Negócios em Pauta 15/02/2024

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

A – Com detalhes brancos e amarelos, Ferrari apresenta SF-24

A Ferrari revelou o design do carro que vai usar ao longo da temporada de 2024 da Fórmula 1. O SF-24, que vai entrar no lugar do SF-23, tem a tradicional cor vermelha da escuderia de Maranello como principal destaque, mas o monoposto também possui detalhes em amarelo e branco. O branco foi reintroduzido recentemente pela Ferrari, enquanto o amarelo sempre foi a cor alternativa da escuderia. A equipe não tinha um monoposto com listras longitudinais desde 1968 e as duas cores nunca haviam sido combinadas na carroceria. O carro do time italiano foi apresentado em Fiorano, na presença de um pequeno número de convidados, mas a live aberta para que o mundo inteiro pudesse assistir ao evento reuniu milhares de pessoas. Nesta semana, o SF-24 completará suas primeiras voltas para permitir a realização de imagens para uso de marketing, mas isso permitirá que Carlos Sainz e Charles Leclerc tenham uma primeira ideia de como o carro se comportará na pista. “Apresentar um carro novo é sempre um momento muito emocionante, tanto para mim como para os pilotos, mesmo que todos já estejamos a pensar em quando iremos competir na pista com os nossos rivais”, afirmou Frédéric Vasseur, chefe de equipe da Ferrari (ANSA).

B – Oportunidades de Trabalho

A busca por oportunidades de trabalho como Jovem Aprendiz registrou um aumento de 65% em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números revelam um aumento significativo, com o número de currículos cadastrados na plataforma do Banco Nacional de Empregos (BNE), subindo de 7.431 para 12.268 durante o período em análise. O levantamento também revela que as profissões de auxiliar administrativo e recepcionista figuram entre as mais buscadas pelos candidatos, representando, em conjunto, 49,9% do total das 10 áreas mais procuradas em 2024. A lista das profissões mais buscadas inclui estagiário, atendente, assistente administrativo, auxiliar de produção, vendedor, motorista e ajudante geral. Fonte (https://www.bne.com.br/).

C – Programas de Capacitação

A Nestlé pretende investir R$ 26 milhões em programas voltados à capacitação e inclusão de jovens no mercado de trabalho até 2025 no Brasil. A iniciativa envolverá programas ligados aos negócios da companhia para formação de jovens veterinários, nutricionistas, culinaristas, baristas e disseminação de conceitos de agricultura regenerativa nas cadeias do cacau, café e leite. A Nestlé criou a Iniciativa Pelos Jovens (Youth) em 2003, um programa global que já impactou 5 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, o projeto alcançou mais de 405 mil pessoas. Só em 2023, foram 155 mil jovens impactados por projetos nas cadeias do café, leite e cacau e ações de capacitação (Mercado&Consumo).

D – Empresa de Mulher

Com 85% da liderança feminina, a Eagle acaba de receber o certificado Woman-Owned Business, da WEConnect International. Com a conquista, a agência passa a integrar um rol de mais de 200 empresas certificadas somente na América Latina. Desde 2015, a WEConnect é a única organização que oferece, no Brasil, a certificação “Empresa de Mulher”, válida em 55 países. Com crescimento de 30% no Brasil em 2023, a certificação Women-Owned passa por processo que avalia e formaliza se uma empresa pertence a uma ou mais mulheres em pelo menos 51%, de acordo ao padrão universal reconhecido pelas equipes de compras das principais corporações globais. Saiba mais: (https://www.eagleagencia.com.br).

E – Tráfico de Dados

Brincar Carnaval está cada vez mais tecnológico. E a alegria e o deslumbre dos desfiles da Sapucaí se tornam cada vez mais eternos com o “Bloco do Streaming”. Enquanto as escolas desfilavam, os foliões geraram um tráfego de dados recorde na rede móvel da TIM, operadora líder do 5G e com a maior rede móvel do país. Diretamente do Sambódromo, foram cerca de 40 terabytes de dados compartilhados em tempo real, na forma de vídeos, fotos e mensagens. Com essa alta interatividade, a operadora teve 47% desse tráfego ocorrendo na rede 5G. Além disso, durante as duas noites de desfiles, a velocidade de download média no 5G da TIM se aproximou dos 300 megabites por segundo, com picos superiores a 1Gbps.

