A – O futuro da mobilidade
A inovadora proposta de mobilidade da MINI, apresentada em formato digital em novembro de 2020, ganha forma com o MINI Vision Urbanaut. Agora, como parte desse novo conceito, o BMW Group apresentou, em Munique, a versão física do carro, permitindo que o público conheça de perto o âmbito espacial e sustentável do veículo. O lançamento representa a imagem de como o uso inteligente do espaço pode fornecer uma resposta às necessidades das futuras cidades e estilos de vida. Para isso, o modelo acompanha o chamado “Momentos MINI”, que reúne as experiências que os usuários gostariam de ter a bordo, como uma plataforma digital facilitadora para direção em cidades e estradas, e para aspectos básicos, como som e iluminação. Além disso, todo o interior do MINI Vision Urbanaut apresenta uma série de materiais reciclados, sendo estes também renováveis. Outras informações: (www.mini.com.br).
B – Disponibilidade de Vacinas
Uma iniciativa de voluntários está ajudando as pessoas na procura por vacinas contra a covid-19. O portal (www.ondetemvacina.com) oferece uma ferramenta de busca por postos de vacinação e permite que a população participe do processo, informando, em tempo real, a situação da vacinação em sua cidade. O projeto cruza informações oficiais do Ministério da Saúde, governos estaduais e prefeituras, além da contribuição dos próprios usuários, que podem informar em qual posto se vacinou, que tipo de vacina recebeu e como estava a situação da fila. Vencedor do concurso nacional de projetos digitais da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, o portal OndeTemVacina.com usa ferramentas de inteligência de dados com o objetivo de fornecer dados públicos atualizados diariamente.
C – Corrida de Rua
Um estudo da agência Edelman Intelligence, em agosto do ano passado, ouviu 14 mil corredores de rua em 12 países, incluindo o Brasil. A pesquisa revelou que mais de um terço dos entrevistados (36%) tornaram-se mais ativos desde a pandemia. E foi com o olhar voltado para o atleta individual que foi criado o ‘Corrida Virtual Brasil’, um programa de assinaturas onde o praticante recebe mensalmente seu box com camisa desenhada exclusivamente para o mês de referência, gifts e conteúdo de qualidade, além de poder participar de grupos online com conteúdo exclusivo. O assinante já se exercita com a camisa da prova, como numa corrida de rua, registra o tempo, envia para validação, marca o @corridavirtualbrasil nas redes sociais e conquista uma medalha merecida pelo esforço e compromisso. Saiba mais em (www.corridavirtualbrasil.com).
D – Tributos via Pix
Os cidadãos e contribuintes do Estado de São Paulo já podem realizar o pagamento de tributos e demais receitas estaduais da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) via Pix. Nesse primeiro momento, o Pix será utilizado somente para pagamento de Documentos de Arrecadação de Receitas Estaduais (DAREs) de valores destinados à Sefaz-SP, como ICMS, ITCMD, Taxas, e Parcelamentos, por exemplo. O pagamento é muito simples: basta que o contribuinte abra o aplicativo do seu banco, aponte a câmera do celular para o QR Code existente no DARE previamente gerado, e o pagamento é realizado instantaneamente. A praticidade e a celeridade fazem parte do processo de modernização dos serviços oferecidos pela Sefaz-SP.
E – Dinâmicas e Workshops
Um desafio de empreendedorismo e inovação para estudantes universitários e de ensino médio que desejem exercer o papel de liderança: essa é proposta do VC Challenge, iniciativa da KPTL, uma das maiores gestoras de venture capital da América Latina. As inscrições estão abertas para todos os estudantes que queiram mergulhar no ecossistema de “Venture Capital”, participando de dinâmicas e workshops. Inicialmente voltado para cursos de graduação como Administração, Engenharia e Economia, o evento já reuniu, em edições anteriores, representantes de mais de 30 diferentes áreas da graduação. A novidade é que nesta edição estudantes do ensino médio também poderão competir. As inscrições vão até o dia 30 de julho no site (www.kptl.com.br/vc-challenge/). Ocorre online, entre 31 de julho e 21 de agosto.
