Negócios em Pauta 12/11/2024

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 11 de novembro de 2024

A – Toyota lança pedra fundamental de sua nova fábrica de Sorocaba

A Toyota do Brasil reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país ao lançar a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba SP (foto). A iniciativa faz parte do maior plano de investimento da empresa no país: R$ 11 bilhões até 2030. Com a nova fábrica, serão criados 2 mil novos empregos até 2030. As obras de expansão do parque fabril de Sorocaba acontecem em um terreno de 400 mil m², o equivalente a 40 campos de futebol. É uma das maiores terraplanagens (foto) em execução no Estado de São Paulo. A nova fábrica terá uma área total de 160 mil m², com início das operações previsto para 2026.

B – Operações Aéreas

Atendendo a solicitação da Prefeitura do Rio de Janeiro ao Ministério da Defesa, e diante da necessidade de garantir segurança à realização da Cúpula do G20 na capital fluminense, o Ministério de Portos e Aeroportos e a ANAC informam que as operações aéreas do Aeroporto de Santos Dumont serão interrompidas nos próximos dias 18 e 19 (segunda e terça-feira). As operações comerciais programadas para o aeroporto central do Rio poderão ser redirecionadas para o Aeroporto do Galeão, de acordo com as diretrizes operacionais das companhias aéreas e a capacidade operacional daquele aeroporto.

C – Criptomoedas e Blockchain

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) realizará na próxima segunda-feira (18), às 18h, um mastertalk para discutir sobre as criptomoedas. O evento será online e os interessados em participar devem se inscrever no link: (https://evento.fgv.br/criptomoedas_1811/). O objetivo é falar sobre as criptomoedas, sua estrutura e dinâmica, como os preços se formam e a evolução desse mercado. Também serão repercutidos temas como mineração e o papel do blockchain. O palestrante será Jeferson Colombo, professor na FGV EESP e coordenador do Projeto Ripple na FGV EESP.

D – Vagas de Emprego

O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, da Prefeitura de São Paulo, disponibiliza mais de 1.500 vagas de emprego para os cidadãos paulistanos. Os processos seletivos são para diversos setores do mercado de trabalho, com um destaque especial em posições que exigem o ensino médio, com a maioria das ocupações. O painel de vagas ainda oferta postos para jovens aprendizes e estagiários. As inscrições podem ser feitas até amanhã (13), em todas as unidades do Cate, além da opção de cadastro pelo portal on-line do serviço. Informações: (https://cate.prefeitura.sp.gov.br/vagas-de-emprego/).

E – Vendas de Cimento

Em outubro, as vendas de cimento tiveram suas vendas acentuadas, totalizando 5,9 milhões de toneladas, um crescimento de 9,0% em relação ao mesmo mês de 2023, segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento – SNIC. O acumulado do ano (janeiro a outubro) registrou um total de 54,7 milhões de toneladas vendidas, aumento de 4,3% comparado ao mesmo período do ano passado. Ao se analisar o despacho do insumo por dia útil, nota-se alta de 2,5% sobre o mesmo mês do ano passado, ou seja, comercialização de 241,7 mil toneladas por dia em outubro.

F – Poupatempo do Exportador

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da InvestSP, realiza amanhã (13), a partir das 8h, o 11º Poupatempo do Exportador. Focado em incentivar as exportações de empresas paulistas, o evento, que será gratuito, reunirá empreendedores de todas as regiões do Estado, de diversos setores, para rodadas de negócios, atendimento por instituições que prestam serviços de apoio à exportação, palestras e debates. Local: Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Av. Escola Politécnica, 82 (estacionamento gratuito no local). Saiba mais: (https://shre.ink/gSZn).

G – Espumantes e Vinhos

A Cooperativa Vinícola Garibaldi emplacou um importante negócio internacional que reverbera o reconhecimento global à qualidade de seus rótulos: a maior exportação para um país do continente americano. A emblemática venda de espumantes e vinhos da marca veio para um destino de referência: os Estados Unidos, maior consumidor de vinhos do mundo e quarto maior produtor da bebida. O embarque totalizou 13,5 mil garrafas de espumantes, com rótulos como o Garibaldi Moscatel, o Garibaldi Chardonnay e o Garibaldi Prosecco Rosé SWEET, além de vinhos finos.

H – Atletas Amadores

O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2024 abre o mês de dezembro em Porto Alegre. A mais tradicional série de corridas de rua do Brasil chega à capital do Rio Grande Sul no dia 1º. Será uma prova especial para motivar e apoiar o povo gaúcho, que segue trabalhando no processo de reconstrução de suas casas, cidades e vidas após a tragédia das enchentes. A HT Sports, promotora do evento, reservou 100% da ação Pegada do Bem, com doações dos tênis arrecadados ao longo do ano. As inscrições para a etapa da capital do Rio Grande do Sul podem ser feitas no (https://circuitocaixa.com/porto-alegre/)

I – Caminhões Elétricos

A Seara anunciou que investiu R$ 13,5 milhões para ampliar sua frota de caminhões 100% elétricos para 221 veículos. A partir de novembro, os novos caminhões zero emissão passam a circular diariamente em São Paulo e Região Metropolitana, contribuindo para a redução da pegada de carbono da empresa.
Com a incorporação de mais caminhões elétricos, a marca fortalece sua estratégia de sustentabilidade. Cada veículo elétrico em circulação elimina 1,03 tonelada de carbono da atmosfera a cada mês. Com isso, a frota no país evita a emissão de mais de 227 toneladas mensais de carbono, o que representa uma redução de mais de 2,7 mil toneladas anualmente.

J – Exportação de Veículos

A Volkswagen do Brasil teve recorde de exportações em outubro, com 12.049 unidades embarcadas. É o melhor resultado de exportações registrado pela marca desde abril de 2018, quando foram embarcadas 18.752 unidades no mês. Em 2024, a Volkswagen se destaca em exportações perante o mercado: de janeiro a outubro, embarcou 78.623 unidades, um número 48,5% maior do que o volume de exportações da marca no mesmo período de 2023. Nesse mesmo período, as exportações de veículos leves no setor brasileiro caíram 7,6% (310.129 unidades de jan-out de 2024 x 335.722 unidades de jan-out de 2023).

K – Produção de Tilápia

O setor de piscicultura no Brasil tem registrado crescimento acelerado, impulsionado por uma combinação de fatores econômicos, ambientais e sociais. De acordo com dados da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o cultivo de pescados no país registrou um salto de 53,25% nos últimos 10 anos, passando de 578 toneladas para 887 toneladas no período. A criação de peixes de água doce como a tilápia, por exemplo, consolidou-se como um dos segmentos mais promissores do agronegócio nacional, colocando o país como o quarto maior produtor de tilápia do mundo, atrás de China, Indonésia e Egito.