Negócios em Pauta 08/07/2021

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 07 de julho de 2021

A – Corrida de carros autônomos

A Trimble, referência global em soluções tecnológicas à base de geolocalização, se une ao Roborace, campeonato de automobilismo com veículos totalmente autônomos elétricos – uma espécie de Fórmula 1 sem pilotos em nenhum dos carros de corrida. A primeira temporada do campeonato tem início em setembro. Como parte da aliança de tecnologia e marketing entre as empresas, a Trimble vai fornecer para todos os carros participantes a solução de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System). Isso significa que os veículos serão guiados por um conjunto de satélites que garantem o máximo de precisão. Em contrapartida, a Trimble utilizará a plataforma de mídia Roborace nas iniciativas de marketing global. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite: (www.trimble.com.br).

B – Experiência Executiva

A Odgers Berndtson, empresa global de recrutamento de executivos, abriu inscrições para a 7ª edição do programa CEOX1dia, que dará a estudantes universitários a oportunidade de levar o aprendizado em sala de aula a uma situação do mundo real ao vivenciar por um dia a rotina dos principais CEOs do país. Podem participar estudantes do penúltimo e último ano de qualquer área de graduação e de todas as regiões do país. O projeto objetiva atrair 5 mil candidatos que passarão por um rigoroso processo de seleção realizado em três fases. As candidaturas poderão ser feitas até 31 de agosto no site do evento: (www.ceox1dia.com.br).

C – Solução em Transporte

A Scania está completando 64 anos de história no país. Desde que chegou da Suécia em 1957, é reconhecida pela inovação e pioneirismo nos primeiros passos da indústria automotiva nacional até a recente jornada na liderança pela transição a um sistema de transporte mais sustentável. Em 2021, teve início o novo ciclo de investimentos de R$ 1,4 bilhão que irá até 2024. Ao longo de seis décadas, a Scania foi pioneira em trazer: a direção hidráulica (1963), ônibus com motor traseiro (BR115, em 1972), caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), ônibus articulado (B111 RS, em 1977), freio auxiliar Retarder (1998) e caixa de câmbio automatizada, Opticruise (2001). Além do novo formato de venda de soluções (sistema TMA) e linha a gás (natural e/ou biometano), que chegaram com a revolucionária Nova Geração de caminhões (2019).

D – Mulheres em Cibersegurança

Por seu trabalho como responsável pela área de cibersegurança na everis América Latina, María Pilar Torres Bruna foi eleita como uma das 50 mulheres mais influentes em cibersegurança na região, de acordo com a iniciativa “Top Women in Cybersecurity, Latin America 2021”. O evento é organizado pela WOMCY, uma organização sem fins lucrativos formada por mulheres com foco no desenvolvimento da cibersegurança na América Latina, e pela WISECRA, Women in Security & Resilience Alliance. Ao premiar lideranças femininas na área de cibersegurança, a eleição teve como objetivo diminuir a desigualdade de gênero no setor, promovendo maior diversidade na indústria de tecnologia e destacar os melhores trabalhos das premiadas. Mais informações (www.everis.com).

E – Impacto Social

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen, realizado em parceria com a Yunus Corporate. A premiação irá reconhecer projetos de impacto social, alinhados à missão da Fundação e às suas três causas de atuação: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. Serão selecionadas seis organizações sem fins lucrativos para participar do Programa de Aceleração. Essa etapa inclui capacitação, mentorias com especialistas, consultoria customizada e incentivo à criação de redes. Após essa fase inicial e a apresentação virtual dos projetos a uma banca julgadora, três organizações sociais serão escolhidas e premiadas com R$ 100 mil cada uma. Terão suas ações acompanhadas pela Fundação Yunus, com foco em seu desenvolvimento sinstitucional. Edital e inscrições em: (https://bit.ly/3gSijWM).

