
A – Programa BioCidades Empreendedoras prorroga inscrições até 17/02
Foram prorrogadas até 17 de fevereiro as inscrições para o BioCidades Empreendedoras, programa de incubação de negócios desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Bridge for Billions com metodologia já implementada em oito países. Serão apoiados 50 negócios com foco na restauração de ecossistemas urbanos, fortalecimento da bioeconomia e promoção de soluções para a resiliência climáticas em São Paulo e Curitiba, além de suas regiões metropolitanas. Interessados podem se inscrever na página bit.ly/biocidades-empreendedoras. O programa, que será implementado pelo Instituto Legado de Empreendedorismo, tem duração de seis meses e vai oferecer mentorias com especialistas e uma formação integral em áreas estratégicas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. Durante o processo de incubação, os participantes terão acesso a ferramentas práticas para estruturar seus modelos de negócio, validar a viabilidade de suas propostas e criar redes de colaboração com investidores, lideranças do setor privado e outras organizações.
B – Entre as 5% mais sustentáveis
O Grupo Atos foi reconhecido pela S&P Global como uma das empresas mais sustentáveis do mundo em seu setor pelo 11º ano consecutivo. A Atos alcançou a pontuação 74 de 100 na Avaliação Global de Sustentabilidade Corporativa (Corporate Sustainability Assessment) da S&P 2024, posicionando-se no ranking das 5% melhores empresas da indústria de serviços de TI, entre as 166 organizações avaliadas com uma pontuação média de 32/100. A classificação reflete a longa dedicação da Atos à sustentabilidade e o seu positivo desempenho em práticas de ESG (https://atos.net/en/who-we-are#raison-etre).
C – Vitafor firma parceria com o SENAI Sorocaba
A Vitafor, referência em suplemento alimentar, se consolida como uma das principais forças motrizes do setor industrial em Araçoiaba da Serra, cidade que fica a 120 quilômetros de São Paulo, e região de Sorocaba. Além de se destacar pelo seu impacto econômico, a companhia é importante geradora de empregos. O CEO da Vitafor, Nemecio Rogério, revela que a companhia tem crescido dois dígitos ao ano e atribui essa expansão à cultura organizacional. “Uma empresa só cresce de forma sustentável quando possui um time que também cresce. Por isso, investimos em treinamento contínuo e, pela primeira vez, teremos cursos do SENAI Sorocaba dentro da companhia. Serão dois momentos, de março a junho e de julho a outubro, com turmas de 30 pessoas do time de produção”, ressalta o empresário.
D – WeVets investe no grupo Animaniacs
A WeVets, rede independente de hospitais e diagnóstico veterinário do Brasil, anuncia um investimento estratégico no grupo Animaniacs, rede veterinária de São Paulo. A parceria tem como objetivo acelerar o crescimento e a modernização da operação, mantendo os sócios Tatiana e Thaís Machado, e Thiago Tanahara à frente do negócio.
E – Reduzir o consumo de plásticos descartáveis
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está à frente de uma iniciativa global para combater a poluição plástica, em parceria com o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). O projeto ‘Ecossistema de inovação para a circularidade no uso dos plásticos: redução do consumo e eliminação dos plásticos de uso único no setor de hotelaria, restaurantes e cafés (HoReCa)’ busca desenvolver soluções inovadoras para reduzir a produção e o descarte de plásticos descartáveis.
F – Curitiba vai ganhar casa de espetáculos
2025 marca a transformação de um imóvel histórico no coração de Curitiba em uma das maiores e mais modernas casas de espetáculos do Brasil. O prédio que abrigou por décadas o Cine Lido, inaugurado em 1959, será convertido em um espaço multiuso com capacidade para cerca de 2.500 pessoas. Localizado no Centro da capital, na Rua Ermelino de Leão, entre a Cruz Machado e a Cândido Lopes, o novo Cine Lido promete revitalizar a cena cultural da cidade.
G – Concurso Curta
As inscrições para o Concurso Curta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema se encerram no dia 15/02. O concurso é voltado a obras com duração máxima de 30 minutos realizadas por estudantes. As inscrições são gratuitas. Todos os filmes inscritos devem abordar temas ligados a questões socioambientais, tais como energia, água, emergência climática, consumo, trabalho, povos tradicionais, questões étnico-raciais, questões de gênero, direitos LGBTQIA+, desigualdade social, ativismo, políticas públicas, cidade, mobilidade, mobilidade, habitação, alimentação, resíduos sólidos, contaminação, poluição, saúde, economia, globalização, biodiversidade e sustentabilidade, entre outras (https://ecofalante.org.br/competicao/curta).
H – COY20
O Brasil será o palco da Conferência Global de Crianças e Jovens sobre Mudança Climática (COY20), que acontecerá em Belém, Pará, em novembro de 2025. A cidade também sediará a COP30, reforçando o protagonismo do Brasil nas discussões climáticas globais. O evento, organizado sob a égide da YOUNGO – a Constituinte Oficial da Juventude da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) –, celebra 20 anos de engajamento juvenil nas discussões climáticas globais. A COY20 reunirá jovens e crianças de todo o mundo para fortalecer suas capacidades, trocar experiências e influenciar diretamente as políticas climáticas internacionais (https://youngoclimate.org/).
I – Novo golpe
A ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário) alerta para uma nova modalidade de golpe. Valendo-se de perfis falsos nas redes sociais, com fotos e informações capturadas em sites de empresas reconhecidas pela atuação profissional no mercado, golpistas se passam por corretores para extorquir o consumidor. Ao manifestar o desejo de conhecer uma casa, um apartamento e mesmo um imóvel comercial anunciados, o interessado é convencido a pagar via Pix uma taxa que chega a R$ 250 em média ao falso corretor. “Estamos diante de vários casos registrados sobre algo que não é praticado pelas imobiliárias”, afirma Mauro Macedo, diretor regional da ABMI. “Além de lesar o consumidor, o que é extremamente grave, os golpistas se apropriam da imagem de empresas que atuam há muito tempo no mercado e construíram sua reputação com honestidade e seriedade.”
J – Amazon Brasil anuncia novo CD
A Amazon Brasil começa o ano com o lançamento de mais um Centro de Distribuição em Cajamar, município do Estado de São Paulo. A inauguração é a maior em tamanho, comparada com outras operações da companhia, e poderá contar com mais de 2.300 funcionários diretos e indiretos. O novo polo faz parte da contínua expansão da Amazon no Brasil, se somando a diversas ações de desenvolvimento logístico no país com o objetivo de acelerar entregas em 100% dos municípios brasileiros com uma operação tecnológica, segura e rápida.
K – Formação de profissionais
O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), por meio da sua Universidade Corporativa (UnIBP), em parceria com Equinor e a SBM Offshore, lança em fevereiro o programa “Offshore do Futuro”. Esta trilha gratuita tem como objetivo capacitar profissionais para atuar no mercado offshore de petróleo e gás. Com duração de três meses, o programa acontecerá na cidade do Rio de Janeiro e terá uma turma inicial de até 16 alunos. As inscrições estarão abertas até 4 de abril. Poderão ser realizadas no site da UnIBP: https://www.unibp.com.br/. Para participar, os candidatos precisam ter no mínimo 18 anos, ensino técnico concluído em áreas como mecânica, elétrica, eletrônica, química, O&G ou automação, além de registro CFT válido, com comprovação de protocolo em instituição reconhecida e credenciada junto ao MEC.


