Negócios em Pauta 12/03/2019

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 11 de março de 2019

A – Violência Doméstica

Por iniciativa do Observatório da Mulher contra a Violência, o Senado lançou neste mês o novo Painel de Violência contra as Mulheres. Trata-se de uma ferramenta de consulta sobre indicadores, com acesso interativo, que relaciona dados de diversas fontes para oferecer um panorama da violência contra mulheres no Brasil. O painel consolida, sistematiza e apresenta dados oficiais de homicídios, agravos de notificação da saúde (violência doméstica), ocorrências policiais e processos judiciais relacionados à violência contra mulheres no país e em cada estado nos últimos anos. Saia mais em: (http://www9.senado.gov.br/painelstrans).

B – Saúde e Segurança

A Engie Brasil acaba de lançar a 5ª edição do Prêmio Engie Brasil de Inovação, que busca este ano soluções inovadoras relacionadas ao tema Saúde e Segurança no Trabalho. Os interessados podem inscrever seus projetos nas seguintes áreas: Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Transmissão e distribuição de gás; Serviços realizados com risco elétrico (baixa ou alta tensão);e Obras/implantação de projetos de infraestrutura. A premiação objetiva promover a inovação externa e é voltado para empresas, start ups ou empreendedores com soluções inovadoras, comerciais ou tecnológicas relacionadas a Saúde e Segurança no Trabalho em uma dessas áreas. Inscrições e mais informações: (https://innovation.engie.com).

C – Energia Solar

A sul-coreana QCells, uma das três maiores produtoras globais de células fotovoltaicas, com uma capacidade produtiva de 9,4 gigawatts (GW), e a SolarEdge, fabricante israelense de inversores solares que mais cresce no mundo, acabam de oficializar uma parceria estratégica com o Portal Solar, marketplace nacional de geração distribuída, para a criação de um canal de vendas online no País. As duas empresas internacionais já possuem contratos de distribuição de equipamentos no Brasil para projetos a serem entregues ainda este ano. As companhias têm promovido treinamentos técnicos constantes para instaladores e distribuidores. Mais informações: (www.portalsolar.com.br).

D – Mulheres na Ciência

Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do prêmio ‘Para Mulheres na Ciência’. Realizado pela L´Oréal, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências, objetiva reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro. Todo ano, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática são contempladas com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil cada para dar prosseguimento aos seus estudos. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 2012, tenha residência estável no Brasil, desenvolva projetos de pesquisa em instituições nacionais. Regulamento no site (www.paramulheresnaciencia.com.br).

E – Mediação e Conciliação

Nesta quinta-feira (14), das 19h30 às 21h30, no Senac Jabaquara, acontece o ‘Painel: Mediação e Conciliação nas Relações Sociais e Ambientais’. Gratuito, o evento foi elaborado por meio de uma parceria entre a instituição de ensino, o TJ-SP e a Secretaria do Meio Ambiente. Os interessados poderão aprender sobre o funcionamento de audiências conciliatórias e de mediação e como se chega a um consenso entre as partes envolvidas em um processo ambiental. Na mediação a burocracia acaba e a solução chega com o próprio consenso entre as partes. No entanto, há diferenças. Na primeira audiência, o acordo surge a partir de sugestões entre as partes. Na outra, o conciliador é quem faz as propostas para os envolvidos terminarem o processo. Informações: (www.sp.senac.br/jabaquara).

F – Negócios e Investimentos

Nos dias 9 e 10 de abril, o Banco Interamericano de Dessenvolvimento, a Câmara de Comercio e Industria de Dubai e o Governo do Panamá realizam o ‘Global Business Forum’ (GBF) pela primeira vez na América Latina e Caribe. O evento acontece no Hotel Westin Playa Bonita, na Cidade de Panamá. Este é o momento perfeito para explorar as oportunidades de negocio e de investimentos com clientes, socios e empreendedores do Golfo Árabe e países da América Latina e Caribe. Participação em atividades de networking estruturadas e pinéis de discussão e apresentações realizadas pelos principais líderes empresariales e de governo de ambas as regiões. Outras informaçõs em: (http://gbflatinamerica.com/).

G – Semana Mazzaropi

Quem gosta de cinema já pode se preparar. A 26ª Semana Mazzaropi acontece entre os dias 5 e 7 de abril, no Museu Mazzaropi, em Taubaté. O evento homenageia os 107 anos do nascimento de Amácio Mazzaropi, um dos maiores e mais conhecidos cineastas do Brasil. A programação conta com shows de música e de stand up, além de oficinas de cinema gratuitas com renomados profissionais da área, sobre temas como roteiro, produção, direção e montagem. Pela primeira vez, simultaneamente, o museu também receberá o 1° Festival Curta Mazzaropi, uma mostra competitiva que terá seus ganhadores revelados no dia 7 de abril. Mais informações tel. (12) 3634.3447, ou no site (www.museumazzaropi.org.br).

H – Ovos de Chocolate

As tradicionais parreiras de ovos de Páscoa já começam a colorir as lojas Extra e Pão de Açúcar em todo o País. Nesta semana, chegam às unidades das redes ovos de marcas tradicionais, como Nestlé, Garoto e Ferrero Rocher, além de itens presenteáveis, como caixas de bombons e tabletes de chocolate. Para este ano, Extra e Pão de Açúcar estimam um aumento de dois dígitos nas vendas desses itens, na comparação com o ano passado. Em 2019, as duas redes compraram 20% mais em volume desses produtos, sobre o mesmo período de 2018. A linha Pré-Páscoa da marca exclusiva Qualitá também já está disponível nas lojas. Este ano, a marca vai trabalhar com produtos licenciados do gato mais famoso do mundo: o Garfield.

I – Educação Corporativa

A HSM Educação Corporativa, reconhecida pelos eventos, livros, revista e cursos in Company, inicia uma nova unidade de negócio com objetivo de ampliar acesso aos conteúdos de gestão, inovação e liderança. Por meio da HSM University, a plataforma de educação corporativa oferecerá cursos livres e pós-graduação a distância voltados para gestão e inovação. Os cursos livres (40 horas) são desenvolvidos a partir das histórias de sucessos dos maiores executivos e empreendedores do mundo. O foco é oferecer aprimoramento das principais competências exigidas pelo mercado de trabalho. Já a pós-graduação, reconhecida pelo MEC (360 horas), possibilita aprender boas práticas profissionais com materiais que são cases de sucessos e de grandes nomes mundiais da gestão. Saiba mais em: (https://www.hsm.com.br/).

J – Mirante 9 de Julho

No próximo sábado (16), das 12h às 19h, o Mirante 9 de Julho recebe a ‘Feirinha’, evento com curadoria da artista plástica Ida Feldman, que reunirá artistas plásticas, moda, itens de brechó, produtos orgânicos e serviços como tarô e quick massage, tudo embalado por uma playlist composta somente por vozes femininas. A ‘Feirinha’ traz para o espaço uma mistura interessante de serviços e produtos, propondo um ótimo passeio para o final de semana cultural de São Paulo. Tudo em um ambiente descontraído, que promove a interação e garante espaço para artistas independentes do cenário paulista. A Feirinha acontece no Mirante 9 de Julho desde setembro de 2018. Entrada gratuita.