Negócios em Pauta 10/12/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 09 de dezembro de 2021

A – Maior árvore de Natal do mundo

A maior árvore de Natal do mundo foi acesa na cidade de Gubbio, aos pés do Monte Ingino, no centro da Itália, em uma cerimônia que reconheceu a importância da associação Italiana dos voluntários doadores de sangue (Avis) durante a pandemia. A árvore natalina possui 750 metros de altura e é composta por 700 pontos de iluminação de cor verde, que delineiam sua forma no Monte Ingino. Somente a estrela cadente, localizada no topo, tem cerca de mil metros e é desenhada por 200 pontos de luz. A enorme instalação cobre uma área de 130 mil m², equivalente a mais de 15 campos de futebol. Ao todo, são 300 luzes verdes para criar a imagem da árvore e 400 coloridas para preencher a decoração. Montada há 41 anos, desde 1991 é reconhecida pelo Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal do mundo. Por estar em uma montanha, pode ser vista de vários locais da cidade até o fim de semana seguinte ao dia 6 de janeiro (ANSA).

B – Projetos Sociais

A Fundação Salvador Arena acaba de abrir edital para o Programa de Apoio a Projetos Sociais, que destinará de R$ 70 mil a 380 mil, por contemplado, para projetos sociais que beneficiem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo o Brasil. Como um dos critérios de seleção, a Fundação considerará projetos que contribuam com a proteção, promoção e desenvolvimento social de parcelas da população em situação de vulnerabilidade e risco socioeconômico, especialmente projetos que estejam alinhados com as Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, diretrizes da ONU adaptada para o Brasil pelo Ipea. Edital, mais informações e inscrições: (www.fundacaosalvadorarena.org.br).

C – Isenção de IPVA

O Governo de São Paulo apresentou o projeto de lei que determina a nova política estadual para cobrança do IPVA. A proposta, encaminhada à Assembleia Legislativa, assegura o direito à isenção do tributo para um único veículo às pessoas com deficiência ou seus representantes legais. A concessão do direito fica condicionada à comprovação de deficiência moderada, grave ou gravíssima, aferida em avaliação biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Os instrumentos para fazê-la serão regulamentados em decreto. Se o projeto de lei for aprovado pelos Deputados Estaduais, a medida entrará em vigor a partir de janeiro, garantindo o benefício já no próximo ano (SFP).

D – Ciência da Computação

A Fundação Estudar acaba de abrir as inscrições para o renomado curso CC50 (Ciência da Computação), da Universidade de Harvard. O curso oferece aulas gratuitas com referências internacionais na área de tech, contando com 11 semanas de aulas, em português. O objetivo é oferecer novas ferramentas com inovações do campo da tecnologia, proporcionando um conhecimento mais amplo para o aluno. Esta é a versão mais atualizada do CC50 lançado e conta com legenda em PT-BR, novos canais de comunicação, ambiente de desenvolvimento (IDE) próprio do Curso de Harvard Original, vídeos em alta resolução e acesso ao servidor exclusivo do Discord. Mais infotrmações: (https://www.estudar.org.br/).

E – Alimentos Naturais

A Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, venceu o Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional. O evento é uma das maiores premiações empresariais do Brasil, que objetiva reconhecer as competências e comprometimento dos principais líderes, que visam contribuir para um país mais competitivamente saudável no âmbito dos negócios. Fundada em 2015, em Brasília, a marca implantou mais de 23 operações ativas, em seu primeiro ano de atividade, sendo recorde do período, no segmento de alimentação saudável. Além disso, a abertura da rede de franquias contribuiu para rápida expansão no território nacional, tornando-se a 2º maior rede de produtos naturais do Brasil. Com esse case promissor, Bio Mundo foi premiada na categoria “Líder do Distrito Federal”.

F – Valorizando os Produtos

A identidade brasileira estará estampada nas embalagens de produtos típicos com os Selos Brasileiros de Indicação Geográfica (IG). Lançados na última quarta-feira (8), os selos irão destacar e valorizar produtos e serviços tipicamente brasileiros reconhecidos por sua origem, como vinhos, cafés, queijos e produtos apícolas. São 97 produtos registrados como IGs e mais de 120 mil produtores localizados nas regiões reconhecidas que poderão utilizar os selos nacionais para uma identificação única de seus produtos. A Indicação Geográfica é um reconhecimento da vinculação entre um produto/serviço e sua origem. Os Selos de IG contribuirão para a identificação das indicações geográficas, bem como para a promoção das regiões e valorização de seus respectivos produtos e serviços.

