Negócios em Pauta 14/09/2017

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A – Uso de Maconha

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa está recrutando pacientes para o Programa de Duplo Diagnóstico em Saúde Mental. Os voluntários devem apresentar ou ter apresentado problemas com uso de maconha, tais como: ideias ou sentimentos estranhos, perda de controle do pensamento; crises de pânico; tristeza muito intensa; pensamentos ou tentativa de suicídio; perda de motivação; problemas na escola ou no trabalho. O Programa objetiva desenvolver as melhores práticas no tratamento e pesquisas relacionadas ao uso de drogas. “Queremos trazer as melhores soluções para os usuários que sofrem com os efeitos do uso da substância”, afirma o professor Guilherme Messas. Interessados devem contatar ([email protected]). O programa é gratuito.

B – Foco em Empreendedorismo

A Biblioteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, promove duas atividades voltadas ao empreendedorismo e economia criativa. Os novos empreendedores poderão assistir palestras sobre formalização de negócios e fluxo de caixa, realizadas por profissionais do Sebrae-SP. Confira: Oficina Começar Bem – Formalização: na terça-feira (19), objetivando sanar dúvidas sobre como abrir uma empresa e os itens necessários para formalizá-la. Oficina Fluxo de Caixa: na quarta (20), ensinará os fundamentos da gestão financeira da empresa. Os participantes aprenderão a controlar movimentações financeiras e, desta forma, tomar decisões com mais segurança. Inscriçõe: e-mail ([email protected]). Para mais informações sobre os cursos e a programação da Biblioteca, acesse (www.bsp.org.br).

C – Ciclo de Dramaturgia

Vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro, na Categoria Inovação, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council apresenta o 9º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia. Com o tema ‘Ser Dramaturga’, o evento acontece entre os próximos dias 25 e 1º de outubro, no Centro Cultural Fiesp/Ruth Cardoso. O evento aborda questões sobre o ofício e suscita o debate sobre a relevante desigualdade numérica existente entre homens e mulheres que escrevem para o teatro. Entender o papel da mulher dramaturga, focando as experiências de escrita e a inserção em um mercado ainda caracterizado por machismo, além de explicitar as dificuldades e resistências enfrentadas no exercício na profissão, é o objetivo. Mais informações: (http://www.sesisp.org.br/cultura/nucleo-de-dramaturgia/programacao).

D – Programa de Trainee

O Grupo Energisa encerra hoje (14), as inscrições para o Programa de Trainee 2018, em uma das principais empresas de distribuição de energia elétrica do país. A previsão de início do programa é em janeiro de 2018 e a duração será de nove meses. Os candidatos devem ser dos cursos de Engenharia Elétrica e Administração, com formação entre dezembro de 2015 e dezembro de 2017. É necessário ter inglês avançado e disponibilidade para morar em qualquer Estado. As vagas são para todas as regiões em que a empresa atua (SP, MG, MT, MS, TO, PB, SE). Os interessados podem se inscrever em: (www.99jobs.com/energisa/jobs/10984-programa-de-trainee2018?preview=true).

E – Aranhas e Escorpiões

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Av. Miguel Estéfano, 4200 – Água Funda), promove, no dia 23 (sábado), às 15h, a palestra “Aranhas e escorpiões são realmente perigosos?”. O evento gratuito será ministrado por Rodrigo Willemart, professor da Escola de Ciências, Artes e Humanidades da USP. Willemart vai mostrar a importância de aranhas e escorpiões na natureza e para os seres humanos, além de desmistificar diversos estigmas que rondam esses animais e apresentar curiosidades sobre eles. Os estudos envolvendo espécies de aranhas e escorpiões é vasto, desde uso de materiais que imitam a seda da teia da aranha, que é extremamente robusta e flexível, até a utilização médica do veneno de escorpiões. Mais informações, tel. (11) 5077- 6312/14 ou ([email protected]).

F – Transformação das Revistas

Com o objetivo de esclarecer os modelos estratégicos que propiciem bons resultados para garantir a monetização das publicações, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) convidou o especialista em inovação de mídia, John Wilpers, a participar do XI Fórum de Revistas. Wilpers é diretor do Innovation Media Consulting, que desenvolve para os meios de comunicação a atualização de modelos, estratégias, produtos, design, redações, fluxos de trabalho e narrativas para a era digital. O objetivo é ajudá-los a aumentar seu alcance, relevância e receita por meio da inovação em cada produto, cada história e plataforma. O encontro é gratuito e acontece no próximo dia 27, das 8h às 15h, no Shopping Villa Lobos – Teatro Opus. Informações: (http://aner.org.br/xi-forum-aner/).

G – Ozonioterapia na Odontologia

Muita gente só ouviu falar de ozônio em matérias sobre poluição. Mas é fato que esse gás natural vem sendo utilizado para muitos fins, como limpar sistemas de água, esterilizar frutas e vegetais etc. O ozônio também vem sendo usado pela comunidade médica para tratar uma série de doenças e, mais recentemente, pelos cirurgiões-dentistas. É justamente o uso de ozonioterapia na odontologia que será debatido em palestra científica coordenada por Kennia Batista Botelho na Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, hoje (14), às 20h. Mais informações e inscrições: (http://www.apcd.org.br/index.php/pagina/palestras-cientificas-do-coci).

H – Prática Cardiológica

Com o objetivo de discutir as evidencias cientificas na prática da Cardiologia a Sociedade de Cardiologia do Estado (Socesp) realiza nesta sexta-feira (15) e no sábado (16), no Grande Hotel Senac, em Campos de Jordão, o II Congresso Brasileiro de Casos Clínicos. A programação conta com temas que demonstram o alcance e as limitações do conhecimento científico como: Dislipidemia, insuficiência cardíaca, fibrilação arterial, hipertensão arterial, morte subida, diabetes, entre outros temas. Além de miniconferência para discutir questões clínicas ainda não resolvidas. As inscrições podem ser feitas através do portal: (http://www.casosclinicos.com.br/).

I – Futuro do Trabalho

Como devemos avaliar a geração de trabalhos nos próximos anos com o avanço da inovação no setor industrial? Quais os riscos que enfrentaremos nesta nova dinâmica do emprego? Que vantagens o Brasil e o trabalhador brasileiro podem tirar dessa experiência? São estas desafiantes questões que estarão em discussão no próximo dia 21, no ‘Acontece Indústria’. A proposta é levantar indagações sobre a característica dos empregos do futuro, os postos de trabalhos que poderão ser extintos, além da preocupante questão: Depois da Inteligência Artificial e Automação, como lidar com uma sociedade de muitos desempregados? Será realizado na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, das 14h às 19h. Inscrições e mais informações no site:(https://www.cesaracontece.org/industria).

J – Setor de Serviços

Para incentivar a produção de reportagens sobre o desenvolvimento econômico do setor de serviços e das Micro e Pequenas Empresas, o Prêmio Fenacon de Jornalismo entra em sua terceira edição. Com inscrições abertas até o próximo dia 29, o concurso premia trabalhos inscritos nas categorias jornalismo impresso e multimídia, que contempla rádio, TV e web. Nas duas categorias – impresso e multimídia –, as premiações são de R$ 5 mil para cada reportagem vencedora. A melhor matéria enviada receberá o Grande Prêmio Fenacon, que gratifica o vencedor com R$ 15 mil. Podem concorrer materiais jornalísticos publicados entre 1º de agosto de 2016 e 19 de setembro de 2017. Inscrições e informações: (www.premiofenacondejornalismo.com.br).