Negócios em Pauta 04/04/2017

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 03 de abril de 2017

A – Vá de Trem

Que tal conhecer um pouquinho da cultura japonesa em uma cidade histórica e a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 50? Essa é a proposta da CPTM para o próximo sábado (8), quando a cidade de Mogi das Cruzes recebe a maior festa japonesa da região, o Akimatsuri. A palavra, de origem japonesa, significa Festival de Outono (Aki significa Outono e Matsuri corresponde à festival). A festa é uma forma dos descendentes de japoneses manterem viva a tradição de seus antepassados, que faziam oferendas aos deuses para agradecer pela colheita e bem-estar das pessoas. A celebração existe em Mogi desde 1986. O embarque do Expresso Turístico-Mogi será na Estação da Luz, a partir das 8h e o trem parte às 8h30. Outras informações: (http://cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx).

B – Imagine Cup

Quem sonha em participar da competição global que transforma projetos acadêmicos em startups deve se inscrever na 15ª edição da Imagine Cup, a Copa do Mundo da Computação. Estudantes de todo o Brasil podem se inscrever com projetos que se relacionem a computação em nuvem. Jovens de mais de 16 anos deverão formar equipes de até três participantes, além de um mentor (não é obrigatório), que pode ser um professor ou orientador. As equipes devem desenvolver um projeto que tenha alguma relação com a nuvem, seja em infraestrutura, plataforma ou algum tipo de serviço como, por exemplo, o Azure Bot Service, primeiro bot como serviço, lançado pela Microsoft. Inscrição no site (https://www.imaginecup.com/), onde os jovens encontram o regulamento e as instruções de como preparar e apresentar o projeto.

C – Carros de Senna

O Museu da Lamborghini, situado na cidade de Sant’Agata, a apenas 30 km de Bolonha, no norte da Itália, receberá entre os dias 12 de abril e 9 de outubro uma mostra sobre a vida do piloto brasileiro Ayrton Senna (1960-1994). Organizada para lembrar um test drive feito pelo tricampeão mundial de Fórmula 1 em 1993, em Estoril, com uma McLaren com motor da marca italiana, a exposição terá todos os carros guiados por Senna na principal categoria do automobilismo. Além disso, haverá uma mostra de imagens com curadoria do jornalista e escritor Giorgio Terruzzi, autor de um livro sobre o brasileiro (“Suite 200 – L’ultima notte di Ayrton Senna”), e do fotógrafo Ercole Colombo. A inauguração contará com a presença do CEO da Lamborghini, Stefano Domenicali, ex-chefe de equipe da Ferrari na Fórmula 1.

D – Sindicalismo na Indústria

O Congresso Brasileiro de Bebidas 2017 é o maior e mais completo ambiente de negócios voltado exclusivamente para a indústria de bebidas. Realizado pela Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), a edição 2017 será realizada nos dias 5 e 6 de abril, no Centro de Eventos São Luís. O secretário adjunto do Ministério do Trabalho, Luis Carlos Silva Barbosa, abre as atividades do Congresso com a palestra ‘Sindicalismo e coletividade’. A palestra também irá apresentar o Sindicato Nacional da Indústria de Refrigerantes (Sindirefri). O encontro será realizado às 14h00, no dia 5. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site (www.confrebras.org.br).

E – Aulas de Reforço

As escolas estaduais de São Paulo estão com inscrições abertas para educadores – professores da própria rede, aposentados e estudantes universitários – interessados em atuar no programa de reforço. Eles poderão dar aulas para até 10 turmas e optar por jornadas com carga horária de 5 ou 15 horas semanais. Para saber quais unidades participam do programa, é preciso ir à Diretoria de Ensino mais próxima. De lá, os profissionais serão encaminhados às escolas selecionadas pela Secretaria. O novo projeto é destinado a 2.105 unidades paulistas com baixo desempenho no Ideb. Para os alunos do Ensino Fundamental, a recuperação contínua de Língua Portuguesa e Matemática será oferecida no contraturno. Os endereços estão no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

