Negócios em Pauta 13 a 15/01/2024

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

A – Palácio do Planalto será reaberto para visitação pública

O Palácio do Planalto, sede da Presidência da República e um dos ícones da arquitetura modernista da capital brasileira, será reaberto ao público para visitações guiadas e gratuitas, a partir deste domingo (14). As visitas foram paralisadas em março de 2020, quando o país foi duramente afetado pela pandemia de Covid-19. No entanto, em 8 de janeiro de 2023, o Palácio foi alvo de ataques antidemocráticos durante uma tentativa de golpe e precisou ficar fechado para reforma. De acordo com comunicado do governo, o passeio inclui o térreo, o segundo e o terceiro andares e o subsolo, que agora é um novo espaço de exposições. As visitas terão duração média de uma hora e serão realizadas por grupos de até 30 pessoas, a cada meia hora. Os visitantes poderão conhecer o local das 9h às 14h, sendo que o último grupo entrará às 13h, mediante a agendamento no site oficial (visitapr.presidencia.gov.br). O passeio enfatiza aspectos da educação patrimonial na construção e na ampliação do conhecimento da população acerca da história, cultura e bens artísticos da sede do governo (ANSA).

B – Mestres da Arte

Uma nova exposição imersiva sobre a genialidade de quatros mestres da arte – o holandês Vincent van Gogh, o francês Claude Monet e os italianos Leonardo Da Vinci e Michelangelo – já está aberta. A mostra “Pincelando a História: Os 4 artistas que mudaram a história da arte” ficará em cartaz no Shopping Vila Olímpia, na região oeste da capital paulista, até o próximo dia 3 de março. A visita terá duração média de 60 minutos e passará por sete salas distribuídas em uma área de mais de mil metros quadrados, em uma experiência multissensorial. A jornada imersiva contará com reproduções de obras dos artistas, como “Noite Estrelada”, de Van Gogh, “Mulheres no Jardim”, retratadas por Monet, “A Última Ceia”, de Da Vinci, e “A Criação de Adão”, de Michelangelo (Ansa).

C – Metanol Verde

A Vibra, líder no setor de distribuição de combustíveis e energia no Brasil, e a Inpasa, maior produtora de combustível renovável à base de cereais da América Latina, firmaram um Memorando de Entendimentos não vinculante, que marca o início de estudos de viabilidade para a produção e comercialização de metanol verde a partir de subprodutos do etanol, visando o fornecimento aos setores marítimo e industrial. Dentre as possibilidades a serem avaliadas, está a eventual instalação de uma planta para produção de metanol verde a partir do etanol de cereais. Fonte e mais informações: (https://www.inpasa.com.br) e (https://www.vibraenergia.com.br).

D – Sustentabilidade que Inspira

Desde o seu princípio, em 2010, o Inspiramais, salão de moda que lança mais de mil materiais inovadores para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias, teve como premissa a sustentabilidade. Sua 29ª edição acontece em Porto Alegre, entre os próximos dias 23 e 24, contando com 150 expositores, com visitantes de todo o Brasil e parte do mundo. Entre as iniciativas sustentáveis, a padronização de estandes, exigindo menor custo para produção, oportunizando que as expositoras, de fato, invistam esforços nos materiais a serem lançados. Todas as sinalizações do evento são produzidas a partir de plásticos reutilizados e processados pela Ambiplast. Mais informações: (https://www.inspiramais.com.br).

E – Berços de Atracação

A Autoridade Portuária de Santos (APS) contratou o aprofundamento dos berços de atracação, e respectivos acessos, dos cais dos armazéns 12A ao 21, na margem direita do Porto de Santos. Com a obra, o local poderá receber embarcações maiores que as que atracam atualmente, aumentando a produtividade do Porto e a competitividade do Brasil no comércio internacional. Hoje o calado operacional daqueles berços vai de 10,9 a 13,8 metros, na maré baixa. A empresa contratada é a Náutica Marítima Serviços Ltda. O investimento é de R$ 13,9 milhões, com recursos da própria APS, e o prazo contratual é de seis meses.

