Negócios em Pauta 13/07/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 12 de julho de 2021

A – Todas as atenções para o veículo elétrico

A Stellantis acaba de anunciar que vai investir 30 bilhões de euros em eletrificação e no desenvolvimento de softwares até 2025, em uma estratégia que vai englobar todas as suas 14 marcas, como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. “O cliente está sempre no coração da Stellantis, e nosso compromisso com esse plano de investimentos de 30 bilhões de euros é oferecer veículos icônicos que tenham desempenho, capacidade, estilo, conforto e alcance elétrico que se encaixem perfeitamente em seu cotidiano”, afirmou o CEO Carlos Tavares. O objetivo da empresa é que os “veículos de baixa emissão” representem pelo menos 70% das vendas na Europa e 40% nos Estados Unidos até 2030. Além disso, a Stellantis projeta alcançar a liderança mundial nesse segmento. Tavares também confirmou que vai construir uma fábrica de baterias para carros elétricos em Termoli, no sul da Itália, uma região carente de investimentos (ANSA).

B – Formação Gratuita em TI

O Up Skill – projeto de capacitação tecnológica coordenado pelo Núcleo Softex Campinas, e o Sebrae, acabam de firmar uma parceria para o compartilhamento de cursos relacionados a tecnologia da informação. Objetiva oferecer opções para jovens e profissionais que queiram ganhar ou aprofundar seus conhecimentos na área de TI, contribuindo para suprir a demanda por mão de obra especializada neste setor. A ideia é preparar profissionais não somente para empresas que desenvolvem software, mas também qualquer tipo de negócio que demande mão de obra para a área. Isso inclui profissionais de suporte técnico a sistemas, desenvolvimento de software, suporte a sistemas críticos, implantação e manutenção de software, dentre outras especialidades. Saiba mais em: (https://workover.com.br/upskill-sebrae).

C – Atividades Remuneradas

O Estado de São Paulo registrou entre maio de 2019 e maio de 2021 um aumento de 10,7% nos pedidos de inclusão da observação “Exerce Atividade Remunerada” nas CNHs. Atualmente, são mais de 5 milhões de condutores registrados com a informação em seus prontuários. No mesmo período em 2019, eram cerca de 4,5 milhões habilitações válidas registradas na base do Detran.SP. A inclusão da observação é necessária para condutores que produzem renda por meio de veículos, como motoristas de aplicativo de transporte, taxistas, motoristas profissionais, motorista de ônibus e caminhões, além de motofretistas e mototaxistas. As alterações mais requisitadas são, respectivamente, B (automóveis) com 32,9% do total (1,65 milhão), AB (carro e moto) com 29,4% (1,48 milhão) e AD (carro e ônibus) com 14% (706 mil).

D – Aceleração de Startups

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está lançando a edição 2021 do BNDES Garagem – Negócios de Impacto, um programa de aceleração para startups. A iniciativa será conduzida pelo Consórcio AWL (composto por Artemisia, Wayra e Liga Ventures). Com o objetivo de selecionar e acelerar, neste ciclo, 45 negócios de diversos setores – com prioridade às soluções voltadas à Educação, Saúde, Sustentabilidade, Govtech e às Cidades Sustentáveis –, a ação espera estimular o campo do empreendedorismo de impacto, atuando no desenvolvimento de empresas para que elas alcancem resultados financeiros consistentes e impacto socioambiental positivo. Inscrições até 5 de agosto pelo site (www.garagem.bndes.gov.br).

E – Mobilidade Urbana

Fundada em 2019, por um grupo de motoristas dispostos a melhorar as condições de trabalho dos profissionais da região, o Chofer 46 – aplicativo de mobilidade urbana que atua no Sul do país, mira uma expansão ainda maior na região por meio de um modelo de negócios de franquia. A empresa, que já está presente em mais de 10 cidades, já conta com mais de 550 motoristas ativos, com 10 filiais e projeta um crescimento de 200% até o fim de 2021. O grande diferencial é que a plataforma cobra uma taxa fixa da corrida dos motoristas, o que reflete em maiores ganhos para os parceiros. O app foi desenvolvido com uma tecnologia chamada Machine, que é uma plataforma white label para aplicativos de transporte de passageiros e entregas (https://chofer46.com.br/fale-conosco/).

