Negócios em Pauta 04/12/2020

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 03 de dezembro de 2020

A – Vitrine do Artesanato

O Governo de São Paulo lançou a plataforma “Vitrine do Artesanato”, portal exclusivo para exposição de produtos artesanais produzidos por artesãs e artesãos paulistas cadastrados na Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado. A vitrine virtual reúne produtos de mais de 120 artesãos e traz a oportunidade do profissional promover o seu trabalho para o mundo. O objetivo é o de promover os artesãos, prejudicados pela pandemia, divulgando a produção paulista de peças artesanais. Até o momento, são mais de mil produtos disponíveis no site, sendo possível conectar comprador e fornecedor (www.artesanatopaulista.com.br).

B – Store in Store

A Singer do Brasil, líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, está inaugurando cinco “store in store” em lojas da rede Extra de hipermercados. O projeto objetiva proporcionar experiências aos seus consumidores por meio do acesso interativo aos produtos e soluções da marca. Quatro espaços estão sendo instalados nas unidades do Extra Morumbi, Anchieta, Anhanguera e Ricardo Jafet, em São Paulo, e um no Extra Santos. Os consumidores poderão conhecer de perto e testar a nova bordadeira EM9305, a Overloque 14HD854, a Facilita 4423, a Confidence 7640, a Tradition 2250 e a Starlet 6660, além de produtos da linha de cuidados com a roupa como vaporizador e manequim, e os acessórios para costura. Outras informações: (www.singer.com.br).

C – Profissionais de Tecnologia

A Semantix é hoje referência em Big Data, Analytics e Inteligência Artificial e o seu crescimento constante dentro do cenário mercadológico abriu espaço para a contratação de diferentes profissionais especializados em tecnologia. São mais de 50 vagas para trabalho remoto e presencial em São Paulo. As oportunidades se estendem para profissionais de nível pleno ou sênior, para áreas de engenharia de dados, análise de pré-vendas (comercial), análise de projetos, programação Front, arquitetura de Big Data, ciência de dados e techs leads. Os candidatos interessados devem acessar a página destinada às vagas, dentro do site da Semantix, para se candidatar: (https://semantix.gupy.io/).

D – Qualificação Profissional

O Itaú Unibanco, a Microsoft e o Instituto Crescer se uniram para oferecer qualificação profissional aos brasileiros. A iniciativa visa a ampliação do projeto Geração Crescer, programa de qualificação profissional e empregabilidade voltado a promover talentos para as novas demandas do mercado. Por meio de cursos online, a iniciativa oferece apoio a residentes no Brasil, entre 18 e 70 anos, em busca de uma oportunidade de trabalho e de capacitação frente à crise econômica agravada pela pandemia do coronavírus. O público-alvo inclui pessoas em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência, mulheres negras, comunidade LGBTQIA+ e classes D e E. Os interessados podem realizar cadastro em: (www.geracaocrescer.org.br).

E – Planejamento Financeiro

A pandemia trouxe a necessidade e a reflexão sobre estar preparado financeiramente para emergências. Para discutir o tema, a Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) realiza entgre os próximos dias 8 e 10, o Congresso Planejar, principal fórum anual de discussão da América Latina para os profissionais que atuam no planejamento financeiro de pessoas e famílias. O evento acontece de forma remota, gratuita e em expansão internacional. Serão cerca de 28 palestrantes, entre eles personalidades como o fundador e presidente da X Prize Foundation, Peter Diamandis, o planejador financeiro e fundador do BACK2Y, Paul Armson, o fundador e presidente da Advisor Insights Inc. e The Financial Life Planning Institute, Mitch Anthony, e Akiko Nomura, diretora executiva do Nomura Institute of Capital Markets Research. Mais informações e inscrições: (www.congressoplanejar2020.com.br).

F – Olimpíada de Inglês

A ChatClass, startup que visa democratizar o ensino da língua inglesa por meio de tecnologias já inseridas no cotidiano dos alunos, realizou, com o Escritório de Ensino de Língua Inglesa da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil, a segunda edição do concurso cultural Olimpíada de Inglês. A iniciativa buscou estimular o ensino e prática do Inglês para estudantes em idade escolar. Com o tema central “We are the future of work”, focado em mostrar aos alunos as diversas possibilidades que o Inglês pode ajudá-los, a Olimpíada impactou mais de 137 mil estudantes e 4 mil professores em todo o Brasil. “A tecnologia da ChatClass traz uma Inteligência Artificial que funciona dentro do WhatsApp, como um “robô de inglês”, com a qual os alunos puderam interagir via texto e áudios, e garantir as melhores posições no ranking nacional a partir de seus resultados”, explica o CEO e fundador da startup, Jan Krutzinna. Outras informações: (www.chatclass.com.br).

