Negócios em Pauta 15/12/2022

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

A – Presépio de mais de 500 anos é exposto em Florença

Um presépio feito com peças de terracota de mais de 500 anos será exposto pela primeira vez “na era moderna” no Palazzo Vecchio, na cidade de Florença, na Itália. O “Presepe di Camoggiano” foi criado pelo escultor da época do Renascimento Benedetto Buglioni (1459-1521), conhecido por seu trabalho ao lado do irmão para várias igrejas locais. As 10 peças feitas de terracota são conservadas no Museu Diocesano de Santo Stefano al Ponte e são as últimas que sobreviveram desse período em toda a diocese de Florença. O presépio é mantido em acervo e essa será a primeira vez em séculos que será levado para um prédio público para exibição. Segundo nota, a diocese decidiu “emprestar” o presépio para exibição ao público como um “sinal de fé e uma mensagem de paz universal para que possa ser admirado no Palazzo Vecchio por cidadãos e turistas nesse período de Natal”. As peças ficarão expostas até o fim do festival Green Line, no dia 8 de janeiro (ANSA).

B – Revisão de Aposentadorias

A edição do Fas + Simples acontece no próximo dia 20, às 17h30, com uma palestra da sócia da área previdenciária do FAS Advogados, Maria Cibele de O. Ramos Valença, sobre o tema “Revisão da vida toda: como evitar golpes”. A conversa girará em torno de julgamento concluído no STF, em que o colegiado considerou possível a aplicação de regra mais vantajosa à revisão da aposentadoria de segurados. A normativa criou o fator previdenciário e alterou a forma de apuração dos salários de contribuição para efeitos do cálculo de benefício. Para participar basta se inscrever pelo: (https://tinyurl.com/evitargolpes).

C – Mudança na McLaren

Em mais um capítulo da dança das cadeiras na Fórmula 1, a McLaren anunciou a promoção do italiano Andrea Stella para o cargo de chefe de equipe. O engenheiro de 51 anos substitui o alemão Andreas Seidl, contratado como novo CEO do Grupo Sauber, que atualmente corre na F1 sob a marca Alfa Romeo, mas que será assumido pela Audi a partir de 2026. Já o italiano agradeceu pela confiança e reconheceu que é preciso ser “realista” sobre o trabalho necessário para devolver a equipe ao topo do grid. “Mas estou empolgado porque estou nessa jornada com um time repleto de talento, experiência, espírito de corrida e dedicação”, acrescentou (Ansa).

D – Ações Condominiais

Levantamento realizado pelo Secovi-SP, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mostra que, em outubro, foram protocoladas 721 ações por falta de pagamento da taxa condominial na cidade de São Paulo. Esse número é 7% inferior aos 775 casos ajuizados no mês anterior. Em relação aos 669 processos registrados no mesmo mês do ano passado, houve alta de 7,8%. De janeiro a outubro, foram protocoladas 7.887 ações, o que representa um incremento de 10,1% comparado ao mesmo período de 2021 (7.164 ações). Nos últimos 12 meses, de novembro de 2021 a outubro de 2022, ingressaram nos fóruns paulistanos 9.106 ações, aumento de 7,4% comparado a igual período anterior (AC/SecoviSP).

E – Mudas de Árvores

Maior organização de serviços profissionais do mundo, a Deloitte lançou no Brasil o projeto Floresta Deloitte, em parceria com a SOS Mata Atlântica. Por este projeto, a Deloitte assume o compromisso de plantar 15 mil mudas de árvores anualmente durante esta década em regiões degradadas da Mata Atlântica – o primeiro plantio ocorreu em abril, no município de São Sebastião da Grama/SP. A meta é retirar da atmosfera aproximadamente 22,5 mil toneladas de CO2 até 2030. “Somos movidos por propósitos que impactem positivamente as pessoas, a sociedade e os negócios. Essa ação da Floresta Deloitte foi desenvolvida pensando nisso. Continuaremos sempre tentando promover mudanças profundas e positivas nos meios em que estivermos inseridos”, destaca Altair Rossato, CEO da Deloitte (https://www.deloitte.com.br).