F – 80 Milhões de Doses

As companhias aéreas brasileiras e a FAB, já transportaram, gratuitamente, mais de 80 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus por todo o Brasil. Juntas, as empresas movimentaram também, sem custos, 7,5 mil profissionais de saúde e 500 toneladas de alimentos, respiradores e Equipamentos de Proteção Individual para diversas cidades brasileiras. No início da pandemia, as empresas possibilitaram, ainda, a repatriação de 42 mil brasileiros que ficaram impossibilitados de volta. Esse total equivale a mais de 63% do total de passageiros que retornaram ao país por meio do transporte aéreo, esforço que incluiu as empresas internacionais e a FAB (Abear).

G – Aulas de Programação

A Blue EdTech, escola de tecnologia, que tem a missão de impulsionar a carreira de programadores que possuem vontade e aptidão, mas ainda não tiveram oportunidade de ingressar na área, anunciou o lançamento do #BlueNaPrática, projeto que objetiva mostrar na prática, por meio de vídeo aulas, como aprender sobre programação pode ser descomplicado e divertido. O primeiro encontro será realizado neste sábado (10), às 17h, pelo Zoom. Oportunidade que faltava para auxiliar aqueles que gostam da área de programação, mas ainda não têm certeza se esse é o caminho que querem seguir. Os professores vão mostrar na prática um pouquinho do que os alunos poderão aprender no curso. Inscrições e mais informações: (https://blueedtech.com.br).

H – Fauna Brasileira

O Fauna News e a Agência Envolverde de jornalismo realizam, entre os próximos dias 13 e 14, o ‘1º Seminário da Fauna Brasileira – Os desafios da conservação’. Especialistas que pesquisam e trabalham com tráfico de fauna, caça, atropelamentos de animais silvestres em rodovias e a relação entre saúde pública e fauna estarão reunidos em painéis temáticos apresentando a situação brasileira e trabalhos desenvolvidos para enfrentar esses desafios. O evento é gratuito, on-line e será transmitido pelo perfil no Facebook e pelo canal do YouTube da Agência Envolverde. Mais informações e inscrições (www.faunanews.com.br).

I – Estágio para Mulheres

A presença de mulheres dentro do mercado de tecnologia vem ganhando força, mas ainda existe um longo caminho para a inclusão e aumento da participação delas no segmento. Nesse cenário, a OLX Brasil, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país, lança o programa de estágio ‘Geração Elas em Tech’, exclusivo para mulheres, cis e trans, na área de tecnologia, com duração de até dois anos. As vagas são para os escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro da empresa. Os profissionais admitidos começam seu trabalho em formato 100% remoto e recebem todos os equipamentos necessários para a função em casa, além de suporte técnico online. Para participar, precisam estar cursando ciências da computação, engenharia da computação, matemática e áreas correlacionadas. Inscrições através do link (https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/olxbrasil/).

J – Fundos Emergenciais

Crédito em condições especiais para mulheres microempreendedoras, pessoas refugiadas e migrantes e empreendedores de impacto da periferia: esses são os públicos atendidos pelos fundos emergenciais acolhidos pelo Crédito Pérola. O objetivo é oferecer empréstimos que não estão disponíveis no mercado financeiro tradicional, com taxas de juros que podem chegar a zero, carência estendida e cobrança flexível, por exemplo. Independentemente dos fundos emergenciais, qualquer micro ou pequeno empreendedor brasileiro pode receber crédito mediante ao fornecimento de informações online, na plataforma creditoperola.digital. Confira os créditos disponíveis para empreendedores dos fundos emergenciais em (https://creditoperola.digital/#Acoes-Crise), no qual o solicitante preenche os dados para análise.

K – Jornalismo de Dados

O jornalismo de dados já faz parte das redações, mas ainda é um desafio para profissionais sem formação específica ou familiaridade com uso de planilhas e bancos de informações. Uma oportunidade de mergulhar nesse mundo está sendo oferecida pelo Centro Knight de Jornalismo para as Américas, que no próximo dia 19 inicia um treinamento para capacitar profissionais de imprensa com pouca ou nenhuma experiência em jornalismo de dados. O curso, desenvolvido com apoio da Microsoft, é online e gratuito, com aulas gravadas que podem ser assistidas no dia e horário mais conveniente para os participantes. O idioma é o espanhol. Mais informações e inscrições: (https://www.kccourses.org/).