Negócios em Pauta 20/05/2016

A – STJ em Debate

A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) promove nesta segunda-feira (23), às 9h15, um debate sobre o papel do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela ótica de seus ministros, no 7º Seminário sobre o STJ. O encontro terá as presenças dos ministros Paulo de Tarso Sanseverino, Raul Araújo, Paulo Dias de Moura Ribeiro, Mauro Campbell Marques e Ricardo Villas Bôas Cueva e dos advogados Arystóbulo de Oliveira Freitas, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira e Marcio Kayatt. “Eventos como este são importantes para que os advogados se sintam inseridos de fato em todas as instâncias do Poder Judiciário e uma oportunidade única de acesso a um material rico”, segundo Leonardo Sica, presidente da AASP. Outras informações em (www.aasp.org.br).

B – Fábrica de Cimento

A LafargeHolcim, líder mundial em materiais de construção e uma das maiores indústrias cimenteiras do país, inaugura no dia 24 de maio, terça-feira, a expansão da sua unidade de Barroso, em Minas Gerais. Com tecnologias e equipamentos de última geração, a unidade se torna a mais moderna fábrica de cimento do país, reafirmando o compromisso da empresa com a qualidade, a amplitude da gama de produtos, a inovação e a sustentabilidade. O evento contará com a presença do CEO Global da LafargeHolcim, Eric Olsen, e do CEO da LafargeHolcim Brasil, André Martin. Foram gerados 3.500 empregos no pico das obras da expansão. Outras informações em (http://www.lafargeholcim.com/).

C – Pós em Cafeicultura

O curso de Pós-Graduação em Cafeicultura da Fundação Procafé e Universidade de Uberaba – Uniube, instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, já está com as suas inscrições abertas para 40 vagas. O curso terá início em 26 de agosto e as aulas teóricas serão realizadas na cidade de Varginha e as aulas práticas nas Fazendas Experimentais e Laboratórios Tecnológicos da Fundação Procafé também na cidade. As aulas e os encontros presenciais da Pós-Graduação em Cafeicultura serão realizados com encontros mensais em fins de semana para atender aos participantes que precisam conciliar estudos com outras atividades. Terá um total de 400 horas e contará com material didático próprio e metodologia especialmente planejada para esse treinamento. Saiba mais em (www.fundacaoprocafe.com.br).

D – Graduação para Refugiados

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou o edital de seleção para ingresso de Refugiados em 2017 nos cursos de graduação presenciais. Será o segundo ano consecutivo em que serão utilizados os resultados do Enem como critério de seleção. Poderão concorrer às vagas candidatos que comprovem o status de refugiado, mediante atestado emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. Serão aceitas inscrições de candidatos que tenham obtido resultado nas edições do Enem realizadas a partir do ano de 2012. O edital está disponível em (www.ingresso.ufscar.br). Mais informações na Coordenadoria de Ingresso na Graduação, pelo tel. (16) 3351-8152.

E – Metabolismo e Obesidade

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de atualização “Metabolismo e obesidade nas sociedades atuais”, oferecido pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. O objetivo é proporcionar aos professores do ensino médio conhecimentos atualizados sobre o tema proposto, permitindo que eles respondam com fundamento às questões dos jovens em sala de aula, e podendo influenciá-los na orientação dos seus hábitos alimentares. São oferecidas 220 vagas. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail: ([email protected]). Os professores selecionados (pelo currículo) vão receber uma mensagem por e-mail até o dia 3 de junho com a convocação para o curso. Mais informações tel. 3091-7976, com Leila Affini.

F – Livros Digitais

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp e a Fundação Editora da Unesp lançaram 36 novos livros digitais nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, com acesso totalmente gratuito. O Programa de Publicações Digitais foi criado em 2009, com trabalhos de docentes, pós-graduandos e pós-graduados sendo selecionados pelos Conselhos de Programas de Pós-Graduação. As obras escolhidas são editadas pelo selo Cultura Acadêmica da Fundação Editora da Unesp. Os novos 36 títulos estarão disponíveis na internet no formato Creative Commons (licença para uso não comercial, vedada a criação de obras derivadas) no site (www.culturaacademica.com.br).

G – Comunicação Escrita

A Fundação Vanzolini, instituição mantida e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP, está com inscrições abertas para o curso de atualização ‘Comunicação escrita: a busca do texto objetivo’. Com duração de 16 horas, o curso mostra aos participantes como aproveitar os recursos de nossa língua para escrever com mais clareza, objetividade e brevidade os textos que seu cotidiano profissional exige. Não é aula de português! A língua é abordada do ponto de vista do usuário. A solução para superar falhas de escrita é fazer o que todo mundo faz quando quer dominar um novo software, operar planilhas avançadas, ou melhorar o inglês: um treinamento. Outras informações em (www.vanzolini.org.br).

