A – Centro de P&D de Biocombustíveis
Com o objetivo de intensificar a pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em biocombustíveis, o Grupo Volkswagen aprova a estratégia para que a região da América Latina crie e lidere um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil, voltado para o estudo de soluções tecnológicas baseadas em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes, que utilizam energia limpa, para a combustão e soluções híbridas. Com isso, a empresa busca minimizar as mudanças nas plataformas atuais e foca na produção neutra de CO2. Este centro será totalmente independente no desenvolvimento de tais tecnologias para o Grupo Volkswagen em nível global. “A empresa vai atuar em parceria com Governo, universidades e a agroindústria para trabalhar com o que há de melhor para o futuro da mobilidade”, detalha Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina (www.vwnews.com).
B – Vacinação para Adolescentes
O Governador de São Paulo, João Doria, anunciou o cronograma para vacinação de adolescentes do estado entre 12 e 17 anos. O imunizante utilizado será o do laboratório Pfizer, uma vez que a Anvisa autorizou seu uso dentro desta faixa etária. É um público de 3,2 milhões de adolescentes. A primeira fase da vacinação, que acontece a partir de 23 de agosto, é destinada a integrantes do grupo com comorbidades, deficiências ou gestantes e puérperas. A partir de 6 de setembro a imunização será aberta para o grupo geral, iniciando com as idades de 15 a 17 anos. Já no dia 20 do mesmo mês, serão vacinados o grupo de 12 a 14 anos.
C – Jornalista Revelação
Uma novidade do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo é o reconhecimento à nova geração. Estudantes da área ou recém-formados com até 25 anos poderão inscrever suas matérias no prêmio especial de Jornalista Revelação. A condição é que o profissional tenha seu trabalho publicado em um veículo de imprensa. Cada profissional poderá inscrever um trabalho, considerando um dos meios abaixo: Texto: conteúdos jornalísticos publicados em veículos impressos, portais ou sites de notícias; Áudio: veiculados em emissoras de rádio ou podcasts publicados em plataformas de streaming; Vídeo: veiculados em canais de televisão ou vídeos publicados em plataformas digitais de vídeo; Fotos: publicadas em veículos impressos ou em sites de empresas jornalísticas. Inscrições e outras informações: (www.premiosebraejornalismo.com.br).
D – Direito Internacional
A Comissão de Direito de Relações Internacionais da OAB Santos realiza, entre os próximos dias 19 e 23, o “Congresso Internacional América, Ásia e Oceania”. O evento discute as relações multilaterais do Brasil e práticas da advocacia para internacionalização das relações com clientes estrangeiros nos três continentes. Participação de representantes da diplomacia e comércio internacional, como Yang Wanming, embaixador da China no Brasil; embaixador Osmar Chohfi, da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Rudy El Azzi, cônsul do Líbano; rabino Michel Schlesinger, do rabinato da Congregação Israelita Paulista; Paulo Perrotti, vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá; Heather Cameron, cônsul do Canadá, entre outros. Informações e inscrições: (www.oabsantos.org.br) e (www.toledoeassociados.com.br).
E – Espumante Premiado
A Cooperativa Vinícola Garibaldi foi a única entre as brasileiras participantes do Vinalies Internationales a sair do concurso francês com uma medalha de ouro. A distinção foi conferida ao espumante Garibaldi Moscatel Rosé. Neste ano, 39 países enviaram 2.926 amostras à competição, que reuniu um time de 145 jurados numa degustação às cegas. Existente desde 1994, o concurso organizado pela Associação de Enólogos da França é certificado pela ISO 9001 pelo respeito às normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho. No mesmo concurso, a cooperativa ainda comemorou outras conquistas: os espumantes Amaze Moscatel, exclusivamente comercializado no mercado externo, e o Garibaldi Chardonnay obtiveram medalhas de prata.
F – Ideias & Produtos
Estão abertas as inscrições da edição 2021 da Chamada de Ideias, evento organizado pela Plataforma Brasileira de Tecnologia (BraFIP). Os interessados em promover o desenvolvimento de maneira colaborativa podem submeter seus trabalhos para avaliação. Os 15 melhores serão selecionados e convidados para apresentar sua pesquisa na quinta edição do International Cooperation Day (IncoDay), previsto para dezembro, em Goiânia. As melhores ideias ficarão à disposição de grandes mercados, especialmente o asiático, o americano e o espanhol, onde a BraFIP tem representantes. A participação é aberta a todas as empresas, startups, núcleos de pesquisa e inovação em ambiente acadêmico ou de instituições científicas, desde que interessados em trabalhar em prol de meios que permitam acelerar a inovação tecnológica. Saiba mais, acesse: (http://www.brafip.org.br/brafip/).
