Negócios em Pauta 09/02/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 08 de fevereiro de 2022

A – A ciência por trás do cheiro de carro novo

No Japão, Ino Ryunosuke é conhecido como o Nariz da Nissan ou mestre em aromas – um tipo de mestre artesão – o especialista é responsável por testar o cheiro dos carros novos. Para que a experiência do passageiro seja um sopro de ar fresco, ele também testa os sistemas de ar-condicionado, e como os cheiros do veículo podem mudar com o tempo. Ino trabalha no Centro Tecnológico da Nissan como especialista técnico no departamento de Qualidade do Ar no Interior do Veículo, liderando uma equipe responsável por analisar e autorizar os materiais que são utilizados nos veículos. Pesquisas indicam que nosso senso de olfato é forte, podendo reconhecer milhares de cheiros diferentes. Os cheiros percorrem o sistema nervoso olfativo do corpo até os centros cerebrais responsáveis pela memória e as emoções. É por isso que o cheiro de um carro pode provocar fortes lembranças (nissannews).

B – Future of Business

Inovação, marketing, vendas, liderança e planejamento estratégico. Temas basilares para um empreendedor nesse momento paradoxal que flutua entre o medo e a esperança. Nada melhor que ouvir vozes de experiência, bom senso e sucesso inquestionáveis para encontrar um norte e trilhar os caminhos de 2022. Esse é o objetivo do Future of Business, evento do Sebrae que reunirá entre os próximos dias 16 e 17 os faróis nacionais que apontam para a retomada dos negócios e a reconstrução da vida econômica. Luiza Helena Trajano, Cristiana Arcângeli, João Kepler e outras lideranças estarão reunidos com mais de 50 mil empresários discutindo os temas mais importantes dessa agenda de retomada. Com mediação ao vivo, o evento remoto terá acesso dos inscritos no site: (https://www.fobsebrae.com.br/?referralCode=idSwz5p&refSource=copy).

C – LGPD e Fintechs

Sob a organização da LawQuest, startup sulista especializada em compliance da Lei Geral de Proteção de Dados, o evento online e gratuito “LGPD e Fintechs – Mais uma regulamentação?” irá contar com Letícia Becker, DPO dá Quanto e Humberto Ortiz, DPO da Neon, para uma aula sobre o tema que está novamente no radar do setor. Acontece hoje (9), às 19h30. Os especialistas vão debater a nova regulamentação e como ela afeta o dia a dia das fintechs brasileiras. As inscrições devem ser realizadas no link: (https://www.sympla.com.br/lgpd-e-fintechs—mais-uma-regulamentacao__1477958).

D – Curso Gratuito em TI

Estudantes de todo o país têm até o próximo dia 13 para se inscreverem na nova edição do curso gratuito de capacitação profissional TECH.JÁ – suporte em TI, promovido pela Junior Achievement Brasil, organização que visa despertar o espírito empreendedor em jovens, com o apoio do Google.org e do BID Lab. O objetivo é auxiliar 2 mil jovens de todo o país a ingressar no mercado de trabalho, na área de TI. Serão oferecidas 710 vagas para todo o Brasil, sendo 80 delas direcionadas para o Rio de Janeiro. É voltado para jovens de 18 a 29 anos, que já tenham concluído o ensino médio na rede pública e que não estejam nem trabalhando e nem estudando formalmente no momento. As inscrições podem ser feitas no site (https://www.jabrasil.org.br/ti).

E – Point da Cidade

A holding gastronômica Turn the Table Brasil acaba de inaugurar mais duas novas unidades do O Pasquim Bar e Prosa (@opasquimbar) na capital paulista. A primeira delas está localizada no emblemático bairro da Casa Verde, próximo ao Anhembi. Com um espaço completamente inovador, chega ao novo endereço com um ambiente animado, relaxante e agradável. Além disso, o consagrado bar da Vila Madalena, famoso por receber turistas do Brasil e do mundo, não poderia ficar de fora de um dos maiores cartões postais da cidade. A marca abre, também, um quiosque dentro do Mercado Municipal de São Paulo, o famoso “Mercadão”, trazendo um cardápio especial de petiscos, drinks autorais e, claro, muito chopp gelado.