G – Anywhere Office

A Art IT – especializada em soluções e serviços de TI – adotou definitivamente o conceito de “anywhere office”, ou escritório em qualquer lugar, para todos os funcionários e futuros contratados. A empresa foi uma das primeiras do setor de tecnologia da informação a adotar o modelo full home office no País, ainda no segundo semestre de 2020, possibilitando aos seus mais de 180 colaboradores desenvolverem suas atividades profissionais de qualquer lugar. De acordo com o diretor de RH da empresa, Anderson Xavier, o trabalho remoto funcionou muito bem, com integração entre equipe e clientes e bons resultados nas atividades desenvolvidas pelas equipes no dia a dia. A partir daí, a empresa optou por fazer uma pesquisa interna, que mostrou que a maioria esmagadora dos funcionários consideram o trabalho híbrido a melhor alternativa no cenário “pós-pandemia”.

H – Atendimento via Whatsapp

O Sicredi conquistou o Prêmio Banking Transformation 2021 – Relatório Bancário, premiação realizada para incentivar e valorizar iniciativas das instituições financeiras, contribuindo para o aprimoramento do setor. O case vencedor foi a ‘Implantação do Whatsapp Enterprise + Theo’, que envolve o uso de inteligência artificial para dar mais agilidade e eficiência ao atendimento, por meio do app de mensagens instantâneas. A iniciativa concorreu com outros 230 cases. Para o superintendente de Relacionamento do Sicredi, Alceu Meinen, o reconhecimento premia toda a jornada de transformação digital que a instituição tem realizado ao longo dos últimos anos, a qual gerou um ambiente organizacional mais propenso à inovação.

I – Inovação Jurídica

Entre os próximos dias 13 e 17, a Preâmbulo Tech realizará a 2ª Jornada da Inovação Jurídica. Será uma semana com transmissão online de conteúdos voltados para o segmento jurídico, gratuitamente, sempre às 16h, e com entrega de certificado de participação. Para atender a demanda de conhecimento sobre o que há de mais inovador no setor, o evento será aberto com o tema “Legal Operations viabilizando a transformação digital nos escritórios de advocacia”, ministrado por Eduardo Carboni Tardelli, CEO da upLexis, empresa brasileira de tecnologia líder no mercado de soluções de big data para risco e compliance. O evento objetiva oportunizar o desenvolvimento do mercado da Advocacia, oferecendo o compartilhamento de ideias, práticas e tendências, para que o profissional do Direito esteja preparado para a inovação. Inscrições: (www.jornadajuridica.com).

J – Demanda Global

A Payoneer, plataforma digital de soluções financeiras que permite a empresas e profissionais operar mercados ao redor do mundo, consolida sua proposta de valor no Brasil ao fornecer ferramentas para vender produtos e serviços globalmente de forma simples e segura. As empresas poderão acessar mercados internacionais, em um contexto onde a exportação de serviços está em pleno crescimento, acelerada pela digitalização da economia. A plataforma se posiciona como o parceiro estratégico para conectar a oferta local de serviços brasileira com a demanda global por meio de soluções tecnológicas que permitem cobranças em quase 200 países, sem a necessidade de uma presença local nesses mercados. Saiba mais em: (https://www.payoneer.com/).

K – Ampliando a Franquia

Presente no Brasil há mais de 10 anos, o Burger King segue trabalhando para ampliar sua operação no País. Para isso, além de focar na expansão de restaurantes próprios de rua, a marca segue reforçando suas estratégias e apostando em modelos de Franquias. A rede de fast-food fechou o último trimestre com 878 restaurantes, sendo 204 franqueados. Por ano, estima-se que mais de 50 milhões de pessoas visitam suas lojas no Brasil. Por dia, são mais de 300 mil pessoas, com venda de mais de 15 milhões de sanduíches por mês. Todas as fases do projeto são amparadas por um time de consultores e especialistas em desenvolvimento de negócios. Saiba mais em: (www.burgerking.com.br).