A – Caterpillar celebra 300 mil máquinas produzidas no Brasil
Exatos 60 anos após produzir a primeira motoniveladora no Brasil, a Caterpillar celebra um marco histórico ao alcançar 300 mil máquinas de construção fabricadas no país. A história da Caterpillar no Brasil antecede a produção local de máquinas Cat, iniciada em 1962. Foi a primeira fabricante de máquinas de construção a iniciar operações locais: em 1954, com a abertura do escritório comercial e armazém de peças de reposição para o suporte a então crescente frota de equipamentos importados em operação. As fábricas de Piracicaba e Campo Largo juntas produzem diversos modelos e portes de motoniveladoras, carregadeiras, tratores de esteiras, escavadeiras, retroescavadeiras e compactadores. A produção supre parte da demanda brasileira e ajuda a abastecer clientes de praticamente todo o mundo. Saiba mais: (https://caterpillar.com).
B – Projetos Incentivados
O Grupo Panvel já está recebendo projetos de ONGs e instituições que buscam ajuda. A iniciativa avalia e patrocina trimestralmente, por meio de lei de incentivo fiscal, ações ligadas aos pilares da saúde, bem-estar, sustentabilidade, diversidade, inovação e cultura em todas as áreas onde atua — Região Sul e São Paulo. Os projetos selecionados são patrocinados através de leis como Rouanet, Funcriança, Fundo do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica e Lei de Incentivo ao Esporte. Os pedidos de apoio a projetos incentivados são realizados pelo site (www.grupopanvel.com.br), seção Patrocínios e Projetos, que traz informações sobre as áreas de atuação priorizadas e as premissas de escolha dos projetos. As análises são feitas trimestralmente, com o apoio do Comitê de Projetos Incentivados.
C – Veículos Usados
Segundo informações da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as transações de veículos usados, registradas pela SENATRAN- Secretaria Nacional de Trânsito encerraram o mês de dezembro com alta de 19,3% sobre o mês anterior, o que fez com que o volume total de 2022 atingisse 13.809.678 unidades, incluindo todos os segmentos automotivos. No entanto, em relação ao fechamento de 2021, houve queda de 10,1%. As transações de automóveis e comerciais leves tiveram alta em dezembro (+21,1%), e o total acumulado em 2022 foi de quase 10,2 milhões de unidades. Os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 14% do total transacionado no mês. Em 2022, a participação desses veículos foi de 12,2%.
D – Setor de Transporte
De acordo com dados do CAGED, apenas no fechamento do primeiro semestre de 2022, o setor de transporte rodoviário de cargas apresentou saldo positivo de quase 43 mil postos formais de trabalho. De olho nessa progressão, empresas e sindicatos buscam aumentar a capacitação das profissões existentes no segmento para enriquecer ainda mais o mercado. Com isso, a partir de março, profissionais do transporte podem contar com uma formação especializada que foi desenvolvida pelo SETCESP. Utilizando-se do ensino a distância, profissionais de todo o Brasil podem obter conhecimentos teóricos e práticos voltados para as áreas administrativa e operacional de uma transportadora. Saiba mais em: (https://conteudo.setcesp.org.br/ult2023).
E – Cenário da Música
A Orquestra Ouro Preto inicia o ano com uma marca que comprova sua relevância no cenário da música de concerto no país. A formação mineira é a primeira do Brasil a alcançar a marca de 100 mil seguidores no YouTube, um feito que merece ser celebrado e que reafirma a qualidade de suas escolhas artísticas ao longo dos anos. Não é apenas no YouTube que os números surpreendem. Olhando para o ano que passou, o conjunto nascido no interior de Minas viu seus seguidores crescerem em todas as redes sociais e plataformas de streaming. Hoje já são mais de 105 mil seguidores no Instagram, um crescimento de 119% em 2022. No Spotify, a formação também fica no topo da lista como a orquestra mais ouvida do país na plataforma. Saiba mais: (https://www.orquestraouropreto.com.br/site/).
