Negócios em Pauta 13/07/2016

em Negócios em Pauta
terça-feira, 12 de julho de 2016

A – Haicai e Meditação

O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, cuja cultura é uma forte influência na produção cultural e artística brasileira, tanto em sua vertente mais tradicional, quanto a recente cultura nipônica pop das últimas décadas. Para promover reflexão sobre essa mistura de culturas entre Brasil e Japão, a Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, Centro) realiza a II Semana do Japão, entre os próximos dias 18 e 24. Ancestralidade e kokoro (palavra que se relaciona a coração, mente, e às relações estabelecidas entre a pessoa e as coisas, pessoas, lugares etc), serão os vetores dessa semana que terá programação intensa voltadas para as interações culturais entre Brasil e Japão.

B – Desenvolvimento Infantil

Desenvolvido pelo Grand Challenges Canada e com parceria no Brasil da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o Programa Saving Brains acaba de lançar novo edital para projetos de inovação na área de desenvolvimento infantil. O objetivo é financiar iniciativas que se proponham a resolver desafios que impedem o pleno desenvolvimento da criança nos primeiros mil dias de vida, de forma a promover uma mudança sistêmica e sustentável, garantindo um impacto positivo ao longo de sua vida. Cerca de 200 milhões de crianças em todo o mundo não conseguem atingir seu pleno potencial devido a um cenário de extrema vulnerabilidade social. Mais informações no site:(www.savingbrainsinnovation.net).

C – Aparelhos Invisíveis

De acordo com dados da Associação Americana de Ortodontia, mais de 1 milhão de adultos nos Estados Unidos passaram a utilizar aparelhos para o alinhamento dos dentes. Aqui no Brasil também houve crescimento. Estima-se que cerca de 40% a 50% dos pacientes que usam aparelhos tenham idade superior a 30 anos. Até há alguns anos, usar aparelho era coisa de adolescente. Hoje já tratamentos ortodônticos que preservam a estética do paciente e ao mesmo tempo são eficazes no alinhamento. Um exemplo é o aparelho invisível. Boa parte do público interessado nesse método de tratamento é de homens e mulheres com destacada posição profissional e que querem melhorar o sorriso, mas não tem disposição para utilizar os alinhadores metálicos tradicionais. Outras informações no site: (www.estheticaligner.com.br).

D – Business Day

A Rebellion Digital, em parceria com o UOL – Universo Online – realiza no próximo dia 21, das 8h00 às 12h00, no Hotel Quality Faria Lima, a primeira edição de 2016 do Digital Business Day. O evento reúne palestrantes especialistas em E-commerce e Marketing Digital. O objetivo da ação é fortalecer o mercado digital brasileiro. O seminário é gratuito, com ingresso solidário (um quilo de alimento não-perecível). O programa conta com a palestra de Diego Dourado, analista de marketing do UOL, pelo CEO da Rebellion Digital, Fernando Mansano e a gerente de E-commerce da Ikesaki Cosméticos, Edilaine Godoi. As inscrições são limitadas e deverão ser feitas através do link: (https://credencial.imasters.com.br/digital-business-day-sp-julho-2016).

E – Aumento de Capital

A LATAM Airlines Group S.A., grupo de empresas aéreas líder na América Latina, e a empresa aérea de classe mundial Qatar Airways – ambas membros da aliança oneworld, anunciam que firmaram hoje um acordo (“Subscription Agreement”) para que a Qatar Airways possa adquirir até 10% do total da participação acionária da LATAM, por meio de um aumento de capital. O Grupo LATAM Airlines realizará uma reunião Extraordinária de Acionistas, no máximo até o dia 2 de setembro, para propor o aumento de capital no valor de US$ 613 milhões, mediante a emissão de ações a um preço de US$10 por ação.

F – Diversão no Gendai

Para proporcionar aos seus clientes um período de férias mais longo e com muito mais diversão, o Gendai, em parceria com o Hopi Hari, lança a promoção “Diversão no Gendai”. Nos meses de julho e agosto, a maior rede de culinária japonesa do Brasil vai levar o consumidor para curtir as atrações do parque temático. É simples de participar. Na compra de dois dos combos da promoção, o cliente ganha de um a dois vales-passaporte para o parque. Em seguida, para adquirir o passaporte, basta acessar o hotsite da campanha (www.hopihari.com.br/gendai) e informar o número do vale. Com uma área de aproximadamente 760 mil metros quadrados, o Hopi Hari é dividido em áreas temáticas e atrações voltadas ao público de todas as idades, garantindo diversão e lazer a todos.

G – Quinzena do Livro

A casa-museu Ema Klabin (Rua Portugal, 43 – Jardim Europa) retorna com suas visitas mediadas e a Quinzena do Livro que começa no próximo dia 19. Os visitantes poderão conhecer livros raros, participar de palestras, uma oficina de monotipia e ainda visitar o acervo de mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial. A exposição “As Vozes do Livro” traz obras da coleção de Ema Klabin em diálogo com os ambientes da casa. Em cada cômodo haverá uma instalação sonora com trechos dos livros expostos. A maior parte dos áudios foram produzidos pela equipe do museu e tem a parceria do Laboratório da Imagem e Som – Universidade Federal Fluminense e da Ong ADUS (Instituto de Reintegração do Refugiado). Outras informações: (http://emaklabin.org.br/).