F – Brasil na Antártida

A TIM anunciou ontem (14) um acordo para levar conexão 4G à base de pesquisa do Brasil na Antártida. Criada em 1984, a Estação Antártica Comandante Ferraz, situada na Península Keller, conduz estudos sobre fontes renováveis de energia, mudanças climáticas, conservação da fauna marinha e outras áreas de interesse científico. O projeto foi assumido pela TIM após a compra dos ativos móveis da Oi e prevê a ampliação do sinal 4G disponível na estação, que conta com um sistema de antenas com sensores inteligentes para reduzir o risco de interrupção dos serviços por acúmulo de gelo. Para o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Marco Antônio Linhares Soares, a adesão à tecnologia é um marco na história da Estação (Ansa).

G – Registros de Inadimplentes

O número de registros de inadimplentes subiu 2,2% em novembro contra o mês anterior, segundo dados dessazonalizados da Boa Vista. A variação foi mais expressiva em relação ao resultado observado um mês antes e o indicador aponta alta de 4,1% no trimestre móvel encerrado em novembro, contra o trimestre móvel imediatamente anterior, também na série livre dos efeitos sazonais. Na série de dados originais foi verificado, novamente, forte avanço na comparação interanual, de 38,3%, e isso fez com que os resultados acumulados acelerassem. O aumento no número de registros passou de 17,6% para 18,9% no ano e de 16,7% para 18,4% em 12 meses (https://www.boavistaservicos.com.br/).

H – Destaque em Rankings

A nstech, ecossistema conectado de tecnologia para logística e mobilidade, que reúne mais de 23 empresas líderes em seus segmentos para tornar a operação logística dos seus clientes mais sustentável e eficiente, teve três das suas empresas premiadas na última semana em rankings importantes do setor. No ranking da ‘Open Startups’, a Frete Rápido, hub de transporte digital para e-commerce e a Comprovei, solução para gestão de entregas no Brasil, foram destaque entre as 100 empresas da lista. Já a Buonny, gerenciadora de riscos para transportes e logística, foi premiada pelo 20º prêmio ‘NTC Fornecedores do Transportes’ na categoria gerenciadora de riscos. Outras informações, acesse: (https://www.nstech.com.br/).

I – Série Exclusiva

Anunciada em agosto, durante a Festa do Peão de Barretos, a parceria entre a Ram e o Paramount+ acaba de gerar um fruto: a Ram 3500 Yellowstone Edition. Trata-se de uma edição limitada em 100 unidades, com vários detalhes inspirados na aclamada Yellowstone, estrelada por Kevin Costner. Disponível apenas no Brasil, a novidade tem como base a versão Limited Longhorn, acrescida de pintura two-tone exclusiva, com preto Diamond como cor principal e marrom Walnut na faixa inferior da carroceria, para-choques, molduras das caixas de rodas e detalhes nas rodas. A combinação de cores no revestimento interno também é única dessa configuração, em dois tons de marrom. A picape é movida pelo motor Cummins® turbo diesel de 6,7 litros, com 377 cv e 1.150 Nm, o mais potente entre todas as picapes a diesel no Brasil e também o de maior torque (https://www.ram.com.br/).

J – Mentoria Gratuita

Pensando no futuro dos comerciantes depois de uma Black Friday mais branda que o esperado, a we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerce, lança campanha onde oferecerá consultorias completas e gratuitas para empresas em 2023. As 15 primeiras empresas cadastradas na landing page (https://performance.wedigi.com.br/black-friday/), lançada exclusivamente para esta ação, vão receber a mentoria online gratuita sobre como manter o e-commerce de moda e varejo em alta, mesmo fora das datas comemorativas. A mentoria contará com dicas para melhorar a jornada do cliente dentro do site, como gerar mais conversão de vendas, maneiras de fidelizar o cliente, entre outros assuntos. Saiba mais em: (https://www.wedigi.com.br/).

K – Gastronomia em Destaque

Fonte de renda importante e uma porta de entrada para o crescimento dos hotéis, a gastronomia voltará a ser destaque na ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas. A 4ª edição do evento mostrará a importância de dar atenção a esse segmento, inclusive para atender o público externo, com o espaço Hospitality Trends, no encontro entre os dias 11 e 13 de abril, no Anhembi, em São Paulo. Matchmaking entre representantes das áreas de compras das redes hoteleiras com potenciais fornecedores que tenham interesse. Rodadas de negócios feitas para promover e estreitar o relacionamento com as redes associadas, além de buscar o desenvolvimento desta área em prol da forte produtividade do mercado hoteleiro nacional. Saiba mais em: (https://www.anufoodbrazil.com.br).