F – Mestrado Profissional

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) lança um modelo, inédito no país, para fazer o mestrado profissional em Gestão para a Competitividade, trata-se de certificados de competências, oferecidos em quatro áreas: Varejo; Supply Chain; Gestão de Pessoas; e Finanças e Controladoria. Nesse modelo, o aluno tem total flexibilidade de tempo e de escolha para obter o título de mestre em até 60 meses. Para isso, basta completar 22 créditos em certificados em até 42 meses e, após esse período, desenvolver o trabalho aplicado, com o auxílio de um professor orientador, em até 18 meses. Todos os certificados terão o selo FGV e possibilitam conhecimento de ponta e rápido para alavancar a carreira. As inscrições estão abertas em (https://eaesp.fgv.br/cursos/certificados-competencia).

G – Segmento de Serviços

O empresário e investidor-anjo, Bruno Drummond, é um dos palestrantes confirmados para a 19ª Conescap/27ª Convecon, que acontece entre os próximos dias 14 e 18 – presencialmente, no Transamerica Expo Center, e entre 14 a 16, e online, entre os dias 16 e 18. Com o tema “Entender as mudanças. Transformar as pessoas. Adaptar os Negócios”, o evento objetiva promover o encontro e a troca de experiências entre empresários, startups e investidores de forma a fomentar negócios, acelerar resultados, ampliar networking e divulgar as últimas tendências, produtos e inovações do setor empresarial. Mais informações e inscrições, no site: (https://conescapconvecon.com.br/).

H – Liderança Absoluta

A Stellantis manteve o ritmo de crescimento e de avanço de participação de mercado que garantiu à empresa o primeiro lugar no Brasil, na Argentina e na América do Sul em 2021, e começou o ano na liderança absoluta de vendas. A Stellantis encerrou o mês de janeiro com 35,4% de participação de mercado no Brasil, com 41.487 unidades vendidas, e superou seu próprio recorde na Argentina, com 41,7% de participação e 17.135 veículos emplacados. No Chile, a empresa registrou 5.473 unidades vendidas e alcançou 14,7% de participação, liderando também naquele mercado. A picape Fiat Strada continua a ser líder de vendas no Brasil, enquanto o Fiat Cronos segue no topo do mercado na Argentina.

I – Processo de Rebranding

Por mais de cem anos, Nadir Figueiredo se apresentava assim — com nome e sobrenome. Agora, a marca, que traz em sua essência uma longa história de tradição no segmento de utilidades domésticas em vidro, passa a se chamar Nadir. A mudança é resultado de um intenso processo de rebranding que a companhia vem passando no último ano. O novo momento, assinado pela FutureBrand São Paulo, se reflete também nas cinco marcas que compõem seu portfólio: Nadir, Copo Americano, Marinex, Duralex e Sempre. Da cozinha à mesa, Nadir acredita que cozinhar é um ato de amor. Com mais de seis bilhões de unidades produzidas, o Copo Americano é um ícone do design nacional e um dos produtos mais característicos da companhia.

J – Agenciador de Cargas

A movimentação de cargas na Asia Shipping está em ritmo ascendente. A multinacional brasileira transportou, de janeiro a novembro do ano passado, cerca de 140 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) na importação para o Brasil via mar, segundo análise da Datamar. No mesmo período em 2020, a empresa registrou o transporte de 103 mil TEUs. O setor automotivo foi o grande destaque do ano nas remessas de importação, seguido por eletroeletrônico e farmacêutico. Algumas datas específicas também auxiliaram para o incremento na movimentação de cargas em 2021. A Black Friday e as festas de final de ano, por exemplo, alavancaram o segundo semestre da organização. Neste período, os segmentos de vestuário e de eletroeletrônicos foram os grandes campeões na importação. Saiba mais: (www.asiashipping.co).

K – Mulheres em TI

A Serasa Experian e a Digital House, instituição educacional cuja missão é transformar a vida das pessoas com formação em disciplinas digitais, se uniram e vão oferecer 60 bolsas de estudos integrais para as mulheres que queiram iniciar suas carreiras na área de tecnologia. A iniciativa faz parte do Programa Transforme-se, da Serasa Experian, que visa desenvolver pessoas em situação de vulnerabilidade social e minorias para ingressarem no mercado de trabalho. O objetivo é aumentar o público feminino no segmento e colaborar com mais diversidade nesta área, ocupada predominantemente por homens. As candidatas passarão por testes de lógica e entrevistas, conduzidas pela Digital House. Inscrições no site: (https://www.digitalhouse.com/br/landing/transforme-se).