A – TCP bate 1 milhão de TEUs movimentados em 2022
No dia 8 de novembro, a TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) registrou o número de 1 milhão de TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner) movimentados no terminal. Em 2021, o número foi registrado no dia 28. O marco aconteceu durante a atracação do navio CMA CGM Rhone, do armador CMA CGM, que recebeu 3.037 movimentos. Com o aumento de calado, diminuição das restrições de manobra e investimentos em equipe, o tempo de espera do navio no terminal diminuiu 44% em relação ao período de janeiro a outubro do ano passado. Segundo o diretor comercial Jan Zhang, “o terminal está aumentando a capacidade operacional e de estrutura para receber navios cada vez maiores, com grande quantidade de carga. O número de equipes também cresceu, permitindo mais agilidade na movimentação, tempo menor de atracação e maior rotatividade de navios”.
B – Estratégia Digital
A Escola de Liderança – edtech de qualificação profissional da Fundação Estudar -, passou a contar com a masterclass “Estratégia e liderança das gigantes asiáticas para vencer a concorrência digital”, ministrada por Jeffrey Towson, um dos principais especialistas em estratégias digitais de empresas dos Estados Unidos, China, entre outros países. Com o conteúdo da masterclass, o aluno entenderá o que está por trás dos fenômenos econômicos e digitais de grandes empresas asiáticas como TikTok, Shopee, Shein, entre outras, de forma a inspirá-lo a obter sucesso em novos negócios brasileiros. Também conhecerão as diferenças de lideranças que estão por trás destas empresas do mundo digital. Confira em: (https://conteudos.escoladelideranca.org.br/inicio/).
C – Busca pelo Euro
O euro foi a moeda estrangeira mais procurada pelos brasileiros na internet ao longo de 2022. É o que mostra um levantamento da B2Gether, especializada em operações de câmbio, com base nos dados da plataforma Google Trends. No período de 12 de dezembro de 2021 a 3 de dezembro de 2022, a moeda europeia liderou o ranking das mais procuradas no Google, ficando à frente até mesmo do dólar. De zero a 100, a média de popularidade do euro no buscador online obteve nota 71 contra 36 da moeda norte-americana. Os períodos de maior busca pelo euro no ano ocorreram nos meses de fevereiro, março, julho e novembro. Já os picos de pesquisas do dólar aconteceram em fevereiro, março e novembro. Saiba mais: (https://business2gether.com/).
D – Mercado Internacional
O Brasil é um dos países que mais empreendem no mundo: cada vez mais, suas empresas destacam-se por qualidade e preço competitivo. A ApexBrasil enxerga esse potencial desde quando tomou a frente do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que é oferecido de forma gratuita para empresas que querem se preparar de forma planejada e segura para o mercado internacional. Mais de 25 mil empresas já foram qualificadas e agora a agência dá mais um passo e lança uma exposição e um catálogo inéditos. As empresas estão divididas em oito segmentos: Alimentos e Bebidas; Saúde, Higiene e Beleza; Moda, Acessórios e Vestuário; Casa, Móveis e Decoração; Pet; Industrial; Embalagens e Serviços e Lazer. Saiba mais em: (https://www.dropbox.com/s/rivkrei6t7l51vi/catalogo_VitriteAPEIX_2022.pdf?dl=0).
E – Cenário Favorável
A projeção do SindusCon-SP, de aumento do PIB da Construção, foi revista para cima e chegará a 7% em 2022, com expectativa de alcançar 2,4% em 2023. Em 2021, a taxa de crescimento anual (já revista) foi de 10%. Ainda para o próximo ano, estima-se que o setor contará com um cenário mais favorável em relação aos preços dos insumos. O ciclo de negócios continuou se sustentando ao longo de 2022, a despeito de uma conjuntura mais adversa dada pela forte elevação da Selic e dos preços dos imóveis. “Se por um lado há uma desaceleração do ritmo de alta da atividade, por outro, nota-se que o setor ainda se sustenta em um patamar bastante elevado de crescimento”, afirmou a coordenadora de Projetos de Construção do FGV/Ibre, Ana Maria Castelo.
