Negócios em Pauta 07 e 08/09/2016

em Negócios em Pauta
terça-feira, 06 de setembro de 2016

A – Bolsas Integrais

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica, instituição de ensino superior gratuita mantida pela Fundação Salvador Arena, em São Bernardo do Campo, está com inscrições abertas para 160 bolas integrais para os cursos presenciais de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. Metade das vagas será destinada a candidatos com renda bruta familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e os interessados devem se inscrever para vagas sociais, que foram criadas pela instituição para conceder os mesmos direitos à educação aos candidatos com menor poder aquisitivo. Inscrição até o dia 23 de outubro no site (www.ftt.com.br).

B – Revisão de Benefícios

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário acaba de lançar um novo produto. Trata-se de um aplicativo (gratuito) para smartphones que traz informações sobre a revisão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. O APP Revisão dos Benefícios do INSS vai auxiliar os beneficiários a tirar dúvidas sobre o processo de revisão. Neste primeiro momento, a nova ferramenta está disponível apenas para o sistema Android, mas nos próximos dias o serviço também poderá ser acessado pela App Store. Verifique em (https://play.google.com/store/appsapps/details?id=com.microsoft.azure.mobileapps.RevisaoBeneficios&h1=pt_BR).

C – Semana do Peixe

O Comitê das Indústrias de Pesca da Fiesp (Compesca) promove nesta quinta-feira (8), o seminário “O sucesso do pescado”, das 9h00 às 12h30, na sede da entidade. A ideia do evento é discutir os principais entraves e cases de sucesso da comercialização de pescado. A ação faz parte da Semana do Peixe, uma mobilização do setor privado, que acontece anualmente desde 2004. Em anos anteriores, houve registros de aumento de 30% no consumo de pescado no período. O Seminário reune desde representantes do setor privado até entidades como o Ministério da Agricultura e a Anvisa.

D – Energia Solar

A Prátil, empresa de soluções do Grupo Enel, concluiu a construção da maior usina solar do Brasil instalada em telhado e com geração distribuída – de acordo com o cadastro de usinas no sistema de compensação da Aneel. Com 2.000 placas fotovoltaicas, o empreendimento tem uma potência total instalada de 0,5 MWp, o suficiente para abastecer cerca 360 residências por mês. A unidade instalada no telhado da sede do Mercado Livre, na cidade de Osasco, vai fornecer metade da energia consumida pelo complexo. A usina solar ocupa uma área de 4.700 m² e vai gerar 700 MWh ao ano. Esse volume de energia evita a emissão de quase 100 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera, o que corresponde a 560 árvores plantadas no período. Saiba mais em (www.pratil.com.br).

E – Espaços Diferenciados

Pensando em viabilizar a presença de empresas interessadas na Expomusic – Feira Internacional da Música, entre os próximos dias 21 e 25, no Anhembi, a Abemúsica e a Francal Feiras criaram novos modelos de exposição. Um deles é o Music Store, que permite a participação de lojas de instrumentos musicais e de acessórios na feira para venda direta ao consumidor final. Para a X5 Music, que mantém uma loja física há 14 anos e um e-commerce há seis, esta é uma ótima forma de atender os clientes com rapidez. Outra loja que garante presença no evento é a Yashi Cables, que promete oferecer o melhor em conexões e cabeamentos aos visitantes. Outras informações: (www.expomusic.com.br).

F – Alinhadores Ortodônticos

Serão realizados nos próximos dias 16 e 23, das 9h00 às 18h00, cursos de credenciamento da CA-Clear Aligner, oferecido para o credenciamento de profissionais da odontologia para que realizem corretamente a aplicação da técnica alemã de alinhadores ortodônticos – alternativa aos tratamentos de correções dentárias tradicionais, sendo removíveis, discretos, transparentes e mais confortáveis. O curso oferece formação clínico-teórica para profissionais de odontologia que desejam aplicar a técnica de alinhadores ortodônticos. O curso possui um total de 8 horas de capacitação, abordando um conteúdo clínico e estudos de casos, além de questões comerciais. Mais informações ([email protected]) tel. 3262-3688.

G – Fluorescentes Reciclados

Para valorizar a decoração das fachadas residenciais e comerciais com praticidade e elegância, a Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas, pioneira na produção de pisos e revestimentos sustentáveis, apresenta o Iure Silver, cerâmica resistente em formato de filetes indicada para áreas externas. Produzido com vidro de lâmpadas fluorescentes recicladas, o produto possui uma textura lisa e suave, conferindo um visual moderno e impecável nas áreas que merecem destaque no ambiente. É também indicado para muros, pisos e paredes de espaços internos ou externos. Seu assentamento em escama de peixe, aplicado na horizontal ou vertical, transmite visualmente a sensação de movimento. Saiba mais em (www.lepriceramicas.com.br).