F – Camisa da Seleção
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) condenou ontem (9) a utilização da camisa da seleção pelos apoiadores extremistas do ex-presidente. No comunicado, a CBF afirmou que “repudia veementemente” o uso da peça em “atos antidemocráticos e de vandalismo”. “A camisa da seleção brasileira é um símbolo da alegria do nosso povo. É para torcer, vibrar e amar o país. A CBF é uma entidade apartidária e democrática. Estimulamos que a camisa seja usada para unir e não para separar os brasileiros”, escreveu a confederação. A CBF vem trabalhando nos últimos meses para tentar desvincular a camisa da seleção brasileira do cenário político nacional (Ansa).
G – Aceleração de Startups
O boostLAB, Programa de Potencialização de startups do BTG Pactual, anuncia as inscrições para o ‘Batch 2023’. Como parte natural do processo de amadurecimento do projeto, além de todo ciclo de mentoria e aceleração do programa, o banco vai fazer um aporte direto nas empresas de tecnologia selecionadas que tenham sinergia com o grupo. O montante investido vai variar de R$ 500 mil a R$ 1,5 milhão. Ao todo, o programa já apoiou 76 startups, das quais cerca de 70% fizeram algum tipo de negócio com o BTG Pactual. E oito delas receberam investimentos do banco. As inscrições já estão abertas no site (https://www.boostlab.com.br) e serão escolhidas até 10 startups, que seguirão no programa pelo período de 9 meses.
H – Doação de Medicamentos
Uma iniciativa de farmacêuticos está angariando e distribuindo medicamentos para população mais necessitada do interior paulista. O programa, que tem o apoio do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), já conseguiu arrecadar em 2022 ao todo 110.089 medicamentos, além de oferecer 67.151 atendimentos a pacientes nas cidades de Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Mogi Guaçu. O programa consiste no recebimento de doação de medicamentos pelas farmácias, incluindo amostras grátis, oriundos da população, de clínicas e profissionais da saúde, bem como de empresas do segmento farmacêutico, e sua subsequente dispensação gratuita à população, sob responsabilidade de farmacêuticos, após avaliação visual da integridade física e da data de validade dos produtos. Saiba mais: (http://www.crfsp.org.br/).
I – Vagas Criadas
As micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis em novembro por 93,5% dos empregos formais gerados no país. Segundo estudo realizado pelo Sebrae, a partir de dados do Caged, foram criados, no conjunto da economia brasileira, 135 mil postos de trabalho. Desse universo, 126 mil vagas estavam entre os pequenos negócios, o que corresponde a 93,5% das novas vagas. Apesar de todos os portes terem apresentado saldos positivos, o mês de novembro representou o segundo menor saldo de geração de empregos de todo o ano. Os 135 mil empregos criados na economia superaram apenas os 97 mil gerados no mês de março e representaram apenas 58% da média de geração de vagas de 2022, que era de 233 mil até outubro (AI/Sebrae).
J – Fundo de Investimento
A KPMG no Brasil e a Squalo Capital anunciam a criação de um fundo de investimento de R$ 400 milhões para financiar fornecedores estratégicos de cadeias produtivas de empresas âncoras. Com base em análises geradas por um sistema próprio da KPMG, que é alimentado por informações sobre a performance financeira e operacional do fornecedor, históricos e programações futuras de fornecimento para a empresa âncora, o fundo levará linhas de crédito inteligentes a fornecedores estratégicos dessas cadeias. Os recursos financiarão investimentos em linhas de produção, construção de ferramentais, e capital de giro com a prazos de até 5 anos. Para atender esse público, a KPMG já estruturou operações que somam mais de R$ 200 milhões. Saiba mais em:
(https://home.kpmg/br/pt/home.html)
K – Moment Marketing
A Tunad, startup que criou a única plataforma de moment marketing da América Latina, concluiu o ano de 2022 com crescimento de 40% em faturamento e planeja expandir para outros mercados-chave da região. Os principais são Argentina, Chile, Colômbia e México. A companhia é líder de mercado em atribuição de mídia e atua com monitoramento de canais de TV aberta e paga, rádios, livestreams e com sincronização dos eventos offline para potencializar campanhas digitais. Seu carro-chefe é o modelo de atribuição de mídia, que permite mensurar o resultado das campanhas offline de forma qualitativa e quantitativa. Saiba mais: (https://tunad.io/).