hrac.usp.br/processos-seletivos/
mestrado-doutorado/
e https://hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao/).

H – Manutenção no Carro

Levantamento inédito da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento, mostra que 65% dos respondentes sempre realizam manutenção antes de colocar o carro na estrada, enquanto 26% costumam recorrer a essa prática periodicamente. Os dados do Webmotors Autoinsights revelam também que 74% dos usuários da plataforma optam por viajar de carro nas férias de verão. Para 85% dos entrevistados, o check-up geral do veículo é o serviço mais importante a ser feito antes da viagem de férias, seguido de reparos automotivos (40%) e troca de óleo (34%). 67% afirmam que seriam motivados a agendar um serviço se tivessem em troca o benefício do desconto. Como curiosidade, 82% reconhecem o termo “revisão”, mas apenas 18% estão familiarizados com a palavra “check-up”. Saiba mais: (www.webmotors.com.br).

I – Seleção de Talentos

O Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências da FGV promove, entre os próximos dias 22 e 26, o Curso de Verão Seleção de Talentos. Voltado para alunos de alto desempenho do 3º ano do ensino médio em 2024, o curso oferece cinco dias de aulas abrangendo disciplinas como Matemática, Computação, Ciência de Dados, Direito, Economia, Português e Redação. Contará com a presença física de 42 alunos provenientes de sete estados brasileiros, na sede da FGV no horário de 9H30 às 17h20. Para aqueles que desejam participar de forma híbrida, as aulas serão transmitidas através da plataforma Zoom. Interessados podem contatar pelo e-mail ([email protected]) Mais informações pelo site: (https://cdmc.fgv.br/).

J – Malha Aérea

O BH Airport espera receber cerca de 1 milhão de passageiros neste mês, movimentando o verão e o período de férias no terminal internacional mineiro. Entre pousos e decolagens, estão previstas em torno de 8,4 mil operações de aeronaves – um crescimento de 6% em relação a janeiro de 2023. Cidades de praia do Nordeste seguem como destinos preferidos dos mineiros. A Azul é a empresa com o maior volume de voos extras previstos para janeiro, com 248 partidas adicionais, seguida pela Gol, com 33 voos extras. Maceió é o destino com incremento no número de voos, com 32 partidas extras, seguido por João Pessoa, com 24 voos adicionais, Porto Seguro, com 23, e Jericoacoara, com 21. Fortaleza, Cabo Frio, Aracaju, Natal e Foz do Iguaçu também tiveram um reforço significativo no número de voos.

K – Veículos Eletrificados

A Toyota do Brasil celebra mais um ano a liderança nas vendas dos veículos eletrificados no País. Em 2023, a marca emplacou 21.873 unidades dos modelos Corolla Cross, Corolla sedã, RAV4, Camry e linha Lexus. O resultado coroa a estratégia da marca de antecipar tendências e oferecer ao mercado brasileiro veículos cada vez mais sustentáveis. A Toyota comercializa dois veículos com a tecnologia híbrida flex no Brasil; o Corolla Cross, que emplacou 12.115 unidades em 2023, e o Corolla sedã, com 7.885 unidades vendidas no mesmo período. Somados, são 20 mil veículos com a tecnologia híbrida flex comercializados em 2023.