Negócios em Pauta 05/05/2021

em Negócios em Pauta
terça-feira, 04 de maio de 2021

A – Qualidade da água

Rufino de Castro Gavião, nascido em 1823, em Cabo Verde (MG), próximo da cidade de Águas da Prata (SP), ultrapassou as barreiras de uma época pré-abolição da escravatura e trabalhou como alfaiate, dentista, curador, e vereador. Praticante de caça, Rufino caminhava atrás de animais na Fazenda do Alegre, quando, com sede, bebeu de um filete de água que descia da serra e percebeu que a água deixava um depósito de sal. Constatou que, depois de um tempo, não sentia mais indisposições de estômago, que antes eram frequentes. Os engenheiros que trabalhavam na construção da Estrada de Ferro Mojiana e os colonos da fazenda também passaram a beber da água. Rufino faleceu em 1898 e não chegou a ver a grandiosidade que sua descoberta teve. Apenas na década de 1910, um laboratório de São Paulo foi até a região e verificou que a água alcalina dali tinha mineralização semelhante à de Vichy, na França. O mural, idealizado pelos artistas Cusco Rebel e Ricardo Braga, tem 187 m², foi pintado na fábrica da Águas da Prata, empresa com mais de 140 anos de tradição e qualidade no envase de água mineral (www.aguasprata.com.br).

B – Telefonia Móvel

A Anatel já disponibiliza em seu portal na internet, o “Painel Cobertura Móvel”. A nova ferramenta apresenta em mapas interativos a distribuição da cobertura do sinal da telefonia móvel no Brasil. Permite pesquisar a cobertura das operadoras móveis em seu município. Assim, a partir de mapas com as manchas de cobertura, o consumidor pode verificar a existência de sinal 3G ou 4G da prestadora móvel na sua residência, nas ruas por onde circula, no trabalho e na faculdade, por exemplo. A ferramenta é útil para consultar a cobertura em todas as regiões do País. Capitais e demais regiões metropolitanas têm um maior percentual coberto pela telefonia e banda larga móvel em relação ao interior, mas ainda assim podem possuir áreas não atendidas. Saiba mais em: (https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura/panorama).

C – Restauração Florestal

A PlantVerd finalizou o processo de reflorestamento da Nova Tamoios, no trecho que liga a região do Vale do Paraíba ao Litoral Norte. Ao todo, foram 430,21 hectares de plantios de vegetação nativa da Mata Atlântica, além do combate e manejo de 124 hectares de espécies exóticas, um dos maiores projetos de restauração florestal para recuperação de áreas degradadas já feitas no estado de São Paulo. Entre as espécies plantadas está o pau-marfim, o jequitibá-rosa, o cambuci e o ipê-felpuldo, entre outras. O plantio compensatório da Nova Tamoios visa acelerar o processo de sucessão natural e proteger rapidamente o solo contra a erosão principalmente no trecho de Planalto e Serra do Mar, além dos serviços ambientais, especialmente na proteção de cursos d’água. Outras informações: (www.plantverd.com.br).

D – Competição de Matemática

Estudantes do ensino superior apaixonados por matemática poderão participar de uma competição desafiadora e muito divertida, que objetiva de eleger o Rei ou Rainha da Derivada. A atividade integra a programação da 1ª Super Tech Week, evento virtual gratuito, que será promovido entre os próximos dias 11 e 14, pelo projeto Super, uma parceria entre a Samsung e a Universidade Federal do Amazonas. As inscrições para o desafio estão ocorrendo através do site: (super.ufam.edu.br). Podem participar estudantes de qualquer instituição de ensino superior do Brasil, que tenham familiaridade com a temática da competição. O Rei ou Rainha da Derivada (RDD) é um jogo de matemática em que os participantes resolvem problemas em um determinado tempo, sendo avaliadas a velocidade e a exatidão da resposta.

E – Trabalho no Campo

Diretamente da Vila Abobrinha, o embaixador oficial do WWF- Brasil e seus amigos chegam às páginas do guia “Alimentação: Como fazer boas escolhas para você e para o planeta”. Ilustrada por Chico Bento, a cartilha traz curiosidades do campo que valorizam o trabalho dos agricultores e os produtos que vêm da terra, além de incentivar um sistema alimentar capaz de conservar a natureza. O material traz a importância da agricultura familiar, curiosidades sobre o caminho da comida até a mesa, vantagens dos alimentos frescos, dicas para encontrar um agricultor próximo e um calendário para acompanhar o que há de mais fresquinho em cada mês. Para Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções, destacar e valorizar os produtos e seus respectivos produtores é essencial. Para acessar a cartilha, basta clicar no link (https://turmadamonica.uol.com.br/wwfbrasil/).

