Negócios em Pauta 08/01/2019

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 07 de janeiro de 2019

A – Automação Industrial

A Mitsubishi Electric, uma das principais companhias de automação industrial do mundo, abre as inscrições para seu programa de treinamentos (ProTrain), que visa capacitar profissionais com as principais soluções do portfólio da companhia japonesa. São mais de 20 turmas presenciais, ministradas no período de um a dois dias e que abordam uma solução por vez. Os treinamentos acontecem na sede da companhia em Barueri e incluem temas como a utilização básica de CLPs, inversores, robôs e softwares. Para realizar as inscrições, obter mais informações e conferir a programação completa, veja no link: (mitsubishielectric.com.br/protrain/).

B – Estados Comportamentais

Sucesso de público em temporada ininterrupta de três anos, finalizada no extinto Teatro Promon em julho de 2016, a comédia ‘Homens no Divã’ retorna à capital no próximo dia 12 (sábado) no Raposo Shopping, aos sábados às 21h30 e aos domingos às 18h00. O elenco é formado por Olivetti Herrera, Guilherme Chelucci e Darson Ribeiro, além de Marília Gabriela, que empresta sua inconfundível voz (em off). Vista por mais de 250 mil pessoas, desde a estreia em 2013, a peça fala de forma bem-humorada sobre os estados emocionais e comportamentais do homem contemporâneo, que são expostos pelo encontro inusitado de um bombeiro, um gerente da Eletropaulo e um ginecologista.

C – Escolhas Alimentares

O Einstein acaba de anunciar sua mais nova parceria e investimento em startup: a N2B. Com foco em solucionar a piora constante das escolhas alimentares, a falta de tempo e o pouco acesso à informação nutricional, a N2B fornece um programa online completo para o usuário, desde a disponibilização de cardápios a um chat com nutricionistas. Por meio de um aplicativo, é possível postar as refeições e receber uma avaliação da qualidade nutricional do prato, além de poder utilizar também um scanner de produtos industrializados com a avaliação de nutricionistas. As parcerias com startups fazem parte de uma iniciativa estratégica da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein com o objetivo de fomentar o ambiente de empreendedorismo e inovação em saúde no Brasil. Saiba mais em: (https://n2bbrasil.com/).

D – Inteligência Artificial

A Fapesp e a IBM Brasil formalizaram um acordo que resultará na formação de um novo Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE), um dos programas da Fundação para apoio à colaboração em pesquisa entre universidades, institutos e empresas. Com o nome de Centro de Inteligência Artificial, a primeira ação será lançar uma chamada de propostas no começo de fevereiro para que grupos de pesquisadores em universidades e institutos de pesquisa possam apresentar projetos e, se aprovados, tornarem-se parceiros acadêmicos da IBM. Poderá ser um grupo de uma universidade ou instituto de pesquisa ou um consórcio de vários grupos dessas várias instituições não necessariamente na mesma cidade. A IBM tem vários centros que trabalham com esse tema em diversos países. Outras informações: (http://www.fapesp.br/cpe/).

E – Novas Rotas

A Azul e Latam Airlines Brasil anunciaram o início da venda de bilhetes aéreos para novos destinos. A Latam já começou a comercializar passagens para seu mais novo destino internacional a partir do Brasil: Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A operação terá início em 1º de abril, com voos três vezes por semana. Já a Azul iniciou a venda de passagens com destino a Aracati, no Ceará, seu 103º destino doméstico. Os voos começam a ser operados em 26 de fevereiro, tendo Recife, principal centro de conexões da Azul no Nordeste, como aeroporto de origem. As operações terão partida da capital pernambucana, com escala em Mossoró. De Aracati para o Recife, as ligações serão diretas.

F – Amantes do Vinil

No próximo dia 19 (sábado), das 12h às 18h30, o Sesc Santo Amaro recebe uma feira de discos na Convivência, com três DJs que ficam por conta do set escolhido para agitar o ambiente. Muito forte na indústria fonográfica dos anos 60 aos anos 90, o vinil ganha cada vez mais espaço e favorece o surgimento de novos selos musicais no país. Por isso, dez expositores participam da feira para valorizar a cultura dos amantes de vinil. Lojistas, selos e vendedores apresentam lançamentos, raridades e também pechinchas para atender a todos os públicos. O músico e compositor Gabriel Thomaz, guitarrista e vocalista da banda Autoramas, traz sets com compactos de vinil de 7 polegadas, tocando clássicos e canções do rock e da New Wave. Outras informações em (www.santoamaro.sescsp.org.br).

G – Iniciativa Jovem

Jovens empresários do município do Rio de Janeiro já podem inscrever seus projetos no programa de empreendedorismo ‘Shell Iniciativa Jovem’. Para participar da seleção, que escolherá inicialmente 80 candidatos para a turma que começa em abril deste ano, é preciso ter entre 20 e 34 anos, ensino médio completo e comprovar residência fixa na cidade. Ao longo dos 19 anos de atuação no Brasil, o ‘Shell Iniciativa Jovem’ já colaborou para o desenvolvimento de mais de 10 mil empreendimentos cariocas. Além disso, ajudou a formar uma Rede de Empreendimentos Sustentáveis que trabalha de forma colaborativa e hoje conta com 256 empresas. Inscrições e mais informações no site (www.iniciativajovem.org.br/cadastro/).

H – Nutrição Vegetal

A Oro Agri é uma empresa dedicada à tecnologia de aplicação e nutrição vegetal que planeja crescer 200% no Brasil, em cinco anos, como resultado da aquisição pelo Grupo Omnia. Presente no País desde 2008, é o acrônimo de Orange Oil for Agriculture ou Óleo de Laranja para Agricultura. Os produtos mais comercializados por aqui são Wetcit, Oro-Fast, Oro-Star, Oro-Cinetic, Cowboy e Oro-Grass. Os dois últimos voltados à pecuária. “Muito em breve seremos a divisão mais importante dos negócios da Omnia”, garante Luís Carlos Cavalcante, gerente geral da empresa na América do Sul. Mais informações: (http://www.oroagri.com/southamericacontact/).

I – 300 Anos de História

Joia barroca do período de extração de ouro, a mineira Tiradentes não economiza adjetivos quando o assunto é hospitalidade. No Estado considerado sinônimo de cultura e tradições, a bucólica cidade localizada aos pés da Serra de São José esbanja atrativos e iniciativas para atrair visitantes – hoje, cerca de 90% do PIB municipal depende das receitas geradas pelos prestadores de serviços da cadeia turística. Nesse sentido, e indo muito além de exercitar, cotidianamente, a arte de bem receber, um coletivo de empresários decidiu dar start à segunda fase do projeto “Tiradentes Mais”, iniciado em 2012. O objetivo sempre foi e ainda é gerar maior visibilidade a Tiradentes, que completa 300 anos de existência este ano. Saiba mais: (www.tiradentesmais.com.br).

J – De Esopo a Millôr

As fábulas são um modo universal de contar histórias. Do oriente ao ocidente; de gregos a latinos; dos antigos aos contemporâneos. Guardadas as diferenças culturais de uma história para a outra, seu modo de funcionamento, no fundo, é o mesmo. Para discutir em termos teóricos e recuperar os textos mais significativos do gênero, Maria Celeste Consolin Dezotti organizou ‘A tradiça~o da fa´bula: de Esopo a La Fontaine’, agora lançado pela Editora Unesp. A publicação ganhou corpo ao longo de mais de uma década por dezenas de mãos. Outras informações em: (www.editoraunesp.com.br).