F – Conjunto de Sensores
A Taggen, especializada em soluções para Internet das Coisas, se aliou ao Inatel para o desenvolvimento de um produto pioneiro na América Latina: a nova geração do TaggenBeacon na versão BLE 5.1. A inovação prevê elevar em até oito vezes a capacidade de identificação e localização das “coisas” com precisão de submetro, além de efetuar conexões via Bluetooth, Wi-Fi, 4G LTE, NBIoT e 5G. A parceria inclui o desenvolvimento do novo TaggenGateway. Juntos os produtos ampliam as possibilidades de aplicações em várias verticais, entre elas: indústria automobilística, logística, varejo, óleo e gás, saúde, agronegócio e cidades inteligentes. Por meio da instalação no beacon de um conjunto de sensores, é possível detectar e mensurar luminosidade, temperatura, pressão, acelerômetro, entre outros parâmetros (www.inatel.br).
G – Aeronave em Cotas
A Amaro Aviation, empresa de aviação de negócios, acaba de receber seu primeiro avião para venda no sistema de propriedade compartilhada. É um PC-24, jato executivo leve da companhia suíça Pilatus, projetado para operar em pistas curtas e até sem pavimentação. Essa característica permite operar em um número incrível de pistas por todo o Brasil, fazendo dessa aeronave uma alternativa de extrema versatilidade, sobretudo para o setor do agronegócio. Já bem desenvolvida nos EUA e na Europa, a fractional ownership permite a propriedade compartilhada de uma aeronave, Quem adquire as cotas pode voar em sua aeronave na medida de suas necessidades. Mais informações: (www.amaroaviation.com).
H – Experiência do Cliente
O Banco Original, em parceria com a Veeam® Software, implementou uma solução para auxiliar na recuperação instantânea de dados em caso de falha. Com foco em não comprometer a experiência do cliente, a ferramenta, denominada Veeam Backup & Replication™, é disponibilizada pela a V8 Consulting, Platinum Veeam ProPartner. O cliente é o centro da estratégia. É fundamental que toda a experiência do cliente, que é online, seja totalmente sem fricção. Com o crescimento da base de clientes, visando trazer mais agilidade e performance para o seu ambiente de proteção de dados, o Original optou por uma nova estratégia de backup e restauração mais adequada às novas necessidades da instituição. Saiba mais em: (www.veeam.com).
I – Um Brinde à História
Uma família que produz vinhos há mais de 80 anos tem muita história para contar! E é para reviver momentos guardados com muito carinho que a Vinícola Góes está lançando – em edição limitada – uma réplica de um dos vinhos mais apreciados ao longo de sua trajetória: o Vinho Branco Seco de uva Niágara. Na década de 1960, quando o rótulo foi lançado, a uva Niágara era uma das mais cultivadas em toda a região, pela sua intensidade aromática e facilidade de cultivo. Presente nas mesas de centenas de famílias, era a bebida ‘oficial’ do happy hour entre amigos que trabalhavam no campo ou na cidade naqueles tempos. Vinho Branco Seco Góes, edição comemorativa. O vinho é seco, mas a lembrança é doce! Saiba mais em: (www.vinicolagoes.com.br)
J – Soluções para o Agronegócio
A Claro, por meio do beOn Claro – seu hub de inovação, e a SLC Agrícola, desafiam startups para participarem da primeira edição do HackatAgro 2021. Promovida pela Neodigital, a maratona de inovação, que acontece entre os próximos dias 16 e 18, está com inscrições abertas e vai buscar soluções para a evolução do setor Agro baseadas em problemas reais dos produtores rurais. O tema proposto aborda uma preocupação dos agricultores de commodities, como milho, soja e algodão: a gestão eficaz da proteção de cultivos, levando em consideração formas para minimizar seu impacto para o meio ambiente. A ideia é fomentar projetos baseados em softwares que contribuam para a otimizar o processo de cultivo e a qualidade da produção. Inscrições e outras informações: (https://www.hackatagro.com/desafio-claro).
K – Rastreabilidade e Serialização
Baseada na Flórida, a TrackTraceRX está abrindo sua primeira unidade fora dos Estados Unidos. Especializada no desenvolvimento de tecnologias para rastreabilidade e serialização em toda a cadeia produtiva dos setores farmacêutico, automotivo, agronegócio e cosmético, a empresa projeta investir
R$ 50 milhões nos próximos anos e fazer do Brasil seu hub para expansão dos negócios na América do Sul. A companhia já processou mais de 100 milhões de transações e implementou seus sistemas em mais de 600 clientes no mundo. É especializada em desenvolver soluções inteligentes focadas em serialização e rastreabilidade, simplificando e gerenciando a gestão da cadeia de suprimentos, tornando os clientes mais competitivos, em conformidade com as leis vigentes de cada país. Saiba mais: (www.tracktracerx.com.br).