F – Economia Subterrânea
A economia subterrânea aumentou a participação na economia brasileira e atingiu 17,8% do PIB, o que representa cerca de R$ 1,7 trilhões de reais. O resultado faz parte do Índice de Economia Subterrânea, uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e o FGV/IBRE, que acompanha desde 2003 a evolução das atividades que operam à margem das legislações e regulamentações que afetam as atividades formais no país. O indicador, maior que o observado em 2021 (17,4%), aponta para uma volta ao padrão de elevações provocado pelos eventos dos últimos anos associados à pandemia que elevaram o nível de incerteza em relação ao desempenho da economia.
G – Cosméticos no Mundo
A Beauty Fair promoverá uma turnê pelos países mais inovadores do segmento de beleza: Dubai e Coreia do Sul. Chamada de “Beauty Innovation”, a imersão pretende conectar os executivos e empresários e líderes com poder de decisão dessa indústria no Brasil com as principais fontes de inovação do setor de cosméticos no mundo. O programa acontece de 21 a 27 de maio de 2023. A primeira parada do grupo será em Dubai, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer a história local a partir de um conteúdo exclusivo criado pela Dubai Chamber. Na Coréia do Sul, os executivos terão na agenda visitas guiadas a duas fábricas de cosméticos, varejos locais, e à feira Cosmobeauty Seoul. Saiba mais: ([email protected]).
H – Maioria Democrata
O candidato democrata Raphael Warnock venceu o segundo turno da eleição para uma das vagas da Geórgia no Senado dos Estados Unidos, em um triunfo para o presidente Joe Biden. Com cerca de 95% dos votos apurados, Warnock tem 51,4% da preferência, contra 48,6% do republicano Herschel Walker. Com isso, o Partido Democrata terá 51 dos 100 assentos no Senado, contra 49 dos conservadores. Caso o republicano tivesse vencido, a distribuição ficaria 50-50, mas o governo Biden poderia contar com o voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris. Por outro lado, a Câmara passou para os republicanos, que terão 221 assentos na casa, contra 213 dos democratas – uma vaga ainda está em disputa. A expectativa agora é de que o mandatário anuncie em breve sua candidatura à reeleição (ANSA).
I – Assessores de Investimentos
De acordo com dados da Ancord – Associação Nacional das Corretoras de Valores – no último ano mais de 4,5 mil pessoas tiraram a certificação obrigatória para exercer a profissão de assessor de investimentos. O crescimento é comprovado por empresas como a Blue3, um dos maiores escritórios de investimentos da XP Inc., que expande continuamente em estrutura e profissionais de segmentos variados, que buscam iniciar a carreira em assessoria ou até mesmo atuar em outra área que não seja da formação atual. Para contribuir com este objetivo, a companhia vem apostando no plano de carreira para seus colaboradores e possibilidade de partnership, ou seja, que membros da equipe se tornem sócios. Outras informações: (https://blue3investimentos.com.br/)
J – Projetos Sociais
A Aeris Energy – líder na fabricação de pás eólicas na América Latina e uma das maiores produtoras no mercado mundial – promove ações que contribuem para o desenvolvimento das comunidades, realizando cursos, palestras, oficinas para capacitação de jovens, orientações sobre meio ambiente, mercado de trabalho, empreendedorismo, até a reforma de bibliotecas em escolas públicas e projetos esportivos. As iniciativas fazem parte do programa de Gestão de Projetos Incentivados da Aeris, que orienta o patrocínio a ações que se enquadram nas Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte, entre outros. Saiba mais em: (https://www.aerisenergy.com.br/).
K – Exportações de Cachaça
As exportações de Cachaça em 2022 apresentam um setor em plena retomada, pelo menos no mercado externo. Um levantamento realizado, de janeiro a novembro, mostra que a exportação apresentou crescimento de 54,74% em valor (US$ 18,47 milhões), e 30,38% em volume (8,6 milhões de litros), no comparativo com o mesmo período de 2021. Os dados são do Comex Stat (Ministério da Economia), compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade representativa do setor. Atualmente, a Cachaça é exportada para 72 países. Em termos de valor exportado, os principais são os Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália, França e Paraguai (https://ibrac.net/).