F – Combater a Fome

Criada nos EUA em 1996 por colaboradores da Sodexo, a Servathon atua com o objetivo de combater a fome e a má nutrição em todo o mundo através do trabalho voluntário para arrecadar alimentos. No Brasil, a maratona é coordernada pelo Instituto STOP Hunger, e sua 9ª edição começou ontem (3) e vai até 31 de maio. A cada ano, a maratona alcança mais adeptos em uma corrente de volutariado que já arrecadou mais de 166 toneladas de alimentos não perecíveis no Brasil ao longo das oito edições. Para este ano, o desafio será incrementar a arrecadação de alimentos e de voluntários em 10%. Outras informações em: (www.stop-hunger.org.br).

G – Sociologia da Infância

Durante muitos anos, as crianças foram vistas como incapazes de influenciar a sociedade a partir do seu modo de agir. Apenas a situação inversa, ou seja, a sociedade influenciando a infância, era levada em conta. Hoje em dia, essa análise mudou e a Sociologia da Infância é o campo da ciência que avança cada vez mais na busca pela compreensão do mundo pela perspectiva da criança. Apesar de vários cientistas brasileiros atuarem nessa área, há uma única pós-graduação que subsidia a formação inicial de profissionais da Sociologia, da Educação e da Saúde. Trata-se do curso de especialização em Sociologia da Infância oferecido pela UFSCar, instituição na qual este campo do conhecimento se consolidou no Brasil. Saiba mais em: (www.socioinfancia2017.faiufscar.com).

H – Itaipu Bate Recorde

A Itaipu Binacional teve a maior produção diária de todos os tempos, no primeiro trimestre deste ano. A média foi de 284.496 megawatts-hora (MWh), ante os 281.664 MWh de geração diária em 2016, o segundo melhor resultado desde que a usina entrou em operação, há quase 33 anos (maio de 1984). Mesmo com um dia a menos no calendário em relação a 2016, que foi um ano bissexto, e em condições hidrológicas menos favoráveis, a produção acumulada nos três primeiros meses de 2017 praticamente empatou com a do mesmo período do ano passado. Foram 25.604.769 MWh, apenas 0,1% inferior em relação ao recorde trimestral de 2016, que foi de 25.631.082 MWh. Saiba mais em (www.itaipu.gov.br).

I – Treinamento Esportivo

Fundada em 2013 pelo NLS Group, a Next Academy é uma importante rede de franquias de desenvolvimento pessoal (focada em futebol e educação) do mercado nacional. A empresa oferece treinamento esportivo para atletas, plataforma de suporte educacional com aulas fora do currículo escolar tradicional, curso de inglês online e capacitação para bolsas de estudo nos Estados Unidos de até 100% em universidades. Apresenta disciplinas que os alunos não aprendem nas escolas tradicionais e que são essenciais para a vida, como planejamento financeiro e inteligência emocional. A Next deixou de ser apenas uma rede facilitadora de atletas que buscam estudar e jogar fora do país, e passou a ser uma integradora entre o esporte e a educação e busca franqueados. Saiba mais em (https://nextacademy.com.br/).

J – Rótulos Artísticos

A Estrella Galicia, marca líder em cerveja premium na Espanha, fez um projeto com três renomados artistas brasileiros de street art: Leiga (artista gráfico), Cusco Rebel (artista visual) e Shock Maravilha (artista plástico) para criação de rótulos em edição limitada da marca. Os rótulos dessa edição especial estarão nas garrafas de 600 e 330 ml e são uma forma de homenagear a cultura cervejeira e também a street art. A novidade chega às prateleiras neste mês de abril. Há mais de um século produzindo uma das melhores cervejas Premium da Espanha, a tradição cervejeira da Estrella Galicia vem passando de geração em geração na família Rivera. Em 2011, a marca desembarcou no Brasil com o objetivo de conquistar o paladar dos brasileiros.