Negócios em Pauta 18/05/2016

em Negócios em Pauta
terça-feira, 17 de maio de 2016

A – Olimpíada de Inovação

Até o próximo dia 23, estão abertas as pré-inscrições para o SAP Innomarathon, uma competição de inovação social promovida pela SAP Labs Latin America. Com foco na resolução de problemas do nosso cotidiano e melhoria das condições de vida da comunidade por meio do uso da tecnologia, as startups terão autonomia para definir a solução desde que esteja dentro das propostas de empreendedorismo social, sustentabilidade educação ou serviços públicos. Para participar, os empreendedores devem apresentar soluções baseadas em big data (tecnologia para processamento de dados) ou IOT (Internet das Coisas). Informações pelo telefone (51) 3081.1000. A iniciativa é uma realização da SAP com o Tecnosinos, com apoio e metodologia oficial Warmup. Inscrições pelo site (http://bit.ly/SAPInnomarathon).

B – Competitividade e Competência

“Competitividade e Competência: De Athenas ao Rio o que mudou?” é o tema escolhido para a 18ª edição do Congresso Anual da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), que acontece entre os próximos dias 19 e 22, no Laje de Pedra Hotel e Resort, em Canela, no Rio Grande do Sul. O evento reune executivos das áreas de atuação da entidade, palestrantes: José Galló, das Lojas Rener, John Suzuki, da Portobello, Adjarbas Guerra Neto da Fibria, Guilherme Cavalieri, da Serasa Experian, Rogério Hernandez Garcia, do IBRACON, e o presidente da TCA Internacional, José Luiz Tejon. Mais informações podem ser obtidas no site (http://anefac.com.br/Congresso_internas.aspx?ID=27).

C – Práticas Agrícolas

Acaba de entrar no ar um portal dedicado a boas práticas na área de alimentação. Denominado “Boas Práticas Agrícolas, Boa Comida”, que objetiva levar informações sobre adequados procedimentos relativos aos alimentos desde o campo até a mesa do consumidor. A intenção é despertar o interesse de agricultores, nutricionistas, chefs de restaurantes, agentes ligados ao mercado de alimentos e público urbano em geral interessado em comida, de forma a difundir as inovações científicas para a produção sustentável, assim como se adotar hábitos alimentares balanceados e diversificados. A motivação é a de estimular a manutenção da agricultura brasileira no patamar de respeitabilidade que ela alcançou no mundo. Saiba mais em (http://boaspraticas.org/) ou as redes sociais: (https://www.facebook.com/boaspraticasorg/).

D – Vagas de Emprego

A Liga Solidária, ONG que atua na capital paulista com 10 programas de educação e cidadania, realiza feira de recrutamento e seleção, entre os dias 19 e 20, próxima sexta-feoira e sábado, das 9h00 às 16h00, no Educandário Dom Duarte (Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 5985, Butantã). A iniciativa tem apoio de empresas parceiras que, juntas, disponibilizarão cerca de 2 mil vagas de emprego efetivas com registro em carteira, oportunidades para jovens aprendizes e também estágios. As remunerações em média são de um a três salários mínimos. A feira possibilita a realização do processo seletivo com postos no setor de atendimento, recepção, controle de acesso, auxiliar de cozinha, assistente de serviços gerais, balconista, auxiliar administrativo, porteiro, garçom entre outros.

E – Semana Francesa

Entre os dias 10 e 20 de junho, será realizada a Semana Francesa, que reúne uma série de atrações culturais, gastronômicas e educacionais. A iniciativa, idealizada pela Câmara de Comércio França-Brasil, chega a sua quinta edição com o objetivo de espalhar pela cidade o chamado “savoir-vivre” francês. Entre os destaques estão o Ateliê Cultural gratuito sobre a vida e a obra de Alberto Camus, um dos maiores escritores franceses do século XX, organizado pela IFESP, no dia 11. O festival de cinema Varilux com 16 filmes, as exposições culturais “Pós-impressionismo”, “Picasso: mão erudita…olho selvagem”, as peças teatrais “O homem do destino” e “A princesa engasgada”, na Aliança Francesa e cerca de 10 restaurantes com menus especiais também prometem atrair o público.