H – Mundo Digital

No próximo dia 15, no WTC – Events Center, acontece a 6ª edição do ABES Software Conference, promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Software. A conferência trará como tema principal o Mundo Digital – Desafios e Oportunidades de uma Sociedade em Transformação. Uma oportunidade excepcional para troca de experiências, informação, estreitar relacionamentos e fazer negócios. O Brasil é um grande mercado mundial na área de TI e cresceu 9,2% o ano passado, considerando-se os setores de hardware, software e serviços, de acordo com o estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços 2016. Outras informações (www.abes.org.br) e (www.comarteventos.com.br).

I – Arquitetura Contemporânea

O escritório FGMF Arquitetos, composto pelo trio Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz – que vem se consolidando como um dos principais escritórios de arquitetura no cenário nacional, por sua produção com identidade investigativa e inovadora – é tema da mostra FGMF: Arquitetura Contemporânea Brasileira, em exposição até o próximo dia 30, no Museu Belas Artes de São Paulo (Rua Dr. Álvaro Alvim, 76, Vila Mariana). Reúne dez obras com foco residencial, por meio de maquetes, desenhos, projeções e vídeos. O ponto alto é a oportunidade dos visitantes presenciarem algumas dessas obras em realidade virtual, ou seja, as pessoas vão se sentir dentro destes projetos. Outras informações em: (www.muba.com.br).

J – Atrações para Cães

A Virada Aunimal é o primeiro acontecimento “cãostronômico” que reúne diversão, entretenimento e gastronomia para as famílias e seus pets. Nos próximos dias dias 17 e 18, sábado e domingo, das 10h00 às 22h00, o evento idealizado pela 4CÃO, acontece Iguatemi Alphaville, nos moldes de uma feira de rua, com food trucks, food bikes, áreas de lazer, e tendas com produtos do universo pet. Reconhecida por auxiliar animais em situações de risco, resgatá-los, castrá-los e encontrar novos lares para eles, a 4CÃO busca arrecadar fundos para o “castramóvel”, um centro cirúrgico portátil e itinerante, onde os animais de rua podem ser castrados, a baixos custos e de forma mais eficiente, em um programa que estimula o controle da natalidade e evita o abandono e maus tratos. Mais informações: (www.iguatemi.com.br/alphaville).

K – Refrigerante de Gengibre

Na década de 1930, o empresário de origem italiana Hugo Cini resolveu levar uma bebida, que tinha o gengibre como principal ingrediente de sua composição, até então consumida nos encontros de sua família, para a linha de produção da Cini Bebidas, na época uma das primeiras fábricas de refrigerantes do país. O nome Gengibirra é a junção das palavras Gengibre e Birra (cerveja em italiano), e significava na época “cerveja de gengibre”, mesmo a bebida não sendo alcoólica. Atualmente, a Cini Bebidas produz, aproximadamente, 5 milhões de litros de Gengibirra/ano. Sua produção só não é maior por causa do ciclo de produção e da sazonalidade do gengibre. Para chegar na bebida, a Cini processa quase 20 toneladas de gengibre por ano. Saiba mais em (www.cini.com.br).

L – Poder Pessoal

Estão abertas as inscrições para o workshop Despertando o Poder Pessoal, que será realizado pelo Instituto Tadashi Kadomoto, no próximo dia 24, a partir das 9h00, no Maksoud Plaza. O objetivo do evento é entender como a pessoa pode viver em equilíbrio e alcançar seu Estado de Excelência, diante de tantas preocupações do dia a dia. Muitos colocam toda sua energia na vida profissional, afastando-se da família, cumprindo o esperado e vivendo com expectativas muito baixas e outros não conseguem ter tempo para cuidar de sua saúde física. O workshop vai orientar como sair dessa acomodação e tomar atitudes diferentes para viver em “um nível acima”. Mais informações e inscrições: tel. (19) 3254-2724 ([email protected]).

M – Crítica Musical

Nesta sexta (9) e sábado (10), o Itaú Cultural coloca em pauta um seminário aberto ao público sobre os desafios da produção de crítica musical no Brasil, considerando a influência da era digital cada vez mais integrada ao cotidiano. O seminário Crítica e Autocrítica – Os Novos Dilemas da Crítica Musical, realizado em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo – em comemoração aos 30 anos de seu suplemento diário dedicado à Cultura, o Caderno 2 –, reúne críticos de música e repórteres de outros veículos da imprensa especializados no tema para avaliar o atual momento desse gênero de cobertura. A cada dia, são duas mesas de debate, sempre das 18h00 às 21h00. Saiba mais em (www.itaucultural.org.br).

N – Oportunidades da Retomada

No próximo dia 30, das 9h00 às 18h00, no Hotel Unique, acontece o 8º Exame Fórum, organizado pelo Grupo Abril, que reúne as principais autoridades, a elite do empresariado nacional e pensadores para discutir, dentro do novo cenário político e econômico, como se planejar para as oportunidades da retomada. Representantes da iniciativa privada, do poder público e das instituições acadêmicas vão analisar a entrada do Brasil em um novo ciclo, falar da nova política externa brasileira, das mudanças no comércio mundial, avaliar o programa de concessões e a atração do setor privado, além de apresentar a avaliação dos investidores sobre as perspectivas da economia. Mais informações e inscrição encontradas em: (http://exame.abril.com.br/eventos/exame-forum/2016/inscricoes/).