Negócios em Pauta 14/12/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

A – Triumph Tiger 1200: um projeto ambicioso

A Triumph acaba de apresentar, globalmente, a sua nova linha Tiger 1200. Resultado de um dos projetos mais ambiciosos da história da Triumph, o novo modelo representa uma profunda transformação em desempenho e capacidade, tendo como objetivo proporcionar ao seu piloto tudo o que ele procura em uma motocicleta Adventure. No Brasil, a linha será lançada em 2022 em três modelos: Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Pro e Tiger 1200 Rally Explorer. Mais leve e muito mais potente, com manuseio e especificações líderes da categoria, além de toda a vantagem de desempenho do novo motor triplo T-Plane, a inédita Tiger 1200 foi projetada para ser a motocicleta adventure de grande capacidade mais potente, ágil e manobrável do mundo (www.eudetiger1200.com.br).

B – Trasmontano em Expansão

Prestes a comemorar 90 anos, o Grupo Trasmontano, dono do Hospital Igesp, expande suas operações para ampliar a capacidade de atendimento e cuidar também do público mais jovem. O investimento é de cerca de R$ 560 milhões, que sairá do próprio caixa da instituição para o lançamento do Igesp Belém, do centro médico no Shopping Aricanduva, da nova unidade da Faculdade de Ciências da Saúde Igesp, da maternidades no Centro Trasmontano da Sé e do Hospital Igesp de Praia Grande. A entidade busca tornar a saúde acessível às pessoas, não tem fins lucrativos e não possui dívidas. Segundo seu presidente, Fernando José Moredo, essa situação é atribuída à tradição portuguesa. “Nós, os portugueses, gostamos de manter o pé no chão e sempre investir em projetos de acordo com as nossas possibilidades. Não nos aventuramos”, conta.

C – Indústria do Mobiliário

A Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração anuncia o lançamento da Abimad’33, considerada a principal feira de moveis e acessórios de alta decoração da América Latina e a única do setor focada em negócios. O evento acontece entre os dias 1 e 4 de fevereiro, no São Paulo Expo, e marca o início do calendário brasileiro de feiras do segmento, reunindo os maiores nomes da indústria do mobiliário, acessórios e artigos de decoração para apresentar as novidades e as principais tendências para um público seleto de lojistas e compradores do Brasil e do exterior. Serão mais de 120 expositores, distribuídos em uma área de 50 mil m², com a expectativa de receber mais de 20 mil visitantes. Informações e inscrições: (https://www.abimad.com.br/).

D – Assinatura Olfativa

O verão, que começa no próximo dia 21, marca a passagem de um ano para o próximo, sempre muito aguardado pelos amantes do calor e das praias. Para dar as boas-vindas à estação, a Japan House São Paulo passa a utilizar, por toda a sua sede, as assinaturas olfativas do período, criadas exclusivamente pela Takasago para a instituição. A empresa – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil – desenvolveu quatro fragrâncias, uma para cada estação, para perfumar todos os ambientes e completar a experiência do visitante que, a cada período, poderá sentir diferentes cheiros inspirados em elementos japoneses característicos da primavera, do verão, outono e inverno. Outras informações: (https://www.takasago.com/).

E – Hardware & Equipamentos

A Kingston Technology, líder mundial em produtos de memória e soluções de tecnologia, foi eleita líder do ranking da indústria de “Tecnologia de Hardware & Equipamentos” no estudo Maiores Empresas Privadas da América , elaborado pela Forbes. Na classificação geral que contempla todos os setores, a companhia figurou na 19ª posição. Nos últimos anos, as condições do mercado foram incertas, mas a Kingston continuou oferecendo todo o apoio necessário aos especialistas internos e engenheiros, que incorporaram o manifesto “Kingston Is With You”, que reforça as três décadas de sucesso e credibilidade no suporte aos clientes. A vantagem competitiva deve-se à sua relação com os fornecedores, parceiros e consumidores para se manter flexível às necessidades do mercado (https://www.kingston.com/br).