F – Modelo de Negócio

Comprar um imóvel na praia ou montanha para passar as férias ou finais de semana é apenas um sonho para muitos que acreditam que é preciso pagar um valor alto para desfrutar de uma casa com piscina, vista para o mar e lancha na marina. Além do investimento para aquisição desses bens, as despesas mensais e com manutenção acabam influenciando e, muitas vezes, inviabilizando o negócio. Para tornar esse sonho possível, o empresário e advogado Marcos Nieto criou o site específico (www.querocompartilhar.com.br). Através desse modelo de negócio, o compartilhamento, novidade no Brasil e comum na Europa, as pessoas podem dividir as despesas com a compra e manutenção, tanto de imóveis quanto de barcos, e compartilhar esses bens de forma programada. A intenção também é fazer novas parcerias com imobiliárias, proprietários e estaleiros para ampliar a atuação do site e oferecer mais opções para venda ou locação.

G – Educação Financeira

Atualmente vivemos em um mundo cheio de preocupações. Equilibrar as demandas de casa, trabalho e família não é tarefa fácil, e lidar com as finanças é mais um dever difícil de ser cumprido. Para ajudar na organização das contas, o São Cristóvão (Rua Américo Ventura, 123 – Mooca) realiza a palestra aberta a comunidade, “Educação financeira e qualidade de vida”, nesta próxima sexta-feira (20), às 10h30 no auditório da Instituição. Com presença da Professora e Consultora de Educação Financeira, Cida Silveira, o evento tem o objetivo de ensinar os princípios básicos de finanças pessoais, entendimento do processo de autossabotagem, além de orientar como é possível estabelecer prioridades e elaborar um orçamento para construir um futuro próspero. Inscrições em Ensino e Pesquisa do site (www.saocristovao.com.br). Na ocasião serão aceitas doações de alimentos não perecíveis a serem encaminhados para entidades carentes.

H – Indústria de Eventos

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Caio 2016, a maior premiação da indústria de eventos no Brasil, além da 7ª edição do Prêmio Caio Sustentabilidade, que reconhece as iniciativas de práticas sustentáveis nas categorias Centros de Convenções, Eventos, Hotelaria e Serviços de todo o país. A premiação, que prestigia os 52 segmentos da economia que tem nos eventos seu motor socioeconômico, contemplará os trabalhos de empresas especializadas e fornecedoras realizados no período entre 01 de julho de 2015 e 30 de junho de 2016, nos segmentos Eventos e Serviços, além de reconhecer os melhores Empreendimentos e Destinos. O Prêmio Caio também reconhece as Personalidades do Ano, profissionais notórios que contribuem com o desenvolvimento do setor de eventos no país. As inscrições são feitas pelo site: (www.premiocaio.com.br), que também disponibiliza outros detalhes.

I – Geração de Energia

Itaipu chegou aos 42 anos de criação ontem (17), no auge da produtividade, eficiência e sustentabilidade. A usina nunca produziu tanta energia, proporcionalmente ao período, como agora. Do começo de 2016 até as 9h00 de segunda-feira (16) a hidrelétrica binacional havia gerado 38.638.482 megawatts-hora (MWh), ante 37.692.280 em 2013, ano em que mais produziu desde que começou a gerar energia, em 1984. A diferença é de quase 1 milhão de MWh a mais na comparação. Neste ano, a usina vem registrando sucessivos recordes de produção, com tendência de novas superações de marcas históricas e também grandes chances de atingir ou até mesmo ultrapassar a meta de 100 milhões de MWh anual. O cálculo leva em consideração a média mensal produzida nestes quase cinco meses, algo em torno de 8,5 milhões de MWh.