F – Câmeras Corporais

O Oakmont Group anuncia a conquista da licitação para fornecer câmeras corporais para a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. A empresa, em parceria com a líder mundial em soluções para Segurança Pública, Axon, foi declarada vencedora, após análise da documentação e sucesso na etapa de prova de conceito. A Secretaria informou que pretende investir mais de R$ 23 milhões por ano na solução de câmeras corporais (bodycams) que serão acopladas nas fardas e deverão captar, transmitir, armazenar e gerir as operações policiais, além de efetuar custódia de evidências digitais. Cerca de 3.300 bodycams serão fornecidas dentro de um ano. A primeira leva de 1.100 câmeras deverá ser entregue em até 60 dias (https://oakmontgroup.com.br/).

G – Ideias de Negócios

A B2Mamy, maior comunidade de mães do Brasil, que busca a liberdade financeira delas por meio de educação, networking, saúde e bem-estar, anuncia a 68ª edição do Programa Start, que acontecerá no próximo dia 23 de fevereiro, em São Paulo. Em parceria com o Google for Startups, o programa capacita mulheres, além de fomentar ideias e alavancar negócios, oferecendo mentorias gratuitas para tirar ideias do papel. Nesta edição, a empresa selecionará 30 empreendedoras que precisam tirar uma ideia do papel ou negócios que querem inovar em qualquer segmento. O programa Start já ajudou mais de 2 mil ideias de negócios liderados por mulheres. Mais informações e inscrições, acesse: (https://www.b2mamyacademy.com.br/b2mamy-start).

H – Bolsa de Jornalismo

A ONU vai escolher 15 jornalistas de países em desenvolvimento para uma bolsa de três semanas em Nova York. Os selecionados participarão de palestras, intercâmbio com outros profissionais e terão a oportunidade de cobrir a Asssembleia Geral da entidade, entre setembro e outubro. As candidaturas para a Bolsa de Jornalismo Reham Al-Farra podem ser feitas até 15 de março e são gratuitas. Os interessados devem ter entre 22 e 35 anos, trabalharem em tempo integral como jornalistas (empregados ou freelancers) e serem fluentes em inglês, pois todas as atividades serão realizadas no idioma. Saiba mais em: (https://www.un.org/en/raf).

I – Donuts Frescos

A AmPm, rede de lojas de conveniência dos postos Ipiranga, assinou essa semana contrato de associação com a Krispy Kreme Inc. para a criação de uma empresa (Joint Venture) que levará aos consumidores brasileiros os produtos da marca entre final de 2024 e início de 2025. Começando em São Paulo, os famosos donuts estarão disponíveis somente na rede de lojas próprias Krispy Kreme e nas lojas de conveniência AmPm. O modelo será semelhante ao operado pela marca em outros países junto com grandes redes de varejo como 7Eleven, Tesco e Walmart. A Krispy Kreme tem sede em Charlotte, na Carolina do Norte, e é uma das marcas de doces mais conhecidas e admiradas do mundo, com mais de 13 mil pontos de venda em mais de 35 países, sendo reconhecida, principalmente, pela qualidade de seus donuts frescos produzidos diariamente.

J – Ranking das Franquias

Pelo segundo ano consecutivo, a Cacau Show manteve a liderança do Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operação, com um total de 4.216 operações, o que representa um crescimento de 10,7% em relação à edição anterior. Em seguida, vem O Boticário, com 3.689 operações, McDonald’s, com 2.662 operações (variação positiva de 2,50%), Colchões Ortobom, com 2.380 operações e OdontoCompany, com 1.899 operações. Nesta edição, 19 redes superaram a marca das mil operações, frente a 16 em 2023, e quatro tem mais de 2 mil. A “régua” para entrar no grupo (ou seja, o volume mínimo para figurar no ranking) também aumentou, chegando a 377, ante 366 na edição passada.

K – Unidade Logística

A Azul Cargo Express está celebrando dois anos de operação de sua frota Classe F, marcando mais um capítulo de sucesso em inovação e excelência logística. As cinco aeronaves Embraer E195 convertidas em cargueiros alcançaram uma série de marcos que consolidaram a posição da unidade de logística da Azul como líder na indústria de transporte aéreo de carga. Desde as primeiras decolagens, em fevereiro de 2022, essas aeronaves acumularam mais de 18 mil horas de voo, transportando 15,3 milhões?de?pacotes (e-commerce), totalizando 33,3 mil toneladas de carga. Com uma capacidade exclusiva de converter e reverter aeronaves de transporte de Clientes em cargueiros e vice-versa, a Azul Cargo demonstrou uma flexibilidade sem precedentes na adaptação de sua frota às necessidades do mercado, permitindo uma resposta ágil às flutuações sazonais e demandas emergentes.