H – Igualdade de Gênero

“Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?” Essa é pergunta-tema lançada pelas Nações Unidas para o “Concurso de Vídeos de 1 minuto: O Valente Não É Violento”. O objetivo da iniciativa é celebrar o direito de todas e todos a uma vida plena e com dignidade – sem discriminações de gênero, raça, etnia e orientação sexual. A ação busca também estimular papéis sociais que empoderem as mulheres e meninas: nas escolas, na vida profissional, na política, nos esportes, entre outros. Para participar do concurso, é preciso ser estudante do ensino médio ou profissional da área de audiovisual. Os vídeos devem ter a duração máxima de 1 minuto e podem ser realizados nos mais diferentes formatos. Outras informações em: (www.ovalentenaoeviolento.org.br).

I – Negociações Internacionais

Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Escola de Negociações Internacionais, promovida pelo Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni) da USP com apoio do Programa Jean Monnet da União Europeia. A Escola é composta inicialmente por dois cursos, que visam fornecer capacitação técnica e treinamento específico para pesquisadores, profissionais e estudantes que desenvolvam atividades relacionadas às negociações internacionais. Os cursos são voltados a estudantes de graduação e pós-graduação com interesses em pesquisas na área internacional, gestores públicos, executivos e administradores de empresas. Será ministrado nos próximos dias 25 e 26, das 9h00 às 18h00. As vagas são limitadas. Mais informações: (www.caeni.com.br).

J – Lazer para Crianças

Reconhecido pelo mix completo de lojas, lazer e gastronomia para toda a família, o MorumbiShopping reforça sua opção de passeios. No período de férias escolares, as crianças poderão participar das oficinas gratuitas de culinária “Pequenos Grandes Chefs”, assistir histórias clássicas infantis com a Cia Le Plat du Jour, se divertir no HotZone, ver shows de mágica e ainda participar de gincanas no Play Space. Para os pais, as novidades incluem quiosques que auxiliam no cotidiano com os bebês: a Baby & Me vende acessórios como mantas impermeáveis para o desfralde, protetores para assentos, tapetes de brincar e cadeiras de pano que substituem os cadeirões; e o Empório da Papinha, que prepara refeições completas para os pequenos. Mais informações em (www.morumbishopping.com.br).

K – Gestão de Pessoas

A crise político-financeira é, atualmente, um dos maiores problemas dos empreendedores brasileiros. O índice de confiança na economia brasileira caiu nos últimos anos, com grande impacto no investimento em curto e médio prazo. Maílson da Nóbrega, economista e ex-ministro da fazenda, estará no 42º CONARH, o maior evento sobre Gestão de Pessoas da América Latina e o segundo maior do mundo, que ocorre entre 15 e 18 de agosto, no Transamerica Expo Center, abordando em sua apresentação o cenário dos próximos anos do Brasil. A palestra é um dos principais destaques do evento e colocará em discussão as principais prospecções, movimentos prováveis da economia e o contexto político brasileiro. Saiba mais em (www.conarh.com.br).

L – Feira Eletrônica

Começa hoje (13) e vai até sábado (16), no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, a 2ª edição da EletroExpo ICEEB, um dos maiores eventos voltado às novidades tecnológicas em eletrônicos de consumo, reunindo 120 expositores. O Brasil é o 4º maior mercado consumidor de eletrônicos do mundo, com 117,5 milhões de unidades vendidas no último ano. De 2010 a 2015, o crescimento no volume de vendas foi de 38,5%. Além de trazer novidades e lançamentos em produtos, o evento incentiva a troca de inovações e conhecimentos no setor. Estão previstas palestras com especialistas de diversas áreas. Também estarão disponíveis aos visitantes serviços como suporte em Comércio Exterior, bem como intérpretes. Outras informações: (www.eletroexpo.com.br).

M – Cup of Excellence

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) informa que serão abertas nesta sexta-feira (15), as inscrições para o Cup of Excellence – Brazil 2016, principal concurso de qualidade do País, que é realizado dentro do projeto setorial Brazil. The Coffee Nation, em parceria com a Apex-Brasil e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). A partir deste ano, a entidade unificará a avaliação dos cafés “naturals” (naturais, secos com casca) e dos “pulped naturals” (cerejas descascados/despolpados) na mesma edição e também criará duas categorias de vencedores: Cup of Excellence Winners e National Winners. Mais informações podem ser obtidas no site (www.bsca.com.br).

N – Estudantes de Economia

A 42ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Economia (Eneco) será realizada entre os próximos dias 17 e 23, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP , com o tema “Crises Econômicas e Políticas do Século 21”. Estudantes de todo o país estarão reunidos para trocar experiências e debater a conjuntura econômica atual no evento que terá exposição de pesquisas, workshops, atividades culturais, debates e festas de integração interuniversitária. Entre os pilares temáticos do encontro estão política fiscal, distribuição de renda, desenvolvimento tecnológico, descrença nas instituições políticas e desenvolvimento sustentável. Mais informações: (www.enecosp2016.com).