J – Gestão de Crise e Risco

A 18ª edição do Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais acontece, nos dias 28 e 29 de junho, na Fecomercio-SP, e contará com a participação de experientes profissionais da área. “O ambiente político e econômico é diferente dos anos anteriores. Focamos em trazer palestrantes que possam trazer novas ideias, trocar experiências e contribuir no debate sobre a conjuntura tão difícil como a atual”, explica Helmut Bossert, coordenador técnico do evento. Também observa que na escolha dos temas da grade do evento procurou-se abordar assuntos que falem das questões relacionadas à gestão de risco e como as empresas de capital aberto devem se comportar em situações de crise, “seja a macroeconômica que estamos vivendo hoje ou a que acontece dentro das empresas”. Informações, acesse: (www.encontroderi.com.br).

K – Pessoas com Deficiência

A CPFL Serviços, empresa do Grupo CPFL Energia, está com processo seletivo aberto para pessoas com deficiência em 16 municípios do interior de São Paulo. As oportunidades estão nas cidades de Salto, Sorocaba, Ourinhos, Itapetininga, Jaguariúna, Campinas, Avaré, Americana, São José do Rio Pardo, Mococa, Jundiaí, Marilia, Botucatu, Piracicaba, Araraquara e Lins. São vagas para diversas posições na área administrativa. Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter 18 anos completos, conhecimento em informática e laudo médico comprobatório da deficiência. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail ([email protected]), com o assunto “Currículo PCD”. A empresa também receberá currículos para formação de banco de profissionais para futuras contratações. Não há um prazo definido para um termino dos processos seletivos.

L – Feirão de Emprego

Para facilitar o contato entre empresas que estão contratando e moradores que estão à procura de uma vaga no mercado de trabalho, a Prefeitura de Diadema em parceria com o Shopping Praça da Moça, promove o 1º Feirão de Emprego Diadema nesta quinta-feira (19), das 10h00 às 18h00, no piso Paineira do Shopping. O evento fará a intermediação entre candidato e empregador. Para isso, receberá e atualizará currículos, além de ceder espaço para que empresas possam fazer seleção ou entrevistas com pretendentes às vagas. Além disso, serão realizadas palestras motivacionais com dicas para quem enfrenta a espera por uma recolocação no mercado. O serviço é totalmente gratuito e para participar, o morador precisa trazer currículo atualizado, RG, CPF e comprovante de endereço. Outras informações pelo email ([email protected]).

M – Quiosques para Shoppings

O Churros da Praça – rede de franquias de churros, crepes e hot-dogs – segue em expansão e implanta um novo modelo de franquia. Agora, além das lojas de rua e trailer, a marca disponibiliza para franqueados o formato de quiosques para shoppings. O projeto arquitetônico se destaca pela funcionalidade interna do quiosque. A disposição dos equipamentos permite o conceito de linha de produção. Dessa forma, o atendimento se torna mais rápido o que evita filas nos corredores. O investimento inicial é de cerca de R$92 mil. A rede mapeou oportunidades de implantação em mais de 70 cidades paulistas: litoral, interior e Grande São Paulo. A rede conta atualmente com oito unidades em operação e duas em implantação que devem ser inauguradas ainda neste primeiro semestre. Saiba mais em (www.churrosdapraca.com).

N – Bens de Consumo

Mais de 30 mil compradores dos segmentos de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares móveis, UD e TI de todas as regiões brasileiras participarão da Eletrolar Show 2016, que será realizada no período de 18 a 21 de julho, no Transamerica Expo Center. Confirmaram a participação no evento diversas varejistas. Entre elas, Lojas Gazin, Romera, Guaibim, Berlanda, Quero-Quero, Koerich, Benoit, Lojas Colombo, Móveis Linhares, Lojas Benoit, Casa & Vídeo, Certel, Rabelo, Claudino, Bemol, Martins, G. Barbosa, Lojas Taqi, Armazém Mateus e Fujioka. Mais 200 redes confirmarão a participação até meados de junho próximo. Mais informações sobre a feira que apresentará 10 mil produtos e 600 marcas estão no site (www.eletolarshow.com.br). No endereço, estão também o vídeo dos expositores de 2015, bem como depoimentos e dados que mostram a evolução do evento.