F – Caminhoneiros e Frotistas

As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz! Seguindo sempre esse compromisso e em comemoração ao mês do motorista, a empresa lançou, em suas páginas do Facebook, Instagram e YouTube a ação “Sua Voz na Diretoria”, um programa que reúne executivos da Empresa para ouvir caminhoneiros e frotistas. O objetivo é ter um canal direto e sempre aberto com quem vive na boleia e trabalha com transporte pelo Brasil afora, a fim de entender as principais necessidades nas estradas para poder oferecer soluções e produtos cada vez melhores. A empresa quer ouvir tanto a opinião dos caminhoneiros quanto dos frotistas. Saiba mais em (https://www.facebook.com/watch/?v=522734012246987).

G – Quem Faz Opinião

A partir de agosto, a sociedade brasileira terá acesso ao pensamento agregado dos jornalistas por meio do “O²: Opinião de quem faz opinião”. Trata-se de projeto fruto da parceria envolvendo o Grupo Comunique-se, o Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe) e a agência Kamplie Comunicação. Com o objetivo de identificar os insights dos jornalistas das principais redações do país, a proposta contará com levantamentos mensais a respeito de assuntos relacionados à política e outros acontecimentos de relevância nacional. Mostrará como pensa o conjunto dos profissionais da imprensa, os principais formadores de opinião do país. O professor Antonio Lavareda conduzirá a aplicação do questionário e a tabulação dos resultados a partir das respostas dos profissionais da imprensa.

H – Mercado Imobiliário

O ZAP+, maior marketplace imobiliário do país, anuncia o início das inscrições para a edição 2021 do Conecta Imobi, o mais completo evento da América Latina voltado para corretores, imobiliárias, profissionais de incorporadoras e construtoras. Essa será a primeira edição do evento após a aquisição do Grupo ZAP pela OLX Brasil e criação do ZAP+, que reúne ZAP Imóveis, Viva Real e OLX Imóveis. Em discussão as necessidades e tendências do mercado, o futuro do segmento e novas perspectivas. Devido a pandemia, a edição será realizada online entre os dias 19 e 21 de outubro. São quatro temas: Referência para o Mercado, Tecnologia e Experiências, Inclusivo e Democrático e DNA Humano. Inscrições e outras informações: (www.conectaimobi.com.br).

I – Antifraude e Cibersegurança

De acordo com o Gartner, em 2021, os gastos mundiais com tecnologia, segurança da informação e serviços de gerenciamento de risco devem crescer 12,4%, movimentando cerca de US$150,4 bilhões. Com o objetivo de acelerar a conexão entre as soluções antifraudes e as grandes organizações, a Wayra, hub de inovação aberta da Vivo, acaba de anunciar um desafio para as startups do setor. A iniciativa busca por startups que possam apoiar desafios específicos nas áreas de: autenticação de imagens e documentos; autenticação para atendimento seguro via WhatsApp; reconhecimento de voz para atendimento em televendas; gestão de plataforma anti-fraude para revendedores parceiros, gestão em rede e compliance de scripts; além de solução para detectar configurações maliciosas realizadas nos dispositivos como modems e roteadores. Inscrições e mais informações: (https://br-pt.wayra.com/desafios).

J – Acima de 50 Anos

O MS Bank, maior banco de câmbio em número de remessas mensais do Brasil, abre processo seletivo de profissionais com mais de 50 anos para contratação. Hoje mais de 5% do quadro de colaboradores do banco é ocupado por pessoas nessa faixa etária e o objetivo é aumentar esse número visando ampliar a diversidade na cultura organizacional da empresa. A seleção busca perfis de acordo com a experiência e os conhecimentos do profissional nas áreas de Contabilidade, Controladoria, Administração de Empresas e Comércio Exterior. Não é exigida graduação e fluência em inglês será considerado um diferencial. Os candidatos devem residir em Curitiba, no Paraná, e podem se inscrever por meio da plataforma (https://bit.ly/2SJjkqP) até o próximo dia 16.

K – Curso de Férias NY

A escola de negócios IBS Americas e a State University of New York estão oferecendo bolsas de estudo de até 50% para cursos de férias nas áreas de Estratégia, Finanças, Gestão de Projetos, Marketing e Sustentabilidade, que serão realizados em julho de 2022 ou janeiro de 2023. São destinados a graduandos e jovens profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos em uma área específica do mundo dos negócios. O candidato deve entrar na página da universidade (https://suny.ibs-americas.com/), escolher o curso desejado e preencher o Application Form, inserindo o código promocional SUNY-07-50 para obter o desconto de 50%. A partir do formulário enviado, a IBS Americas retornará com o resultado da candidatura, por e-mail ou tel., em até duas semanas. Em caso de dúvidas, contate ([email protected]).