Negócios em Pauta 14/09/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 13 de setembro de 2021

A – Combustível de aviação sustentável

A Chevron USA Inc., a Delta Air Lines e o Google anunciaram um memorando de entendimento para rastrear os dados das emissões provenientes de lotes de teste de combustível de aviação sustentável (SAF) usando tecnologia baseada em nuvem. O combustível de aviação sustentável é produzido a partir de bioalimentações que podem reduzir a intensidade do ciclo de vida do carbono quando comparado ao combustível de aviação convencional. As empresas esperam criar um modelo comum e mais transparente para analisar potenciais reduções das emissões de gases de efeito estufa. A Chevron planeja produzir um lote de teste de SAF em sua Refinaria de El Segundo e vendê-lo para a Delta no Aeroporto Internacional de Los Angeles, um importante hub global para a frota da Delta (https://news.delta.com/).

B – Festival Gastronômico

O Taste of São Paulo, maior festival gastronômico do mundo, anuncia a sua 5ª edição entre os dias 15 e 24 de outubro (das sextas-feiras aos domingos) no Clube Hípico de Santo Amaro. Os apaixonados por comida e pela cultura gastronômica poderão apreciar mais de 80 pratos, entre entradas, principais, sobremesas. Os visitantes irão provar criações de chefs badalados dos principais restaurantes da cidade, em variados estilos e propostas, tudo acompanhado pelos melhores drinks. Entre uma degustação e outra, vão aprender a preparar deliciosas receitas, ensinadas por grandes chefs, e levar um pouco dessa experiência como inspiração para o seu dia a dia. Tudo regado a boa música, com bandas e DJs durante o festival. Saiba mais em: (www.saopaulo.tastefestivals.com).

C – Aceleração para Startups

Impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras com potencial para transformar a nossa realidade. É com esse objetivo que a BASF, empresa alemã global e líder na indústria química, criou o Start2Care, programa de aceleração de startups desenvolvido pelos negócios de Cuidados Pessoais e de Nutrição e Saúde da BASF, e que será realizado em parceria com a Liga Ventures, plataforma de inovação aberta, que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. O programa, que terá duração de quatro meses, busca aproximar a empresa do ecossistema de startups para firmar parcerias de valor, com o propósito de cocriar soluções inovadoras e gerar transformações positivas para o mercado. Inscrições e mais informações, acesse o link (https://basfstart2care.liga.ventures/).

D – Rede de Microcrédito

Até dezembro próximo, o Santander planeja expandir sua rede de atendimento a micro e pequenos empreendedores de 1,3 mil para 1,6 mil municípios. O número aponta crescimento de 23% em relação à cobertura atual. Com isso, por meio do Programa Prospera Santander Microfinanças, o Banco almeja conquistar cerca de 300 mil clientes, que se somarão ao 1,5 milhão de empreendedores assistidos até hoje. A ampliação do atendimento tem como foco os estados do Amazonas, Acre, Belém, Rondônia, Roraima, Ceará, Maranhão e Bahia. A instituição financeira já concedeu R$ 2,5 bilhões a profissionais como costureiras, donos de salões de beleza e bares, revendedoras de cosméticos, entre outros. Além dos recursos, o Prospera oferece orientação ao cliente sobre gestão e auxilia no mapeamento de oportunidades de negócios.

E – Criação de Negócios

A Faculdade Senac RJ realiza a aula magna de abertura do semestre 2021.2 amanhã (15), às 19h, tendo o consultor credenciado do Sebrae, Márcio Cerbella Freire (Master Coach, Analista de Sistemas, Pedagogo, pós-graduado em Psicopedagogia e em Empreendedorismo e Inovação) como palestrante. Com o tema “Como criar negócios que melhoram o mundo?”, o encontro virtual abordará o empreendedorismo social e como as empresas podem desenvolver produtos e serviços cujo maior impacto é voltado à promoção de soluções que gerem mudanças positivas na vida das pessoas e da comunidade. A transmissão gratuita e aberta ao público acontece através do link: (https://meet.google.com/ypy-ychm-yxi).

