Negócios em Pauta 10/03/2023

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 09 de março de 2023

A – Centro de pesquisas e conexões sobre mudanças climáticas

No ano que celebra uma década de atuação, o Columbia Global Center Rio de Janeiro, um dos 10 centros globais de estudos, pesquisas e incentivos acadêmicos da Universidade de Columbia, em Nova York, anuncia o lançamento do Climate Hub, uma entidade criada para atuar especificamente na área de clima e meio ambiente, através de uma iniciativa da Universidade de Columbia, a primeira no mundo a criar uma escola específica sobre clima, em 2021, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e apoiadores locais e internacionais. O evento será realizado na terça-feira (14), no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, com a participação de diversas autoridades nos campos do clima e meio ambiente, direitos humanos, políticas públicas, tecnologia & inovação (https://globalcenters.columbia.edu/content/rio-events).

B – Projetos Diversos

As inscrições de projetos para o 5º Edital LGBT+ Orgulho, uma parceria do Itaú Unibanco e Instituto +Diversidade, foram prorrogadas até o próximo dia 17. Podem participar organizações sem fins lucrativos, pessoas físicas e grupos ou coletivos (formais ou informais) que já desenvolvem ou pretendem criar propostas sociais voltadas à comunidade LGBTQIAP+. O edital disponibilizará 500 mil reais para o desenvolvimento de 16 projetos que auxiliem e estimulem a visibilidade, segurança e respeito às pessoas LGBTQIAP+, com foco em três frentes: empreendedorismo, empregabilidade e geração de renda. O programa busca iniciativas com representatividade regional, que retratam os diferentes perfis geográficos e culturais do país. Inscrições: (https://editaisitau.prosas.com.br/lgbt2023).

C – Mão de Obra Feminina

A Fibracem, indústria 100% nacional especializada no mercado de comunicação óptica, começou o mês das mulheres com um dado histórico: 35% da força de trabalho da empresa já é composta por mão de obra feminina. A quantidade representa cerca de 10 pontos percentuais a mais que a média nacional na comparação com o último levantamento feito pela CNI. De acordo com a CEO da Fibracem, Carina Bitencourt, o constante crescimento da presença das mulheres dentro da fabricante é um forte reflexo de uma cultura e estímulo pela igualdade de gênero adotada na empresa e que tem sido vista como uma importante política de diversidade na organização. “As mulheres têm total capacidade de trabalhar em uma fábrica, tanto na parte administrativa, quanto em ambientes industriais e, inclusive, em cargos estratégicos e de gestão”, reforça.

D – Investimentos da Nestlé

Os investimentos da Nestlé Brasil vão ultrapassar a marca de R$ 2,5 bilhões em 2023. Trata-se do maior valor investido nos últimos cinco anos. Os recursos serão destinados principalmente para a ampliação de capacidade nas fábricas, novas tecnologias em processos, inovação em produtos e embalagens, além de eficiência operacional. Mais de 50% do total a ser investido terão como destino a construção da nova fábrica de Nestlé Purina em Vargeão, no Oeste de Santa Catarina. Também, entre os projetos prioritários, estão novas linhas de produtos e de embalagens, ampliação de capacidade principalmente para as categorias de confectionery e biscoitos, nas unidades de Vila Velha, Caçapava e Marília, além de projetos de expansão em São José do Rio Pardo e Araras.

E – Parque Temático

Foi anunciado recentemente os vencedores do Prêmio ‘Melhores Destinos’, que listou os 10 melhores parques de diversão do Brasil em 2022. E o grande vencedor foi Snowland, de Gramado. Na categoria “Parque Aquático”, o segundo lugar ficou com outra atração da Gramado Parks, o Acquamotion. A escolha foi feita por mais de 15 mil leitores do portal Melhores Destinos, um dos mais importantes players junto ao consumidor final. O Snowland obteve nota de 8,3, contra 7,98 do segundo colocado, o Beto Carrero World. Saiba mais em: (https://www.snowland.com.br/).

