A – UE aprova consumo de alimentos à base de inseto
A União Europeia aprovou a comercialização para consumo humano de alimentos à base de insetos, especialmente larvas de farinha. A decisão foi tomada após a avaliação científica da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) de que as larvas do besouro tenebrio molitor, conhecidas como larvas de farinha, podem ser ingeridas com segurança. Esta é a primeira vez que a UE aprova um inseto como alimento. Segundo o bloco, ele poderá ser comercializado “como um inseto desidratado inteiro, como lanche ou como ingrediente de diversos produtos alimentícios, como pó em produtos proteicos, biscoitos ou massas”. A decisão formal da Comissão Europeia será adotada nas próximas semanas e faz parte da estratégia “Farm to Fork”. O plano de ação da UE 2020-30 para sistemas alimentares sustentáveis identifica os insetos como uma fonte de proteínas de baixo impacto ambiental que podem apoiar a transição “verde” da produção alimentar da UE. No momento, existem 11 pedidos para a EFSA analisar e autorizar o consumo de outros insetos como novos alimentos (ANSA).
B – 70 Anos de História
A Valtra, especialista na concepção e fabricação de máquinas e implementos agrícolas, completa 70 anos de história. A marca finlandesa comemora a data disponibilizando no mercado uma série de produtos como tratores, plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores, implementos, entre outros, como tecnologias inovadoras que contribuem para o dia a dia do profissional no campo, de maneira personalizada. No início, o foco da marca estava na mecanização da agricultura. A Valtra, então conhecida como Valmet, começou a produção em série de tratores em 1951, na Finlândia. O primeiro modelo foi o Valmet 15, com 15 cavalos de potência e foi projetado para substituir um cavalo em uma pequena fazenda. Mais tarde, o foco se expandiu para outros objetivos, como, por exemplo, melhorias na segurança do trabalho, fazendas em crescimento e o sucesso dos negócios rurais. Saiba mais em: (www.valtra.com.br).
C – Transações Bancárias
O recurso de pagamentos no WhatsApp chega ao país e os clientes do Banco do Brasil estão entre os primeiros a poderem utilizar a novidade para transferir dinheiro para outras pessoas. É mais uma possibilidade para transferir e receber recursos pelo aplicativo favorito entre os brasileiros. A função será disponibilizada gradualmente nas próximas semanas em todo o país. A iniciativa reforça o protagonismo do BB como uma instituição inovadora. O serviço estará inicialmente disponível para clientes com cartões Ourocard Visa múltiplos que possuam a função débito ativa. Os pagamentos no WhatsApp são habilitados pelo Facebook Pay e processados pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo. As transferências contam com várias camadas de proteção, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria do dispositivo, e são processadas com segurança. Saiba mais: (bb.com.br/paguecomwhatsapp)
D – Instituição Financeira
Ampliando fortemente a sua presença física, em paralelo com a expressiva evolução no relacionamento digital, o Sicoob passou, em dezembro de 2020, para o segundo lugar na escala de instituições financeiras que mais reúnem pontos de atendimento físico no Brasil. Com 3.480 unidades, o sistema cooperativista permanece atrás apenas do BB, que detém 4.380 agências. Foram inaugurados 197 pontos de atendimento em 2020 e, para 2021, há a expectativa de nova expansão. Em cinco anos, o Sicoob viu o número de agências crescer em mais de 40%, uma média de 8% ao ano, enquanto outros agentes reduziram em até 25% sua atuação presencial. O Sicoob tem mais de 5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados, oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras (www.sicoob.com.br).
E – Marca Premium
Muitas marcas do segmento de luxo começaram a rever seus posicionamentos em relação à presença no canal digital, ainda mais em países em desenvolvimento como na América Latina. A Michael Kors, um dos maiores players globais de marcas premium e luxo do mundo do designer premiado e renomado mundialmente de acessórios e roupas de luxo, está lançando sua loja oficial no Brasil. A loja opera sob gestão do grupo Dorben, que detém os direitos de representação da marca no Brasil, e de outras do segmento de luxo como: Tod’s, Tory Burch e Jimmy Choo e Carolina Herrera. A loja desenvolvida pela Vtex passou por um longo processo de validação junto a matriz da marca para ser a plataforma oficial no Brasil. Entre os produtos disponíveis para as mulheres, estão luxuosas bolsas, acessórios, perfumes, calçados e relógios que levam o nome da marca. Saiba mais em: (www.michaelkors.com.br).