G – Família Familiar
A Educação Executiva Mackenzie, programa voltado para líderes de alta performance, está com inscrições abertas para o novo curso Empresa Familiar – competitividade e gestão na transição entre gerações. O curso será online e terá duração de três meses, iniciando a partir de agosto. A formação explora os elementos críticos de possuir e gerenciar um negócio familiar e se estruturar para as transições geracionais da família. As aulas abordarão questões peculiares das empresas que sobreviveram além do estágio fundador, como preservação do legado dos fundadores, estrutura da propriedade, acordo societário, gestão da riqueza e patrimônio, profissionalização e gestão de talentos, entre outros. Inscrições: (https://cutt.ly/ImvFeN2).
H – Escritório em Hong Kong
A Americanas S.A. inaugura seu primeiro escritório na China, localizado no território independente de Hong Kong. A operação visa acelerar a frente de comércio exterior, com foco em inovação e na ampliação do sortimento de marcas próprias. A companhia é dona de um portfólio de mais de 26 marcas exclusivas em diversos segmentos, como brinquedos, utensílios domésticos, eletrônicos, entre outros. A estrutura internacional já conta com um time de executivos chineses com foco na intensificação da negociação, prospecção e controle de qualidade de produtos, fornecedores e sellers, além do suporte à operação cross border da Americanas. A expectativa é movimentar mais de 8 mil contêineres em 2021. Até o fim deste ano, a companhia terá uma segunda base na região, na cidade de Shenzhen.
I – Teste de Soluções
Startups e outras empresas inovadoras que possuam soluções tecnológicas e desejem testá-las rapidamente, têm mais alguns dias para inscrever-se no edital de Soluções da Petrobras. O prazo foi prorrogado para o próximo dia 27. Há oportunidades nas áreas de saúde e segurança, transformação digital e recursos humanos. Os projetos devem estar em estágio de validação ou já validados pelo mercado. Os selecionados receberão até R$ 60 mil por desafio para execução dos testes. O processo envolve execução de testes em ambiente representativo de aplicação, para avaliação do desempenho das soluções e geração de valor ao negócio, além do atendimento a requisitos técnicos e de segurança da companhia. Veja o edital: (https://tecnologia.petrobras.com.br/modulo-teste-solucoes.html).
J – LGPD Educacional
A Junta Comercial do Pará se tornou a primeira do país a contratar a LGPD Educacional, uma plataforma de capacitação e certificação profissional desenvolvida pelo Serpro em parceria com a empresa portuguesa Datashield. Lançada em fevereiro, a LGPD Educacional é a única plataforma pública do Brasil a fornecer certificação profissional baseada na Lei. A Junta reúne mais de 800 mil estabelecimentos registrados, que poderão se beneficiar do conteúdo da plataforma. Se o aluno alcançar o aproveitamento mínimo de 70%, passa a ter direito à certificação, que é dada pelo Serpro e reconhecida pelo MEC. Os certificados profissionais são para Encarregado de Dados Pessoais e Gestor de Dados Pessoais, nas modalidades de Educação a Distância ao vivo. Outras informações: (www.loja.serpro.gov.br).
K – Veículos Eletrificados
Os carros elétricos estão chegando a uma velocidade surpreendente em alguns mercados no mundo, como é o caso de China, Estados Unidos e União Europeia. Segundo projeção do Boston Consulting Group (BCG), até 2026, os veículos elétricos serão responsáveis por mais da metade dos automóveis leves vendidos globalmente. Além disso, o estudo prevê que os veículos de emissão zero (ZEVs) serão responsáveis por quase metade dos veículos leves novos vendidos globalmente em 2035. Na UE, a participação de mercado de híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria aumentou 9,3 pontos percentuais em 2020, em comparação com 2,2 pontos percentuais nos EUA e 5 p.p. na China. No Brasil, veículos eletrificados ainda são um nicho pequeno, respondendo por menos de 1% do mercado em 2020. Saiba mais em: (www.bcg.com).