F – Linha 6-Laranja

A Acciona está buscando mais de 300 profissionais da construção para se unirem à equipe das obras da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, que se encontram em ritmo acelerado. As oportunidades são para diferentes áreas e funções. Entre as vagas estão: pedreiro, carpinteiro, frentista de túnel, servente de obra, armador, encarregado de obra e engenheiro (civil, planejamento e de projetos). Até o momento, o projeto que foi iniciado em outubro de 2020, já gerou mais de mil empregos e o pico de 9 mil profissionais deve ser atingido até março de 2024. Vale dizer que, assim como nas operações da empresa em mais de 60 países, as políticas de contratação da Acciona primam pela diversidade e inclusão. Para se inscrever, basta preencher os formulários disponíveis nos links abaixo: Vagas de Nível Superior: (https://www.acciona.com/our-purpose/work-with-us/job-offers/); Posições Operacionais: (https://cutt.ly/vagas-metro-l6).

G – Gigante em Auditoria

Visando um trabalho de excelência em auditoria e consultoria, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), da Fiocruz, assinou um contrato com a empresa britânica Russell Bedford para um serviço de auditoria que se estenderá ao longo dos próximos 12 meses. A Fiotec é uma das principais parceiras da Fiocruz, órgão responsável pelas vacinas contra a Covid-19. A parceria objetiva a prestação de serviços de auditoria contábil e consultoria da Russell, que trará todo o seu domínio e conhecimento jurídico para o trabalho com seu novo cliente. A Russell Bedford Brasil consolidou sua marca através de trabalhos realizados em todo o território brasileiro, atendendo às áreas de auditoria, consultoria, perícia, assessoria, tecnologia da informação e ministrando cursos de atualização nos segmentos (www.russellbedford.com.br).

H – Cadastro para Startups

A Ocyan, que atua no setor de óleo & gás, está com cadastro aberto para startups apresentarem soluções inovadoras para desafios propostos pela empresa. As startups selecionadas terão suporte para o desenvolvimento de um projeto-piloto in loco e poderão se tornar fornecedoras ou parceiras da empresa. As interessadas têm até o próximo dia 19, para acessar as informações do programa Ocyan Waves Challenge e cadastrar suas propostas pelo site (www.ocyanwaves.com). Foram escolhidos nove desafios, dos quais seis serão apresentados para o ecossistema de Inovação e trazem potencial de contratação ou parceria para as startups, dois serão desenvolvidos por startups que já participaram do programa nos anos anteriores e, pela primeira vez, um desafio será desenvolvido por uma startup estrangeira.

I – Admirals Club

A American Airlines, principal companhia aérea a operar entre o Brasil e os Estados Unidos, reabriu o seu Admirals Club, localizado no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, após o fechamento em março de 2020. Respeitando as normas sanitárias e o distanciamento social, os clientes agora podem relaxar e recarregar as baterias no lounge VIP da American em GRU, que conta com assistência de viagem individual e WiFi, além de uma ampla variedade de refeições, bebidas e comodidades para relaxar antes do voo. O lounge pode ser acessado por membros do Admirals Club ou pelas categorias Plantinum, Platinum Pro e Executive Platinum do programa AAdvantage®; clientes voando na Primeira Classe ou Executiva operados pela American Airlines ou companhias parceiras. Funciona diariamente, das 16h às 22h no mezanino do Terminal 3 (www.aa.com.br).

J – Futuros Líderes

A Arco Educação, organização que desenvolve soluções educacionais focadas em todos os segmentos do ensino básico, atendendo a mais de 1.7 milhões de alunos e mais de 6.100 escolas privadas em todo o país, lança seu novo programa de trainee. Chamado de “Futuros Líderes”, o programa tem uma trilha de desenvolvimento voltada para liderança, autonomia para fazer acontecer, aprendizado na prática, contato direto com líderes, projetos de alta relevância para a Arco, ambiente dinâmico, propósito e alto impacto. O processo será totalmente online e as inscrições já podem ser feitas no site (https://traineearco.eureca.me/), consultoria que conecta jovens com o mercado de trabalho.

K – Formação de Devs

O Delivery Center, plataforma que está promovendo a transformação digital de lojistas físicos, conectando-os a marketplaces e uma ampla gama de parceiros, acaba de lançar seu programa de desenvolvimento profissional chamado D CODE CAMP, que oferece capacitação e mentoria à estudantes ou recém-formados dos cursos de Análise de Sistemas, Sistemas da Informação, Ciências da Computação, Engenharias como um todo, além de cursos técnicos de tecnologia. O programa selecionará 12 participantes, que serão remunerados durante o programa e, após todo o processo, que vai durar 3 meses, podendo conquistar uma vaga nas equipes de Desenvolvimento do Delivery Center. Serão mais de 360 horas de conteúdo online e offline, tech talks, meetups, desafios, seções de pair programming, code-review, mentorias especializadas e acompanhamento dos selecionados. Inscrições: (https://dcodecamp.gupy.io/).