F – Desafio Inovador

A VR Benefícios abriu inscrições para seu primeiro programa focado totalmente em profissionais de tecnologia. Endereçado aos profissionais que desejam acelerar a carreira, o programa VR Tech tem 10 vagas no total: cinco para desenvolvedores e cinco para SRE, infraestrutura de operação e manutenção dos produtos digitais. O candidato deverá ter pelo menos um ano de experiência em tecnologia, porém, não há exigência de formação superior, idioma estrangeiro, restrição de idade ou localidade. A meta de diversidade da empresa é contratar ao menos 50% de mulheres para as vagas. Interessados devem preencher seu perfil no site da 99Jobs e responder a um teste de lógica (https://www.99jobs.com/).

G – Desenvolvimento de Lideranças

O Ensina Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças. A organização busca jovens de diversas áreas de bacharelado e licenciatura, com perfil de protagonismo, que queiram atuar, de forma remunerada, para transformar a vida de crianças e adolescentes em escolas públicas do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Pernambuco. O programa, faz parte da rede global Teach for All, presente em mais de 60 países. Graduados, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2022, em qualquer área, têm até o próximo dia 20 para se inscreverem no processo seletivo diretamente no site (https://www.ensinabrasil.org.br/seja-ensina-parceiros?utm_source=parceiros).

H – Logística em Saúde

A Elfa anunciou a conclusão da aquisição de 68,3% do capital social do Grupo DRS. A operação marca a entrada da companhia, que é uma das principais provedoras de soluções e serviços de logística em saúde no Brasil, no segmento de pesquisas clínicas. A compra foi concluída pelo valor de R$ 56,1 milhões e já obteve a aprovação do CADE. Atualmente, o Grupo DRS ocupa uma posição de liderança em serviços logísticos complexos para pesquisas clínicas da indústria farmacêutica, com isso, promove o apoio direto ao desenvolvimento e lançamento de novos medicamentos no país. A empresa, que foi fundada em 2005, registrou um crescimento expressivo, de 44%, entre os anos de 2017 e 2020. Saiba mais: (www.grupoelfa.com.br).

I – Women in Photo

A Associação Internacional Mulheres na foto abriu as inscrições para seu concurso anual de fotografia, que objetiva usar imagens para dar visibilidade a questões que afetam as mulheres. Podem participar do Women In Photo profissionais ou amadoras de todo o mundo, e também aqueles que se identificam como mulheres e praticam a fotografia. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro e são gratuitas. Os trabalhos devem abordar questões de igualdade de gênero. O ganhador, os cinco finalistas e os vencedores em categorias especiais participarão de uma exposição itinerante ao longo do ano de 2022, na Europa, Ásia e Oriente Médio. Informações e inscrições: (https://iwpa.fr/open-call-2021/).

J – Recolocação Profissional

Dar o primeiro passo rumo a uma nova profissão ou posição no mercado de trabalho é uma atitude que sempre gera inúmeras dúvidas. Por onde começar? Como estabelecer um objetivo? Seja para os jovens que buscam a primeira experiência profissional, quanto para aqueles que almejam uma transição de carreira, é preciso estar preparado e familiarizado com as possibilidades e ferramentas disponíveis para garantir visibilidade e atrativos relevantes que cativem o interesse de recrutadores e gestores de empresas. Atenta a este cenário, a Kultivi (www.kultivi.com), principal plataforma de ensino gratuito do Brasil, acaba de lançar o curso “Recoloque-se: 5 pilares para decolar sua carreira”.

K – Tecnologias Espaciais

O primeiro satélite desenvolvido integralmente pela indústria brasileira estará pronto para ser lançado em órbita no início de 2022. Além do avanço à indústria de defesa e espacial, a tecnologia será capaz de produzir informações que orientem o direcionamento de políticas públicas em diversas áreas e a tomada de decisões estratégicas em diversos setores industriais. Fruto da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, a Unidade EMBRAPII Instituto Senai de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados e a empresa Visiona Tecnologia Espacial, o projeto-piloto servirá para adquirir conhecimento para o desenvolvimento de satélites comerciais. Saiba mais em (www.embrapii.org.br).