Negócios em Pauta 11/11/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 10 de novembro de 2022

A – Receber cidadania honorária foi ‘surreal’

O heptacampeão mundial da Fórmula 1, Lewis Hamilton, afirmou em São Paulo, cidade que abriga o próximo grande prêmio da categoria, que receber o título de cidadão honorário do Brasil foi uma experiência “surreal”. “Quando eu voltei para o hotel, precisei me beliscar para acreditar. Foi surreal. Foi uma honra receber. Nunca pensei que isso pudesse acontecer”, disse aos jornalistas depois de ensaiar algumas frases em português. Ao ser questionado sobre o que mais gostava do Brasil, o britânico afirmou que eram “a comida, as cores, mas principalmente as pessoas porque há muito amor por aqui”. Falou sobre a corrida de 2021, em que venceu após sair da última colocação do grid, e comemorou levando uma bandeira ao pódio como seu ídolo no esporte, Ayrton Senna, fazia em suas vitórias. A ação foi o que motivou o reconhecimento de cidadão honorário dado pela Câmara em cerimônia na última segunda-feira (7).

B – Ensino Integral

A cidade de São Paulo vai contar, em 2023, com 318 escolas estaduais funcionado no Programa Ensino Integral (PEI). No primeiro semestre de 2023, o PEI alcançará 2.311 unidades de ensino, o equivalente a 44% do total de escolas do estado, ofertando 1,2 milhão de vagas em jornada integral. Até o início da atual gestão, o Estado contava com 364 unidades funcionando em tempo integral (6% da rede). O PEI foi criado em 2012 com o objetivo de expandir e repensar o papel da escola na vida dos estudantes. Nesses últimos dez anos, esse modelo de ensino tem sido aperfeiçoado para oferecer educação integral a um número cada vez maior de estudantes, apresentando jornadas diárias de 7 e 9 horas. Confira a lista de novas unidade em: (https://bityli.com/vtCFbdQv).

C – Investidores Florestais

Nos próximos dias 22 e 23, no Millenium Centro de Eventos e Convenções, em São Paulo, acontece o principal encontro para debate de líderes, gestores e investidores do setor de base florestal no Brasil: o HDOM Summit. Ocasião para mergulhar em temas que darão a direção ao mercado de árvores cultivadas no Brasil, neste e nos próximos anos. Temas: escassez de madeira; mercado de carbono: produtividade florestal; tecnologias adotadas; líderes e executivos para as empresas florestais, entre outros. Inscrições e mais informações: (https://www.hdomsummit.com.br/).

D – Atrativos do Petar

A Fundação Florestal abriu Chamamento Público para formalização de Termos de Autorização de Uso (TAU) para o cadastramento de interessados em prestar serviços de turismo de aventura no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), no município de Iporanga. São quatro diferentes TAUs que contemplam roteiro noturno; atividade de ducking (caiaque inflável) e caiaquismo (caiaque rígido) no Rio Betari; rapel nas cavernas Ouro Grosso e Água Suja; e Trilha de Longo Curso e camping selvagem em trecho da trilha do Continuum. O objetivo é controlar e melhorar o atendimento à visitação, garantindo a segurança dos usuários bem como fomentar turismo sustentável, gerando oportunidade de renda à comunidade local. Saiba mais em: (https://www.infraestruturameioambiente..sp.gov.br/fundacaoflorestal/category/chamamento-publico/).

E – Melhor Carro

O Novo Citroën C3 é um sinônimo de renovação e de ainda mais sucesso. O hatch com atitude SUV acaba de conquistar o prêmio de ‘Melhor Carro Nacional’ no ‘Car Awards Brasil 2023’. A categoria é considerada a mais importante da premiação, promovida pela revista Car Magazine desde 2009. Em sua décima terceira edição, o ‘Car Awards Brasil’ premiou os melhores lançamentos automotivos do ano nas suas respectivas categorias. O júri é composto por jornalistas e especialistas do setor e os critérios considerados são principalmente participação no mercado, inovações tecnológicas em relação à concorrência e design.