F – Queijos e Manteigas

No sudoeste paranaense, e a 450 km de Curitiba, fica o município de São Jorge D’Oeste, com população estimada de 9.085 pessoas. Nos próximos anos, a cidade sediará a maior fábrica de queijos do Brasil, construída pela Piracanjuba. No fim de 2020, mesmo em meio à pandemia, a marca anunciou o novo projeto, com área construída de 54.491,71m². A expectativa é que sejam abertos 250 postos de trabalho. A fábrica será a terceira da empresa destinada à produção de queijos e manteigas e terá capacidade de processamento de 1.370.000 litros de leite por dia. Na primeira etapa, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2024, a unidade fabril produzirá mussarela e manteiga. Na segunda etapa, o local também sediará um complexo industrial para secagem de soro, que servirá de insumo para outras produções, e uma fábrica de leite longa vida. Outras informações em: (www.piracanjuba.com.br).

G – Live Marketing

Nesta quarta-feira (15), na Fecomercio/SP, acontece o 5º Congresso Brasileiro de Live Marketing, o mais importante encontro do setor, que vai preceder a 21ª edição do Ampro Globes Awards – a maior premiação do Live Marketing no Brasil e uma grande confraternização com o mercado. O congresso terá como tema “Acelerando sua transformação” e será composta por quatro painéis de conteúdo. A programação segue com a revelação dos vencedores do Globes Awards 2021 e encerra com uma grande confraternização, com gastronomia peruana, considerada uma das melhores do mundo. As inscrições já estão abertas, com opção para participação presencial ou remota. Mais informações e inscrições: (https://www.sympla.com.br/5-congresso-brasileiro-de-live-marketing-e-premiacao-ampro-globes-awards-2021__1418743).

H – Melhor ONG

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que contribui para a conservação ambiental da floresta através da valorização da biodiversidade e da melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas, é a melhor ONG do Brasil, título que acaba de ser anunciado pelo Prêmio Melhores ONGs, o maior do terceiro setor. Este ano, mais de mil organizações concorreram. O prêmio é realizado pelo O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da FGV, do Instituto Humanize, da Fundação Toyota do Brasil e do Canal Futura. Reconhece, desde 2017, o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações (www.omundoquequeremos.com.br).

I – Energia Elétrica

A Eletrobrás Furnas, em parceria com o Senai-RJ e a Energy Future, plataforma de inovação para o setor elétrico, abriu inscrições para o desafio Furnas Conecta – Startups, cujo objetivo é encontrar empresas capazes de propor e desenvolver soluções inovadoras e efetivas envolvendo energia elétrica. O desafio é realizado por meio do Programa de P&D ANEEL, voltado para a construção de parcerias com startups que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento econômico e social. São elegíveis startups e demais empresas de base tecnológica que tenham CNPJ ativo, sendo obrigatório o CNAE 7210-0 Pesquisa e Desenvolvimento das Ciências Físicas e Naturais e que possuam, em suas atribuições, atividades de Pesquisa e Desenvolvimento em seu estatuto ou contrato social. Propostas pelo site (https://desafiofurnas.energyfuture.com.br/).

J – Produção de Chocolate

A indústria de chocolate produziu 511 mil toneladas de janeiro a setembro, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), coletados pela KPMG. O valor representa um crescimento de 44%, quando comparado com o mesmo período de 2020. No ano passado, até o terceiro tri, o valor registrado foi de 354 mil toneladas produzidas pela indústria de chocolate. A retomada de produção após período de retração e incertezas decorrentes da pandemia, além de inovação e lançamento de novos produtos são as principais justificativas para o aumento de produção neste ano. A Abicab representa os principais fabricantes do país junto às esferas pública e privada. A indústria brasileira nestes setores gera cerca de 35 mil empregos diretos.

K – Acessibilidade em Parques

As pessoas com deficiência representam quase 24% da população brasileira, e aquelas com mobilidade reduzida podem chegar a 10%, ou seja, uma parcela significativa dos brasileiros sofre com as barreiras de acesso. É nesse contexto que o Instituto Semeia lança a publicação “A natureza ao alcance de todos: guia de acessibilidade em unidades de conservação”. Com o objetivo de incentivar a discussão pública e a adoção de medidas consistentes e abrangentes para a eliminação de barreiras de acesso para pessoas com deficiência (PcD), o guia traz um panorama sobre a importância e os desafios da acessibilidade nas unidades de conservação e exemplos de como parques no Brasil estão se tornando mais acessíveis. Disponível no link: (https://semeia.org.br/arquivos/2021_A-natureza-ao-alcance-de-todos.pdf).