107 views 4 mins

Team Coaching: como pode trazer harmonia ao ambiente corporativo

em Artigos
segunda-feira, 03 de janeiro de 2022

Marcus Baptista (*)

As demandas e as instituições estão passando por mudanças estruturais.

Se no século passado o foco no desenvolvimento de executivos profissionais estava na individualização do processo, atualmente, instituições apostam com mais frequência e interesse no desenvolvimento coletivo, integrando cada vez mais as equipes.

É nessa seara que o Coaching de equipes, ou team coaching, vem crescendo cada vez mais e se fazendo ainda mais necessário. E, agora, o mais adequado é desenvolver líderes e integrá-los aos times concomitantemente e não como antes, em que o líder se desenvolvia primeiro, para depois criar e integrar uma equipe.

Nascido a partir dessa necessidade, que direciona líder e equipe para o mesmo objetivo, o team coaching cria situações colaborativas para uma seleção de pessoas que atuam em conjunto, com propósito comum, metas identificáveis e mensuráveis, com o objetivo de construir relações de confiança, funções claras e com responsabilidade por resultados.

Fazem parte dos objetivos dessa metodologia também estabelecer bases de confiança, legitimidade e alinhamento para o exercício de uma liderança horizontal, que conversa e integra os direcionamentos para o restante da equipe, além de empoderar o time no sentido de levar a ele a responsabilização de suas ações e, consequentemente, os resultados. São essas ações que farão o time mais forte e que vai desempenhar alta performance.

Com o coaching de times, o esperado é que os membros percebam e tomem consciência de seus próprios padrões de comportamento e, a partir disso, mobilize recursos e experiências do grupo para aumentar a sinergia e efetividade. Como resultado, o time passa a criar as próprias soluções, no lugar de receber a direção dos líderes.

É importante saber que o processo de team coaching não terá fórmulas prontas de sucesso, mesmo porque o trabalho acontece de forma sistêmica, de acordo com as especificidades do grupo e da empresa na qual ele está inserido. Sua estrutura vai depender também dos objetivos e das metas estabelecidas, portanto, as dinâmicas sempre serão customizadas. Além disso, o comprometimento do time envolvido fará toda a diferença, já que cada pessoa possui um background, nível de conhecimentos e habilidades distintas.

Isso não é um problema, como alguns possam imaginar. Só enriquecerá ainda mais as dinâmicas. Nunca é demais lembrar que para essa metodologia funcionar é necessário contar com um coach de times profissional ético, sério e qualificado, que tenha passado por processos rigorosos de treinamento e tenha larga experiência e repertório no trabalho com times nas suas mais variadas abordagens.

Em resumo, além de melhorar a harmonia do ambiente corporativo, e que, consequentemente, trará melhores resultados para a companhia, o processo de team coaching acaba por colaborar para a melhoria para da qualidade de vida de todos.

(*) – É vice-presidente do Conselho Deliberativo da International Coaching Federation no Brasil (https://www.icfbrasil.org/).