F – Hospedagem Inteligente
A Casai , startup latino-americana de hospedagem inteligente, acaba de inaugurar suas atividades em São Paulo como parte do processo de expansão da marca na América Latina. Com expectativa de investimento de cerca de R?100 milhões nos próximos anos, o Brasil é o primeiro país a receber as operações da empresa com sede na Cidade do México. Casai significa casa inteligente e seu modelo de negócio consiste justamente em oferecer apartamentos exclusivos, com design único e funcionalidade smart home, 100% conectados e gerenciados por meio de dispositivos e equipados para estadias curtas ou prolongadas. Com um crescimento de quase três vezes desde o início da pandemia, a empresa está em constante expansão e já possui mais de 400 apartamentos no portfólio. Para saber mais, acesse: (casai.com/pt).
G – Agrônomos com Experiência
A Ihara, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, está com inscrições abertas para a contratação de agrônomos com experiência para fazerem parte do time Comercial, em todo o Brasil, atuando na função de ATVs (Administrador Técnico de Vendas) da empresa. Busca por profissionais que deverão ser parceiros dos agricultores para oferecer soluções inovadoras, que são bastante eficazes para o combate dos principais detratores de cada cultura. Os requisitos para a seleção são: formação em agronomia, experiência comprovada acima de quatro anos na área comercial, profissional no nível sênior ou especialista, ter afinidade com o trabalho em campo e disponibilidade para viagens ou mudanças de cidade. Para concorrer às vagas, os candidatos podem se inscrever pelo link (http://jobs.solides.com/ihara/vaga/67457).
H – Telhas Fotovoltaicas
Fundada há mais de 80 anos, a Eternit é uma companhia brasileira de capital aberto especializada no fornecimento de matérias-primas, produtos e soluções para o setor de construção civil, e líder de mercado no segmento de coberturas. Conta com unidades de produção em seis estados, além de 15 mil revendedores em todo o território nacional. Com foco em inovação e sustentabilidade, a empresa desenvolveu a primeira geração de telhas fotovoltaicas do país aprovada pelo Inmetro, com células de captação de energia do sol aplicadas diretamente no formato ondulado da telha de concreto (Tégula Solar) e de fibrocimento (Eternit Solar). A comercialização do primeiro modelo está prevista para o segundo semestre de 2021. As ações da companhia são cotadas desde 1948 na B3 e, desde 2006, fazem parte do Novo Mercado, que agrupa as empresas com mais alto nível de governança corporativa.
I – Negócios Rodoviários
O fretamento contribuiu para a manutenção dos negócios da Marcopolo no primeiro trimestre deste ano, principalmente nos segmentos de rodoviários, micro-ônibus e Volare. A companhia segue líder na produção brasileira de carrocerias para ônibus, com 51,6% de participação. Além do fretamento, as vendas ao poder público também permanecem aquecidas, impulsionadas pelo programa federal Caminho da Escola. No primeiro trimestre, a companhia entregou 761 unidades para o programa – 397 micros, 40 urbanos e 354 modelos Volare. As exportações também foram impactadas pela segunda onda de Covid-19, totalizando 427 unidades no primeiro trimestre deste ano, contra 648 unidades no mesmo período do ano passado. A companhia negocia novos pacotes para o continente africano, com parte dos pedidos sendo transferida do primeiro para o segundo e o terceiro trimestres. Saiba mais em: (www.marcopolo.com.br).
J – Jornalismo Científico
A 12ª edição do curso de especialização em jornalismo científico da Unicamp está com inscrições abertas. O curso de pós-graduação lato sensu é oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo e objetiva capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação científica, com a intenção de tornar público o debate sobre ciência e tecnologia e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas. Com início previsto para agosto de 2021, o curso dura três semestres e ocorre sempre às segundas-feiras. São 40 vagas destinadas a profissionais com formação científica ou em comunicação. As inscrições e o curso são gratuitos. Mais informações em: (www.labjor.unicamp.br/wp-content/uploads/2021/04/EDITAL_JC_2021_2022.pdf).
K – Parceria Exclusiva
O Brasil pode agora adquirir softwares como Vegas, Sound Forge, Samplitude, entre outros títulos, de forma rápida, segura e sem conversão de moeda graças à recém firmada parceria entre a distribuidora Boxware e a Magix. Com o acordo, a Boxware, reconhecida como uma das principais distribuidoras de software do País, será responsável pela comercialização exclusiva dos produtos da marca alemã no varejo e no mercado corporativo do Brasil e da América Latina. A distribuição se dará por meio do canal de vendas da Boxware, que hoje conta com mais de 150 revendas. . A parceria garante condições inéditas para a distribuição das soluções Magix nos canais de venda da Boxware e opções de parcelamento e preços bastante competitivos, facilitando a aquisição desses produtos e a entrada de jovens profissionais no mercado de trabalho. Saiba mais: (www.boxware.com.br).