F – Casa e Decoração

Com a crescente busca do mercado por novidades e lançamentos, a 12ª edição da ABCasa Fair se destaca como o epicentro das inovações no universo de casa e decoração. Marcada para acontecer entre os dias 4 e 7 de fevereiro, no Expo Center Norte (SP), a feira vai apresentar as mais recentes tendências para inspirar e suprir as demandas das lojas e profissionais que atendem consumidores ávidos por renovações. Novamente, todos os olhares estarão voltados para as tendências que serão apresentadas pelos expositores – que, por sua vez, estão atentos a tudo o que acontece no mundo da decoração, a fim de oferecer o melhor aos visitantes. Confira em: (https://abcasafair.com.br).

G – Berçário de Pintinhos

A JBS retoma as operações do seu incubatório de frangos de corte localizado na cidade de Rolândia/PR. Responsável por 12% dos pintos produzidos pela Seara, o “berçário” de aves recebeu investimento de R$ 135 milhões para recuperação e modernização, após incêndio ocorrido na unidade em 2023. Apontado como o maior e mais tecnológico incubatório do país, o local tem capacidade de incubação de mais de 16 milhões de ovos férteis por mês. Incubados em estágio único, os ovos são colocados e retirados das máquinas todos ao mesmo tempo a cada ciclo de incubação. Seguindo os princípios do bem-estar animal, o incubatório possui um controle maior de ambiência, favorecendo o desenvolvimento dos embriões com maior eficiência e qualidade.

H – Futuro da Confiança

A idwall, empresa de tecnologia especializada em gestão de identidade digital e soluções antifraudes, realiza a 6ª edição do idsummit, no dia 12 de março, das 9h às 18h, na Casa Giardini (R. Dr. Jesuíno Maciel, 97 – SP). Sob o tema “Ecossistemas de identidade: a revolução em inovação e segurança”, contará com programação focada em tecnologia e negócios, com palestras e debates com grandes nomes nacionais e internacionais. Na oportunidade, será divulgado o Ranking idwall de Experiência Digital 2024, com dados inéditos sobre a experiência dos usuários no processo de abertura de contas bancárias (onboarding digital) e percepções sobre autenticação, segurança de dados e fraudes. A entrada é gratuita e os interessados devem se inscrever na lista de espera disponível no hotsite do evento: (https://idsummit.com.br/).

I – Máquinas e Equipamentos

A M&T Expo, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina reunirá, entre os dias 23 a 26 de abril, no São Paulo Expo, soluções completas para a área de elevação de cargas e pessoas. Os visitantes poderão conferir os principais lançamentos em guindastes, gruas, plataformas aéreas e manipuladores telescópicos, além de novidades em peças, componentes e serviços e soluções de tecnologia para impulsionar a produtividade nas obras de infraestrutura e da construção civil, e operações de mineração, de energia, do agronegócio e florestal. As indústrias de peças e componentes e fornecedores de serviços mostrarão também suas novidades. Saiba mais em: (https://www.mtexpo.com.br).

J – Terras Raras

A Mineração Serra Verde anunciou o inicio da produção comercial do concentrado misto de terras raras da Fase I de seu depósito Pela Ema, localizado no município de Minaçu, Goiás. Uma vez que atingir a produção total, espera-se que a empresa produza, pelo menos, 5.000 toneladas por ano de óxido de terras raras — utilizado na fabricação de ímãs permanentes de alta eficiência, necessários para motores de veículos elétricos e geradores de turbinas eólicas. Pela Ema é um depósito de argila iônica que contém uma proporção elevada de terras raras pesadas e leves de alto valor, principalmente neodímio (Nd), praseodímio (Pr), térbio (Tb) e disprósio (Dy), essenciais para a transição energética (https://serraverde.com/br/home-br/).

K – Plástico Reciclado

De acordo com o Estudo Monitoramento dos Índices de Reciclagem Mecânica de Plásticos pós-consumo no Brasil, encomendado pelo PICPlast e realizado pela consultoria MaxiQuim, a indústria de higiene pessoal, cosméticos e limpeza doméstica consumiu cerca de 152 mil toneladas de plásticos em 2022, um aumento de 8,5% em comparação ao ano anterior, quando chegou a 140 mil toneladas. As principais aplicações são para garrafas e frascos em geral com 90 mil toneladas e embalagens secundárias que consomem 44 mil toneladas. De acordo Maurício Jaroski, especialista em Inteligência de Mercado da MaxiQuim, o aumento na utilização desses materiais demonstra uma maior responsabilidade do setor com o consumidor e o meio ambiente, além de possibilitar maior versatilidade de embalagens. Para saber mais, acesse (www.picplast.com.br) e (www.plasticotransforma.com.br).