F – Marketing Contábil

O Contbank, fintech especializada em produtos financeiros para pequenas e médias empresas com atendimento realizado por contadores, marcará presença, nos próximos dias 16 e 17, no maior evento de Marketing Contábil do mundo, o Marketing Contábil Summit. Acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista. Entre os palestrantes confirmados, estão: Caito Maia, CEO da Chilli Beans; Daniela Augusta, fundadora da UNI-CX; Fernanda Guscinskis, Gerente de Operações na Tactus Contabilidade Digital; entre outros. O evento contará com a presença de mais de 2.500 mil participantes e 30 palestrantes renomados que apresentarão os temas mais relevantes do setor. Saiba mais em: (https://marketingcontabilsummit.com.br/).

G – Staff e Liderança

Na América do Sul, a presença feminina na composição da força de trabalho da Stellantis é crescente e exerce papel fundamental para que os objetivos do grupo sejam atingidos. A empresa já assumiu o compromisso de chegar a 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2025. Em 2022, mais de 40% das contratações nas plantas da região foram de mulheres. A proposta é aumentar este número para 50% neste ano.? “Hoje temos 4.340 mulheres na Stellantis da América do Sul, 18,1% da nossa população total, representando 15,6% das nossas posições de produção e 25,6% das posições de staff e liderança em nossos times do Brasil, Argentina e Chile”, afirma o o presidente da Stellantis para a América Latina, Antonio Filosa.

H – Patrocínios Culturais

A Lojas Renner S.A., maior varejista de moda omini do Brasil, aposta mais uma vez no fomento a projetos culturais por meio de leis de incentivos fiscais e renova o plano de patrocínios para 2023. Serão investidos R$ 1,2 milhão em cinco iniciativas espalhadas pelo Brasil: o MAM e o MASP, ambos na capital paulista; a Fundação Iberê, localizada em Porto Alegr; o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; e a exposição visual imersiva Monet À Beira D’Água, em Belo Horizonte e Recife. A empresa tem uma relação de longa data com este tema e foi a partir desta tradição que, em 2019, lançou o Renner Cultural, movimento que objetiva ampliar o acesso à cultura e a arte por meio do apoio a projetos, além de reforçar seus compromissos de responsabilidade social.

I – Ritmo de Evolução

Após crescer 190% em 2021, o Agibank manteve um ritmo acelerado de evolução em 2022, apesar do cenário macroeconômico desafiador. A instituição cresceu 55%, sua carteira de crédito superou R$ 10 bilhões e o número de clientes totais segue crescendo de forma consistente, chegando a cinco milhões. “Comprovamos nossa tese de crescer e ter a competência de monetizar nossa base”, reforça Marciano Testa, fundador e presidente do Conselho de Administração da companhia. Fundado em Porto Alegre e, atualmente, com sede em Campinas, o Agibank conta com quase 900 lojas no Brasil, distribuídas em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes, e pretende inaugurar 20 unidades em cidades menores, nos próximos meses (https://ibk.agibank.com.br/).

J – Livro Infantil

A recém-eleita presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sevani Matos, participou do PublisHer, que debateu o empoderamento de meninas e jovens por meio do livro, e que acontece dentro da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, na Itália. “O tema do debate no PublisHer vem ao encontro do papel que o livro exerce na vida de todos nós, que é o de transformar. Incentivar a leitura para o empoderamento de meninas e jovens mulheres é garantir que elas sejam mais livres, atuantes e seguras no futuro”, define Sevani, que tomou posse do cargo no fim do mês passado. Karine Pansa, presidente da IPA e diretora da CBL, também participou da programação – Fonte: AI/CBL.

K – Queda no Comércio

Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) recuou, ao apresentar variação negativa de 1,4% (de 114 pontos, em janeiro, para 112,3 pontos, em fevereiro). Na comparação anual, a queda foi ainda maior (-3,8%). Os outros dois indicadores analisados pela FecomercioSP, referentes à intenção de expandir os negócios e à situação dos estoques, também apresentam índices negativos: – 3,2% e – 2,4% respectivamente. Estes dados são o reflexo da queda da demanda causada pelo alto endividamento dos consumidores, somado a inflação e juros elevados – cenário que reduz o poder de compras das famílias e, consequentemente, limita a expansão dos negócios no curto prazo.