F – Bilhões de Encomendas

Líder absoluto do segmento de encomendas expressas no País, o Sedex está completando seu 40º aniversário com números grandiosos. Somente nas últimas duas décadas, os Correios entregaram mais de 2 bilhões de encomendas por meio do serviço. Só no último ano foram quase 170 milhões de postagens, 19 milhões a mais que em 2020. A crescente demanda comprova os diferenciais do Sedex, que se tornou sinônimo de entrega rápida com o slogan “Mandou, Chegou”. Mais de 96% da carga do Sedex é entregue no prazo em todo o território nacional e mais de 70% das encomendas chegam na mão do cliente um dia após a data de postagem (D+1). Saiba mais: (https://www.youtube.com/watch?v=3Pn_uOLwhxQ).

G – Operadoras de Saúde

O Grupo Benner acaba de anunciar uma nova solução que bjetiva otimizar a gestão dos processos de regulação das operadoras de saúde. Denominada “LEAN”, o novo software de regulação promete reduzir o esforço operacional interno da área de regulação da operadora de saúde, por meio de uma interface amigável pensada, especialmente, em facilitar a rotina médicos e enfermeiros auditores. Dentre os diferenciais, destacam-se o fato de estar disponível em Cloud, bem como a possibilidade de integração com qualquer sistema de Gestão de Plano de Saúde. Além disso, com a implementação da tecnologia, estima-se um aumento de eficiência operacional nas operadoras na ordem de 20% a 30%.

H – Setor de Seguros

Para aprofundar o diálogo entre o Poder Judiciário e o Setor de Seguros, no próximo dia 1º de dezembro, a Revista Justiça & Cidadania e a Escola Nacional de Formação de Magistrados vão realizar a quinta edição do tradicional Seminário Jurídico de Seguros. De volta ao formato presencial, o evento vai reunir no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, ministros dos tribunais superiores, especialistas no mercado de seguros e CEOs das maiores entidades seguradoras do país. Inscrição gratuita, vagas limitadas, pelo site (https://www.institutojc.com.br/5-seminario-juridico-de-seguros/).

I – Baixo Carbono

A NTT DATA anuncia o lançamento da 13ª edição do Open Innovation Contest (Concurso de Inovação Aberta). Startups de todo o Brasil podem enviar suas ideias de novas tecnologias que podem tornar o mundo um lugar melhor. O objetivo é estimular a criação de soluções inovadoras e promover a geração de novos negócios que impactem positivamente a governança ambiental, social e corporativa. Visa contribuir com a transição para a economia de baixo carbono. Serão analisados projetos de startups que tenham desenvolvido alguma solução ligada à essa meta. O Open irá ajudar as empresas a criar protótipos de soluções para a descarbonização em diferentes setores da economia, através de tecnologias emergentes. As inscrições podem ser feita no site: (https://www.openinnovationcontestbrazil.com/).

J – Pneu de Inverno

Há duas figuras lendárias que intrigam as pessoas mundo afora quando o assunto são os seres gigantes que ocupam regiões de neve: o Pé-Grande e o Abominável Homem das Neves. Trazendo essa analogia para o mundo dos carros, a Pirelli, em sua fábrica em Feira de Santana/BA, pode requisitar que é responsável pelo nascimento de outro gigante. Nessa planta da companhia italiana é produzido um enorme pneu para inverno: trata-se do Pirelli Scorpion Winter, na medida 325/55 R22, um gigante, destinado ao mercado de exportação. Esse modelo de pneu é destinado para a Mercedes-Benz, denominado Perfect Fit na Pirelli, que revela que houve, um estudo entre as engenharias da fabricante de pneus e da montadora.

K – Campanha do Agasalho

A Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE), Ong responsável pelo gerenciamento e execução de serviços de saúde em unidades da região central de São Paulo, a partir de contrato firmado com a Prefeitura, arrecadou 5.091 peças de roupas, calçados, cobertores e agasalhos para ajudar as pessoas vulnerabilizadas a se proteger do frio. A ação é um desdobramento do AFNE em Ação, movimento de voluntariado da associação para promover a solidariedade entre seus colaboradores, parceiros e pessoas que se identificam com causas sociais. As doações foram destinadas aos usuários dos Centro de Atenção Psicossocial. As entregas dos itens aconteceram semanalmente. Outras informações: (www.afne.org.br).