G – Modelo Híbrido

A GoWork, líder brasileira em soluções inteligentes de escritórios corporativos, criou um novo produto – o Home-flex-office -, que consiste em disponibilizar uma estação de trabalho presencial até três vezes por semana em qualquer unidade da rede na capital paulista, além de serviços de suporte para quando o usuário estiver trabalhando de casa. A expectativa é de que até o final do ano, três mil novos contratos sejam fechados no novo formato. Em 2020, a empresa prevê crescimento de 30%. Com o pacote híbrido, além de utilizar a infraestrutura física dos escritórios compartilhados, o empreendedor poderá utilizar os endereços de qualquer uma das 14 unidades da rede em São Paulo para colocar em seu cartão de visitas. Saiba mais em: (www.gowork.com.br).

H – Imigrar para Portugal

Nos últimos anos, o número de brasileiros vivendo em Portugal aumentou consideravelmente, crescendo 43% em um ano – de 105.423 em 2018 para 150.854 em 2019. Entre as opções que garantem viver de forma legal no país europeu, os brasileiros têm escolhido obter o Visto Gold. No próximo dia 15, às 9h, PwC Brasil e PwC Portugal promovem um encontro sobre o regime imigratório do Visto Gold, com foco nos procedimentos e meios legais para a aquisição de imóveis em Portugal. Indicado para brasileiros, o evento abordará os principais aspectos dos regimes do arrendamento e de alojamento local para efeitos de investimento, além de temas como as principais implicações tributárias em caso de transferência de residência.
Inscrições: (https://webcastportal.pwc.com/open/f468478f-939c-4a0a-93cd-a397bf8fdef9).

I – Financiamento ao Turismo

O acesso a linhas de financiamento via Fundo Geral do Turismo (Fungetur) ganhou um importante reforço. A Caixa iniciará a operação dos recursos do fundo, principalmente, para micro e pequenas empresas de todo o país cadastradas no Cadastur. Com o novo parceiro, o Ministério do Turismo espera preservar mais empregos e empresas impactadas pela pandemia de Covid-19. Inicialmente, a Pasta já disponibilizou R$ 200 milhões a instituição para que possa ofertar às empresas do setor. Ao todo, já foram concedidos, neste ano, mais de R$ 2,5 bilhões em crédito emergencial para empreendedores da cadeia produtiva do turismo. O Fungetur é uma linha de financiamento ao turismo, destinada, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas.

J – Trabalho Remoto

As vagas de empregos que oferecem trabalho remoto estão crescendo. De acordo com o site de empregos Indeed (https://br.indeed.com/), a partir de 1° de novembro, 6,3% das vagas de emprego no site continham termos relacionados a trabalho à distância, contra 2% em 1° de março, representando um aumento de 215% no período de 9 meses. O trabalho remoto está se tornando uma opção mais valiosa para empregadores e candidatos a emprego, pois oferece maior flexibilidade. Mesmo antes do Covid-19, os empregadores começaram a oferecer mais opções de trabalho remoto em locais onde não possuem escritórios para expansão da marca e algumas empresas até decidiram se tornar 100% remotas para cortar despesas.

K – Renegociação de Dívidas

A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, acaba de divulgar a aquisição da Acordo Certo, especializada em ofertar no ambiente online negociações de dívidas entre empresas e consumidores. A operação representa a aquisição de 100% do capital. A Acordo Certo é uma empresa digital focada em levar aos consumidores as melhores condições de renegociação de dívidas de forma rápida, simples e 100% online. Com mais de 13 milhões de clientes cadastrados, a empresa apresenta mais de 440 mil acordos de dívidas fechados por mês. Nesta fase inicial, as empresas manterão suas operações ainda apartadas, porém com ofertas integradas. Para saber mais sobre a presente união, acesse: (www.acordocerto.com.br).