H – Construção Civil

A VII ExpoPredialTec, principal feira do mercado de tecnologias para sistemas prediais da América Latina, está marcada para 12 a 14 de julho, no Anhembi. Em sua sétima edição, o evento (www.predialtec.com) reúne empreendedores, especialistas e investidores em busca de estratégias para o crescimento dos negócios no mercado da construção civil. São fabricantes de peças e equipamentos, além de empresas desenvolvedoras, fornecedoras e integradoras das mais modernas tecnologias para a instalação em edificações comerciais e residenciais. A feira abriga as mais novas tendências em automação, sistemas elétricos, montagem eletromecânica, energia solar e eólica, incêndio, gás, segurança eletrônica, áudio, vídeo, climatização, fotovoltaica, iluminação, redes, elevadores e até internet das coisas.

I – Vestibular do Laureate

O EAD Laureate possui 12 cursos de graduação divididos entre educação, negócios e saúde. Dentre eles estão Licenciaturas em Pedagogia e Letras, Bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social, além dos cursos Tecnólogos em Gestão Financeira, Logística, Negócios Imobiliários e Gestão Comercial. O ensino tem o endosso das instituições que compõem a Laureate Brasil, credenciadas pelo MEC para oferecer a modalidade. Ela oferece uma metodologia exclusiva e inovadora de ensino, que pode facilmente ser acessada por computadores, tablets ou smartphones. É uma alternativa para quem está decidido a iniciar ou voltar a cursar uma graduação, mas não tem disponibilidade para frequentar uma universidade. Basta acessar (www.eadlaureate.com.br) e marcar a data e horário para fazer a prova.

J – Futuro dos Aplicativos

O Baidu, empresa global de tecnologia, prorroga a participação na primeira edição do projeto Baidu Class. O desafio, inédito no Brasil, convida universitários a refletirem sobre o futuro dos aplicativos para smartphones e tablets, com direito à premiação. Agora, até o dia 10 de junho os estudantes das áreas de negócios digitais, administração, marketing e comunicação serão convidados a responder a pergunta “Como você imagina novas formas de monetização para aplicativos mobile?” e participar do desafio Baidu Class Project Challenge para incentivar novos insights da tecnologia móvel no futuro. Podem se inscrever grupos de até 3 participantes, com ao menos um estudante de qualquer universidade do país. A resposta deve ser enviada para o site (http://ideationchallenges.com.br/challenges/baiduclassproject).

K – Prêmio Literário

Promovido pelo CIEE em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL), o 17º Prêmio Literário Escritor Universitário “Alceu Amoroso Lima” (Tristão de Ataíde) está com inscrições abertas até 30 de setembro. As três melhores redações sobre o tema ‘A inspiração literária em Lygia Fagundes Telles’ dividirão um prêmio de 16 mil reais, ganharão medalhas e diplomas, que serão entregues na sede da ABL. Uma das mais reconhecidas autoras brasileiras, foi indicada pela União Brasileira de Escritores ao Prêmio Nobel de Literatura deste ano, que será anunciado em outubro em Estocolmo. O regulamento completo e a formatação do trabalho estão no site (http://www.ciee.org.br/portal/institucional/premio/abl/index-unica.asp).

L – Indústria da Moda

Já estão abertas as inscrições para a primeira edição do Congresso Internacional Abit, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), e que será realizado entre os dias 1 e 2 de junho, no WTC Events Center. O Congresso promete reunir os principais nomes de todos os elos da cadeia têxtil nacional e também internacional (da matéria-prima ao varejo), abordando temas estratégicos para o setor, como o panorama e as perspectivas da macroeconomia do Brasil e do mundo, para onde caminha o varejo, inovação em materiais, processos e modelos de negócios, start-ups, acesso a mercados, expectativas de consumidores, sustentabilidade, trabalho digno, logística, gestão eficiente, entre muitos outros. Confira a programação em: (www.congressoabit.com.br).

M – Viagens Customizadas

Nesta segunda-feira (23), a Plot – consultoria online de viagens, fundada por Rapha Rotta e Manu Pontual – marcará presença na Universidade de São Paulo. A partir das 18h00, o casal vai compartilhar seus conhecimentos com o público, contando sobre as dificuldades e as delícias de viajar e trabalhar ao mesmo tempo, durante meses, já que o casal percorreu o sudeste asiático durante todo o ano passado. Além disso, Rapha e Manu contarão um pouco sobre a experiência como consultoria que busca indicar destinos e criar roteiros alternativos de acordo com o perfil do viajante. A palestra será a única apresentação do dia e poderá ser assistida por alunos e não alunos da faculdade, gratuitamente. Saiba mais em (www.mundoplot.com.br).

N – Motor Home

A indústria brasileira de Motor Home produziu em 2015 cerca de 230 veículos, gerando faturamento da ordem de R$ 70 milhões na venda direta ao consumidor, ou seja: preço médio unitário de R$ 304.348,00. No acumulado, foram algo em torno de 5.000 unidades desde 1999, excluindo-se os adaptados (ex.: trailers). Estima-se que 5% da população economicamente ativa do país possui Motor Homes ou já ouviu falar desses Veículos de Lazer porque têm interesse em adquiri-los. Trata-se de mercado promissor que, mesmo diante da atual situação, apresenta possibilidades de crescimento. Assim, entre os dias 25 e 27 de novembro, acontece a EMHS Brazil (Expo Motor Home Show), em Novo Hamburgo/RS. Vários eventos serão promovidos (workshops, encontro de presidentes de clubes de usuários, mega camping e palestras). Saiba mais em (http://expomotorhome.com/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap